Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como soldar CIs que não tem os pinos laterais ?!

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Companheiros, estou tendo problemas para soldar aqueles CIs que não tem os pinos laterais e sim apenas os pontos de contatos (tenho pegado esse tipo em PWM). Como vocês fazem para soldalos e esses contatos ficarem soldados na trilha ? Sem falar na dificuldade que é alinha-los com os contatos ! Esses dias soldei um mal alinhado e saiu queimando outros componentes por que as tensões ficarm nos contatos errado, ainda bem que era uma placa que eu estava estudando e era minha !

 

 

images?q=tbn:ANd9GcT-Kwl20epDq2clpwR540o2VrRPk15Y6DaLphIQoyfoAlgMwSEKHQ

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

estação de ar quente e fluxo nc559

 

o correto logo que remover o ci...é limpar a solda lead-free velha e passar um pouco do fluxo e estanhar, assim qdo for soldar o ci novo vai jogar uma temp menor e soldará mais rápido...o ci precisa estar bem alinhado e o ar na regulagem mínima pra nãoa assoprar o componente...se estivér bem pouco fora do lugar o fluxo e a solda vai fazer ele ficar no lugar certo

 

um bom pré-aquecedor embaixo da mobo facilita e muito nesses trampos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Esta foto peguei no Ebay e também comprei la. A minha ja tenho a dois anos e não consigo trabalhar sem ela.

 

Quer dizer não comprei e sim ganhei. Um vendedor do Ebay me mandou ela por engano.

 

Olha o link dela no ebay ->

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esta foto peguei no Ebay e também comprei la. A minha ja tenho a dois anos e não consigo trabalhar sem ela.

 

Quer dizer não comprei e sim ganhei. Um vendedor do Ebay me mandou ela por engano.

 

Olha o link dela no ebay ->

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Dsystem,

 

No caso essa estação, não vem nada para pre-aquecer a placa por baixo?

 

No meu caso, só iria utilizá-la para alguns componentes, como vc citou, nunca tinha encontrado uma dessa... todas tem uma placa para pre-aquecer a placa por baixo!

 

Nesse caso essa placa seria desnecessária?

 

:D

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ablacon64, você comentou de soldar pelas laterias. Dias atrás fui tentar soldar um componente desse mas me dei mal rsrsrs, se for utilizar este método seu pelas laterias como faz para soldar a parte do meio do CI? Ou o meio não precisa soldar?

Em uma outra tentativa consegui soldar com ar quente utilizando solda em pasta mas deu muito trabalho, toda hora o CI ficava se movendo. Então, vou tentar fazer esta sua técnica mas tenho esta dúvida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A parte central é aterramento e na maioria dos CIs serve como dissipador, não precisa soldar, o contato já é suficiente. Em caso de dúvidas, verifique o datasheet do componente a ser soldado.

 

realmnte em geral o pad centralé só dissipador, mas já peguei CI que o aterramento só existia por ali, então precisei soldar.

 

a maneira maissimples de verificar isso é ver na placa se existe alguma interligacao do pad central para algum pino.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Companheiros, estou tendo problemas para soldar aqueles CIs que não tem os pinos laterais e sim apenas os pontos de contatos (tenho pegado esse tipo em PWM). Como vocês fazem para soldalos e esses contatos ficarem soldados na trilha ? Sem falar na dificuldade que é alinha-los com os contatos ! Esses dias soldei um mal alinhado e saiu queimando outros componentes por que as tensões ficarm nos contatos errado, ainda bem que era uma placa que eu estava estudando e era minha !

 

 

Olá DobloClick!

 

Outra maneira que acho que seria mais fácil nesse tipo de CI que você postou a foto, é o uso de "solda em pasta" não é pasta de solda(fluxo), é solda mesmo, e estação de ar, eu uso aqui pra soldar componentes smd, se você nunca usou, eu recomendo, faz alguns testes antes. Caso você resolva comprar solda em pasta, recomendo guardar em geladeira dentro de uma embalagem fechada, pois o prazo de validade dela é de aproximadamente um ano e os próprios fabricantes recomendam guardar em geladeira e retirar 10 minutos antas do uso.

 

Dá uma olhada neste vídeo do EEVblog no youtube

 

 

Um abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Companheiros, estou tendo problemas para soldar aqueles CIs que não tem os pinos laterais e sim apenas os pontos de contatos (tenho pegado esse tipo em PWM). Como vocês fazem para soldalos e esses contatos ficarem soldados na trilha ? Sem falar na dificuldade que é alinha-los com os contatos ! Esses dias soldei um mal alinhado e saiu queimando outros componentes por que as tensões ficarm nos contatos errado, ainda bem que era uma placa que eu estava estudando e era minha !

 

 

Olá DobloClick!

 

Outra maneira que acho que seria mais fácil nesse tipo de CI que você postou a foto, é o uso de "solda em pasta" não é pasta de solda(fluxo), é solda mesmo, e estação de ar, eu uso aqui pra soldar componentes smd, se você nunca usou, eu recomendo, faz alguns testes antes. Caso você resolva comprar solda em pasta, recomendo guardar em geladeira dentro de uma embalagem fechada, pois o prazo de validade dela é de aproximadamente um ano e os próprios fabricantes recomendam guardar em geladeira e retirar 10 minutos antas do uso.

 

Dá uma olhada neste vídeo do EEVblog no youtube

 

 

Um abraço!

 

Amigo, você tem sugestão para uma marca boa de solda em pasta ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Amigo, você tem sugestão para uma marca boa de solda em pasta ?

 

Atualmente estou usando uma Cobix, só achei o prazo de validade muito baixo, 6 meses sob refrigeração e 1 mês sem refrigeração, a minha já venceu a 3 meses, e notei que começou a dificultar as soldas, acho que o que vence é o fluxo que tem junto pois começou a juntar contatos, muito facilmente, quando é nova ela se separa das partes da placa e fica só nos contatos, um beleza.

Tem gente que usa até pra fazer BGA, coloca o stencil no chip e em vez de colocar esferas passa pasta de solda pra preencher os furos.

 

Vou comprar uma Mechanic, pra experimentar, já ouvi falar bem dela.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu já comprei umas  solda em pasta no ebay. diferentes..... é tudo igual mesma coisa,,, agora ela resseca porque evapora as resinas solventes... se vc colocar uma camada de fluxo pastoso por cima da latinha (potinho) evita evaporar muiot cedo... outra é nas que estavam endurecendo eu mistuirei fluxo no potinho e fiocu legal, voltaramm  a quantidade temq ue ter cuidado para não por fluxo demais e faltar solda...

tenho a impressão que essa solda em pasta é esferinhas minusculas misturada com fluxo... outro dia vou ver ela sno microscopio se são redondinhas ou se moidas (o estanho ).

 

ainda vou testar dissokver as endurecidas pingando oleo de banana,  ou oleo de banada + fluxo pastoso, (oleo de banana é legal , mas evapora muiot rapido, mas nesse caso pode ser bom, isso ainda não testei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

alguem já usou estação de BGA para soldar PWM e SIO com pasta de solda? funciona direito sem deixar em curto os pinos?  aguem reforça as soldas do PWM pelas laterais com ferro de solda? qual ponta usam para isso?

 

estou fazendo quantidade maior de PWM e SIO e tá dando trabalho, preciso de algo mais pratico e automatizado, já basta o reball do BGA ser manualmente e que garanta o minimo de temperatura para preservar a integridade do componente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

alguem já usou estação de BGA para soldar PWM e SIO com pasta de solda? funciona direito sem deixar em curto os pinos?  aguem reforça as soldas do PWM pelas laterais com ferro de solda? qual ponta usam para isso?

 

estou fazendo quantidade maior de PWM e SIO e tá dando trabalho, preciso de algo mais pratico e automatizado, já basta o reball do BGA ser manualmente e que garanta o minimo de temperatura para preservar a integridade do componente.

 

Amigo, quanto a solda de  SIO nosso amigo fez um vídeo, eu pessoalmente já testei vários métodos para soldar SIO e ja foi minha kriptonita mas hoje faço rapidinho usando a técnica do vídeo. 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Quanto a soldar SIO e PWM com estação acho que é jogar muito calor na placa para pouca coisa...no caso de SIO uma pre-aquecedor localizado pode até ajudar, eu pessoalmente faço a retirada ou a solda com estação de ar e nunca tive problemas !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DobloClick,  já fiz assim varias vezes ,mas acho muito tempo perdido e acaba alguma solda unindo os terminais e perde maior tempo pra sair, tem que ficar conferindo no microscopio se tem algum terminal em curto, fora que esse esfrega esfrega da ponta nos terminais acaba amassando alguma pino, o ferro tem que estar com uma temperatura elevada para derreter bem a solda e isso eleva a temperatura do CI.

Não adianta agente soldar assim, o chip chegar a 300 graus e funcionar 15 dias e queimar de novo.

 

eu particularmente estou usando a própria máquina BGA para soldar e desoldar e tá surtindo um efeito muito bom, o problema é o custo de luz,  só não vi nenhum video usando pasta de solda e quero migrar para essa forma agora,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...