Jump to content
Sign in to follow this  
Shadow2012

Pasta de solda BEST e limar ponta de ferro de solda.

Rate this topic

Recommended Posts

Olá amigos,

Estou com dificuldades em soldar componentes de muitos terminais como Super I/O, por exemplo. Uso uma estação de solda de potencia max. 50W com ponta normal e pasta para soldar da marca BEST. Passo a pasta nos quatro lados do componente, coloco uma bolha de solda best tbm ( 63Sn/37Pb) na ponta do ferro e com a placa na vertical passo o ferro de solda nos terminais. Porém a solda nao desliza por eles ficando uma linha de solda por todos os terminais. Passo mais pasta de solda e novamente passo o ferro nos terminais, a solda vai se soltando porem chegando na metade do componente ela nao desliza mais. Aí tenho que apelar para o sugador de solda o que acaba entortando alguns pinos no processo de sucção devido ao tranco do sugador. Pergunta: a pasta é ruim? A potencia do ferro (50W) é a ideal para esse trabalho?

Outra pergunta: é aconselhavel limar a ponta do ferro de solda?

Desde já, agradeço.

amigo o treinamento e que vai te deichar melhor, pega uma sucata de placa e treina quanto ao metodo eu passo o ferro com estanho nos quatro lados removo o exesso e so ai eu uso o soprador sai rapidinho! quanto a deslizar seu ferro não deve estar limpo usa uma buxa com agua para auxiliar limpa o a ponta do ferro e aplica estanho nele a solda precisa ficar numa "homogenizada" brilhosa!

nunca limar nem lixar pontas de ferro de solda...e nunca usar pasta best em eletrônica, ela é ácida e além de corroer tudo passa corrente...nesse tipo de trampo usa o fluxo nc559  ou kingbo218 diluídos em álcool isop....sacou?

Eu uso a estação de ar quente com fixo nc559 ,e não passo o ferro deslizando entre os pino pois vai ficar muito difícil separar os pinos que ficaram emendado.

Lá na área de treinamentos tem vários videos de exemplo sobre soldagem deste tipo de CI.

Limar a ponta do ferro vai detonar a ponteira, se  a ponta estiver azulado ou escurecida tá na hora de trocar.  E trabalhar com ela sempre muito bem estanhada facilita o trampo.

amigo o treinamento e que vai te deichar melhor, pega uma sucata de placa e treina quanto ao metodo eu passo o ferro com estanho nos quatro lados removo o exesso e so ai eu uso o soprador sai rapidinho! quanto a deslizar seu ferro não deve estar limpo usa uma buxa com agua para auxiliar limpa o a ponta do ferro e aplica estanho nele a solda precisa ficar numa "homogenizada" brilhosa!

pessoal não se me expressei mal no limpar com uma bucha não pedi pra ele limar a tal bucha e apenas uma espuma que vem junto com o ferro umedeço ela para trabalhar com solda e quando vou limpar o ferro ela tem sua suma importância!

isso pode ser temperatura errada , eu recomendaria auecer um pouco mais o ferro e testar o resultado em algum sucata.

para soldagem dos Io eu uso um hikari de 40W , mas com um dimmer que deixo ele ligado um pouco acima da tensão nominal.

use fluxo 559 e solda em fio de boa qualidade.

se a solda para de soltar dos terminais , acrescente mais solda, pois ela se solta devido a gravidade , e para isso precisa ter um pouco de peso.

caso algum terminal grude e não solte , use um pedacinho de malha desssoldadora , é bem melhor que o sugador nesse caso

Limar a ponta, jamais!

50W é muito para CIs SMD com terminais finos.

E esta pasta é horrorosa para o nosso tipo de trabalho, ela foi criada para soldagem de tubos de cobre, quem usa é quem trabalha com refrigeração, veja no site do próprio fabricante que eles citam que não pode ser utilizada em microeletrônica:

Troque o fluxo por outro, pode fazer um usando 559, 223 ou Kingbo, como ensino neste tópico:

You are not allowed to view links. Sign in or sign up.

E consiga uma estação com controle de temperatura.

Com este fluxo que fiz não é nem necessário a "técnica" de colocar a placa em pé.

agora sobre a BEST ela produz agora uma pasta igual fluxo sem ácido, não usei ainda, mas tem  os 2 tipos a antiga pote com ácido para latoeiros e soldar cabos, latas etc. e a NOVA em latinha pequena para eletrônica mesmo, Mlivre tem dela, barata, não comprei porque não gostei dos correios cobrarem mais pelo frete que custa a latinha e eu nem precisava, era mais para conhecer, mas ainda compro.

agora

limpar a ponta com almofadinha de limpeza aqui: como fiz uma:

You are not allowed to view links. Sign in or sign up.

SAM_5817.jpg

ANTES.jpg

Alguem usa pasta de solda Soldatec da Implastec? Comprei uma latinha por curiosidade e gostei demais, pedi mais 4 latas, pra solda SMD como de super i/o ela é excelente, não tem cheiro ruim e não queima, ficando preta e grudenta em contato com o ferro de solda como NC559 e a Kingbo que agora eu só uso com a estação de ar quente.

Sei lá, podem discordar, mas pra mim a NC559 e a Kingbo não foram criadas pra ser usada em contato com ferro de solda, ela queima e fica preta e grudenta e é dificil até pra limpar a ponta do ferro depois, pra mim elas foram criadas pra serem usadas com estação de ar ou infra, ai sim são excelentes.

Uso a Kingbo para tudo e não fica preta, a soldagem é tão rápida que não dá tempo. Uso a mistura que criei no tópico que citei anteriormente.