Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Pasta de solda BEST e limar ponta de ferro de solda.

Avalie este tópico:


Shadow2012

Posts em destaque

Olá amigos,

 

Estou com dificuldades em soldar componentes de muitos terminais como Super I/O, por exemplo. Uso uma estação de solda de potencia max. 50W com ponta normal e pasta para soldar da marca BEST. Passo a pasta nos quatro lados do componente, coloco uma bolha de solda best tbm ( 63Sn/37Pb) na ponta do ferro e com a placa na vertical passo o ferro de solda nos terminais. Porém a solda nao desliza por eles ficando uma linha de solda por todos os terminais. Passo mais pasta de solda e novamente passo o ferro nos terminais, a solda vai se soltando porem chegando na metade do componente ela nao desliza mais. Aí tenho que apelar para o sugador de solda o que acaba entortando alguns pinos no processo de sucção devido ao tranco do sugador. Pergunta: a pasta é ruim? A potencia do ferro (50W) é a ideal para esse trabalho?

 

Outra pergunta: é aconselhavel limar a ponta do ferro de solda?

 

Desde já, agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo o treinamento e que vai te deichar melhor, pega uma sucata de placa e treina quanto ao metodo eu passo o ferro com estanho nos quatro lados removo o exesso e so ai eu uso o soprador sai rapidinho! quanto a deslizar seu ferro não deve estar limpo usa uma buxa com agua para auxiliar limpa o a ponta do ferro e aplica estanho nele a solda precisa ficar numa "homogenizada" brilhosa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo o treinamento e que vai te deichar melhor, pega uma sucata de placa e treina quanto ao metodo eu passo o ferro com estanho nos quatro lados removo o exesso e so ai eu uso o soprador sai rapidinho! quanto a deslizar seu ferro não deve estar limpo usa uma buxa com agua para auxiliar limpa o a ponta do ferro e aplica estanho nele a solda precisa ficar numa "homogenizada" brilhosa!

pessoal não se me expressei mal no limpar com uma bucha não pedi pra ele limar a tal bucha e apenas uma espuma que vem junto com o ferro umedeço ela para trabalhar com solda e quando vou limpar o ferro ela tem sua suma importância!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

isso pode ser temperatura errada , eu recomendaria auecer um pouco mais o ferro e testar o resultado em algum sucata.

 

para soldagem dos Io eu uso um hikari de 40W , mas com um dimmer que deixo ele ligado um pouco acima da tensão nominal.

 

use fluxo 559 e solda em fio de boa qualidade.

 

se a solda para de soltar dos terminais , acrescente mais solda, pois ela se solta devido a gravidade , e para isso precisa ter um pouco de peso.

 

caso algum terminal grude e não solte , use um pedacinho de malha desssoldadora , é bem melhor que o sugador nesse caso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Limar a ponta, jamais!

 

50W é muito para CIs SMD com terminais finos.

 

E esta pasta é horrorosa para o nosso tipo de trabalho, ela foi criada para soldagem de tubos de cobre, quem usa é quem trabalha com refrigeração, veja no site do próprio fabricante que eles citam que não pode ser utilizada em microeletrônica:

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Troque o fluxo por outro, pode fazer um usando 559, 223 ou Kingbo, como ensino neste tópico:

 

 

E consiga uma estação com controle de temperatura.

 

Com este fluxo que fiz não é nem necessário a "técnica" de colocar a placa em pé.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

agora sobre a BEST ela produz agora uma pasta igual fluxo sem ácido, não usei ainda, mas tem  os 2 tipos a antiga pote com ácido para latoeiros e soldar cabos, latas etc. e a NOVA em latinha pequena para eletrônica mesmo, Mlivre tem dela, barata, não comprei porque não gostei dos correios cobrarem mais pelo frete que custa a latinha e eu nem precisava, era mais para conhecer, mas ainda compro.

agora

limpar a ponta com almofadinha de limpeza aqui: como fiz uma:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

SAM_5817.jpg

 

ANTES.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguem usa pasta de solda Soldatec da Implastec? Comprei uma latinha por curiosidade e gostei demais, pedi mais 4 latas, pra solda SMD como de super i/o ela é excelente, não tem cheiro ruim e não queima, ficando preta e grudenta em contato com o ferro de solda como NC559 e a Kingbo que agora eu só uso com a estação de ar quente.

Sei lá, podem discordar, mas pra mim a NC559 e a Kingbo não foram criadas pra ser usada em contato com ferro de solda, ela queima e fica preta e grudenta e é dificil até pra limpar a ponta do ferro depois, pra mim elas foram criadas pra serem usadas com estação de ar ou infra, ai sim são excelentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...