Jump to content
Sign in to follow this  
DobloClick

CCE Win J48A - U50SI1 - Placa com vários defeitos

Rate this topic

Recommended Posts

Amigos, agora vou tentar com um notebook depois de concertar algumas placas de PC graças a ajuda do pessoal aqui do Forum. Esse notebook (eita placa mal projetada !) estava apresentando os seguintes problemas:

1- Hora liga, hora não liga

2- Qando ligava entrava no windows w depois de alguns minutos desligava sozinho.

3- Aquecimento exagerado do DC Jack

4- Aquecimento exagerado no PS, no SIS 307ELV, no CI U6 (próximo da memória), nas bobinas L1 e L2, na memória DDR2, no CI U7 (esse tem cara de ser um PWM), nos capacitores sólidos C53 e C54 (próximo ao slot de memória).

5- Tem momentos que aperto o power ele liga a placa (percebe os CIs aquecendo, cooler girando) mas ele não sobe vídeo, desligo a placa e ligo novamente sobe video ! Outro momento liga a placa e passado um praso (parece que tem que aquecer) sobe o vídeo.

Obs.: As bobinas L1 tem tensão de 5.3v de um lado e 1.82v do outro e L2 tem tensão de 5.1v de um lado e do outro variando entre 3.68v a 4.31 ! Será que isso está correto, bobina não teria que ter uma tensão igual ou próxima nas duas pontas ? Lembrando que as duas estão bem quentes.

Aos amigos que já pegaram uma bombinha dessas, pegou algo parecido ? Detalhe, alguem tem o esquema dessa placa ?

FOTOS DA PLACA DA INTERNET:

placa-me-cdefeito-ecs-u50si1-cce-wm93c-pn-37gu50100-c1_MLB-F-187098679_7183.jpg

ADV5421_MOBO.jpg

Olá amigo, se puder posta uma foto da placa. Estou com um CCE WIN com os mesmo sintomas, mas que pesquisei pode ser o CI responsável pelas memórias , no meu caso o APW7108, estou a procura, assim que fizer a troca posto o resultado. Ah e o regulador de tensão APL 78105 não sei se na sua placa tem.

Olá amigo, se puder posta uma foto da placa. Estou com um CCE WIN com os mesmo sintomas, mas que pesquisei pode ser o CI responsável pelas memórias , no meu caso o APW7108, estou a procura, assim que fizer a troca posto o resultado. Ah e o regulador de tensão APL 78105 não sei se na sua placa tem.

Amigo, postei duas fotos da internet dessa placa.

é parecida com a que tenho. Mas essa não é a sua né.Pois percebi que nesta está faltando 2 CIS provavelmente AO4468 no verso.

Então, com havia dito antes, é provável que seja este CI grande próximo da memoria, o APW7108 ou o equivalente IS16227, porém vc vai precisar trocar  5 capacitores que estão próximo e também este transistor regulador de tensão de frente com o CI. ainda não comprei o CI. Mas quando comprar posto o resultado.

apw7108.jpg.3aaafaeabcd70fedd35144cff5828f62.jpg

Essa placa costuma dar problema no I/O. Já peguei alguns casos assim. Tenta trocar o I/O pra ver se resolve.

é parecida com a que tenho. Mas essa não é a sua né.Pois percebi que nesta está faltando 2 CIS provavelmente AO4468 no verso.

Então, com havia dito antes, é provável que seja este CI grande próximo da memoria, o APW7108 ou o equivalente IS16227, porém vc vai precisar trocar  5 capacitores que estão próximo e também este transistor regulador de tensão de frente com o CI. ainda não comprei o CI. Mas quando comprar posto o resultado.

O modelo da placa é U50SI1, a serigrafia dele está abaixo da memória. Vou testar esses capacitores e esse CI, consegue o esquema elétrico dessa placa aqui no Forum e vou fazer as medições e posto o resultado.

Amigo, certeza que esse APL é 78105 ? Na minha placa tem o APL5912 de 8 pinos !

Sim, na foto que te enviei esta bem claro. Estas placas usam variam  pode ser o Apw7108 ou o seu equivalente que citei acima, estou com 2 placas identicas porem com estes Cis diferentes.

Amigo, certeza que esse APL é 78105 ? Na minha placa tem o APL5912 de 8 pinos !

O APW7108 a minha tem, não tem é esse APL 78105, os unicos APL que tem nela e são dois na placa é APL1084, APL5912 e APL1084_OP ! Agora me diga uma coisa, você sabe como fazer a medição do Thermal sensor ? Pelo esquema ele recebe 3.3v no pino 1 e tem o pino 2 (D+) e 3 (D-) que a tensão fica variando (tensão baixa).

Agora que ví ! O esquema que estou é do modelo da placa U50SI1 Rev: C1 e a placa é Rev: C por tanto o modelo de alguns CIs são diferentes, exemplo, na placa o U2 é APW7108 e no esquema é o ISL6227 !

Amigo, confere no U6, pino 8 quantos volts tem ? No meu ta dando 3.3v e no esquema fala que é 1.8V_ON que vem do pino 93 do I/O ITE ? Outro detalhe, a memoria teve momentos que estava dando 1.6v medindo nos capacitores da memória, troquei por outra memória mas não olhei na hora a tensão, agora está dando vídeo e tem 1.8v na memória mas o que me assusta é a temperaturas de alguns componentes como as bobinas L1 e L2 ! No seu essas bobinas estão aquecendo muito ?

Sim, o engraçado é que tenho 2 placas dessas com os mrsmos defeitos, pesquisando no google por Apw7108 foi que encontrei algo sobre estes Cce win, na qual a solução foi a que te indiquei no começo. Mas ainda estou a procura dos componentes e estou sem estação de ar quente, comprei outra mas ainda não chegou.

Essa placa costuma dar problema no I/O. Já peguei alguns casos assim. Tenta trocar o I/O pra ver se resolve.

Tambem to desconfiado do I/O mas não tenho um igual para substituilo !

Tambem to desconfiado do I/O mas não tenho um igual para substituilo ! Pelo menos o meu a temperatura está normal, não tem nenhum aquecimento.

Guest
This topic is now closed to further replies.
Sign in to follow this  

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Create New...