Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

A partir de quantos volts nosso corpo sente o choque elétrico ?

Avalie este tópico:


DobloClick

Posts em destaque

Procuro tomar cuidado sempre quando vou reparar fonte e envolve perigo de choque, porem vez por outra levo uma descarga, principalmente no fator descuido, provocando muitas vezes por excesso de confiança!!! Tópico interessante, nunca de fato havia pensado nisso!!

 

Rapaz eu ja tomei tanto tranco em capacitor dobrador de tensão de fonte chaveada que aprendi, tenho um resistor de 1k de fio soldado em duas pontade de prova velhas...primeira coisa que faço quando abro é ir direto nos capacitores e descarrego eles..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O voltagem necessário para sentir a eletricidade e dependendo da umidade da pele de cada um, no meu caso e acima de 40v. Ao contrario do que li no post anterior, a corrente alternada e 3 vezes mais perigosa que a corrente continua, já que se bem a continua mantem o musculo tenso, é só num sentido, e só fica "grudado" no choque se a mão ou a parte do corpo esta em posição de se encolher, mas com a corrente alternada não importa a posição, o choque e no voltagem da função do seno do voltagem total tanto em um sentido como no contrario não tendo possibilidade de reagir. (40 anos de trabalho em companhia de eletricidade, formado em ciências biológicas). Desculpem amigos que escreveram o contrario, mas este e um tema serio e não pode se ensinar algo errado que possa matar a alguém, recomendo estudar antes de opinar ou contar uma historia com final feliz e tentar fazer uma lei, a proposito, recomendo a estes gênios da paparicada popular rever a lei de ohm para assim não falar atoa.

 

 

O RSIUEE (regulamento de segurança de instalações de utilização de energia eléctrica) atesta o uso de tensão alternada em baixas tensões (entenda-se 220V) de forma a minimizar as percas de transporte  por efeito de Joule e a aumentar a segurança dos utentes em caso de acidente.

Como apenas trabalhei durante dois anos em infra-estruturas de muito alta tensão certamente não terei a experiência laboral do meu caro colega de forum (pelo menos no ramo) nem me considero génio a ponto de não ter humildade para reconhecer o erro caso queira complementar o post com mais informação para além do seu Curriculum Vitae.

Até lá se algum moderador achar o post anterior "perigoso" agradeço que apague , mas como não gosto de ser ofendido aproveito para me despedir de todos foi um prazer colaborar , tem aqui "caras super legais" , inté pessoal.

 

 

Em relação a assunto em debate volto a reafirmar:

 

Inverter - Não tocar na saída da bobine.

Tudo o resto - Seguro , sem problema. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falaram daquela sensação de aquecimento quando coloca o dedo em algum componente que esta trabalhando, mas o componente esta frio, isso é devido a alta-frequencia, quando vc coloca o dedo perto essa alta-frequencia funciona como um microondas e esquenta as moleculas de agua do seu dedo e dai vc sente o componente quente. Alias o forno microondas foi inventado dessa maneira, o carinha lá que inventou ele trabalhava num radar e um dia ele percebeu que um pedaço de chocolate que ele tinha no bolso derreteu quando chegou perto do gerador de alta-frequencia do radar e ele pensou que podia adapatar esse efeito pra esquentar as coisas e foi dai que ele teve a ideia do microondas.

Quando eu era moleque meu tio montando uma antena de radio amador queimou meus dedos na antena, era aquela antena tipo varal, eu segurando na antena ele pegou o PTT do radio e falou "ALOUUU", quando ele disse isso senti queimando os dedos, ficou a marca do fio nos meus dedos, ele usava um radio Kenwood de banda corrida e uma botina gigante e pra alimentar aquilo ele usava duas baterias de caminhão, depois dessa experiência nem cheguei mais perto de nenhuma antena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falaram daquela sensação de aquecimento quando coloca o dedo em algum componente que esta trabalhando, mas o componente esta frio, isso é devido a alta-frequencia, quando vc coloca o dedo perto essa alta-frequencia funciona como um microondas e esquenta as moleculas de agua do seu dedo e dai vc sente o componente quente. Alias o forno microondas foi inventado dessa maneira, o carinha lá que inventou ele trabalhava num radar e um dia ele percebeu que um pedaço de chocolate que ele tinha no bolso derreteu quando chegou perto do gerador de alta-frequencia do radar e ele pensou que podia adapatar esse efeito pra esquentar as coisas e foi dai que ele teve a ideia do microondas.

Quando eu era moleque meu tio montando uma antena de radio amador queimou meus dedos na antena, era aquela antena tipo varal, eu segurando na antena ele pegou o PTT do radio e falou "ALOUUU", quando ele disse isso senti queimando os dedos, ficou a marca do fio nos meus dedos, ele usava um radio Kenwood de banda corrida e uma botina gigante e pra alimentar aquilo ele usava duas baterias de caminhão, depois dessa experiência nem cheguei mais perto de nenhuma antena.

tomou um tranco de 120w em 27 mhz ..kkkk mas aprendeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos do forum, de acordo com a Norma Regulamentadora número 10 (NR 10 - Segurança em serviços com eletricidade) do Ministério do Trabalho do Brasil, tensões menores que 50 V em corrente alternada e 120 V em corrente contínua são inofensivas. Estas são chamadas de extra baixas tensões (EBT). Tensões maiores que 50 V e menores que 1000 V em corrente alternada e entre 120 V e 1500 V em corrente contínua são chamadas de baixa tensão (BT)

Geralmente não e só sair vivo da experiencia de choque com baixa tensão, também o corpo, no choque elétrico, serve como condutor da energia e ao mesmo tempo de resistência elétrica, causando danos ao organismo.

Diferentes graus de lesões externas visíveis podem cursar com rabdomiólise, uma necrose muscular profunda causada pela passagem da corrente elétrica.

A rabdomiólise libera das células musculares uma proteína chamada mioglobina, que entra na circulação sanguínea.

A mioglobina deposita-se nos glomérulos renais (porção do rim responsável pela filtração do sangue e produção da urina), obstruindo a passagem do sangue e causando insuficiência renal aguda.

Amigo Lagarto, nada pessoal, mais necessita mais informação para opinar

Amistosamente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa dúvida é muito grande, mas se deve levar em conta nossos estudos.

 

Vamos para a base da Eletricidade/eletrônica?

 

Conhecem ou já ouviram falar sobre a santa lei de ohm?

 

Para se tomar um choque deve-se levar em conta essas informações: 

 

1° A resistência elétrica entre as orelhas é aproximadamente igual a 100 Ω.

2° A sensação de choque elétrico surge com correntes elétricas de intensidades superiores a 1 mA.

3°  tensões menores que 50 V em corrente alternada e 120 V em corrente contínua são inofensivas. Estas são chamadas de extra baixas tensões (EBT). Tensões maiores que 50 V e menores que 1000 V em corrente alternada e entre 120 V e 1500 V em corrente contínua são chamadas de baixa tensão (BT), enquanto tensões de valores iguais ou maiores a 1000 V em corrente alternada e 1500 V em corrente contínua são chamadas de alta tensão (AT).

 

Ex: Estagiário segurou em um cabo desencapado com tensão 127V.

 

Tensão 127V / Resistência entre as orelhas do fulano 100Ω = Choque com uma corrente de 1,27A

 

 

 

Fontes para futuras pesquisas, não fique só no que falei, não sou tão sábio assim.

 

Aula sobre eletricidade

 

No wikipédia fala sobre as tensões

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Site que mostra os efeitos da corrente elétrica em nosso corpo

 

NR10 - Norma em PDF

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hein ? Choque consertando note ? hehehe, é dificil. Talvez abrindo um adaptador e energizando para medí-lo, ou medindo um inverter energizado, pode acontecer encostar na área de tensões elevadas. No mais a resistência do corpo humano é alta para gerar correntes sensíveis com 20V DC.

 

E o que mata ou aleija é corrente especialmente percorrendo a linha do coração, tensão por si só não mata; por exemplo, geradores de muita alta tensão de baixíssima amperagem ao tocar neles a tensão cai a poucos volts.

 

Sim, já tomei tranco de fly-back de TV nos início dos anos 90, por sorte era uma TVzinha P&B, o isolamento do cabo da chupeta estava rachado embaixo de muito pó e nem notei, eu atrás da TV ligada, aproximei a testa para colocar a ponta de prova na perna de um ci e pulou uma faísca direto na testa. Deve ter se passado uns dois minutos onde a luz da sala se escureceu de quase apagar, o som da TV ficou baixinho, eu zonzo, sem saber onde estava, não desmaiei, mas quando a luz clareou e o som aumentou de novo percebi que poderia ter embarcado.

 

Não, tudo tranquilo, notebook, desktop, impressoras são brincadeira sem maiores aventuras.

 

Abraço aos colegas

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...