Jump to content
Sign in to follow this  
leonardocf2012

Rodovia da informação aproxima-se da velocidade da luz.

Rate this topic

Recommended Posts

Rodovia da informação aproxima-se da velocidade da luz.

 

A nova fibra permite que uma maior quantidade de comprimentos de ondas - de cores da luz - viajem ao mesmo tempo na velocidade máxima. [imagem: Poletti et al./Nature Photonics]

 

Com informações da New Scientist - 08/04/2013

 

Internet à velocidade da luz

 

Os dados já viajam codificados na forma de luz, graças às fibras ópticas.

 

Ocorre que, em uma fibra óptica, que é feita com um vidro especial de óxido de silício, a luz viaja 31% mais lenta do que no vácuo, o que significa dizer que a internet ainda não chegou à velocidade da luz.

 

Mas agora ela agora se aproximou bastante, graças ao trabalho da equipe do Dr. Francesco Poletti, da Universidade de Southampton, no Reino Unido.

 

Os testes indicaram que grandes volumes de dados agora já podem trafegar pelas fibras ópticas com uma velocidade equivalente a 99,7% da velocidade da luz no vácuo.

 

Fibras ópticas ocas

 

As tentativas de acelerar os dados ópticos vinham se concentrando em fabricar fibras ocas, de forma que a maior parte da luz viaje na velocidade da luz no ar.

 

Mas as fibras ópticas ocas vinham se mostrando problemáticas, porque a luz se espalha quando atinge a interface ar-vidro, limitando o volume de dados que pode trafegar em cada fibra.

 

Poletti e seus colegas resolveram o problema criando uma fibra óptica com perfurações ultrafinas no cristal de óxido de silício, reduzindo muito a interface ar-vidro.

 

Isso permite que uma maior quantidade de comprimentos de ondas - de cores da luz - viaje ao mesmo tempo na velocidade máxima.

 

A técnica atingiu um recorde de 73,7 terabits por segundo - isso é 15.000 vezes mais rápido do que o que se conseguia até agora com as fibras ocas.

 

"Até agora, as fibras tinham, ou alta largura de banda com perda elevada, ou baixa perda mas banda estreita. Nós obtivemos o melhor [das duas coisas] na mesma fibra," disse ele.

velocidade_da_luz.jpg.2077cd4b0814a071bd5070b86172075d.jpg

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this  

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...