Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido HD Seagate ST31000524AS batendo/click e depois desliga

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Boa tarde a todos.

 

Vou tentar resumir a história.

Há três semanas, um dos meus HDs internos, um HD Seagate ST31000524AS, começou a bater a agulha enquanto já estava em funcionamento há algumas horas, como normalmente faço todos os dias.

Como eu estava em casa no exato momento em que começou, ao perceber isso, imediatamente abri a lateral do gabinete e identifiquei qual deles era. O HD mesmo batendo, estava funcionando, pois testei e acessei os dados. Posteriormente, desliguei o computador, e depois desliguei os cabos desse HD.

Acredito que aqui tenha sido meu erro.

Após desconectar o HD, religuei o computador e comprei um novo, para substituir esse que estava começando a dar o famoso "click da morte", para que então eu pudesse transferir os dados e deixá-lo apenas como alternativa não confiável.

Pois bem... o HD novo chegou, preparei corretamente, mas quando fui religar o antigo para transferir os 1TB de dados... a surpresa: não funcionou mais. Pelo menos não como deveria.

Ele até chega a ser reconhecido na BIOS, mas com nomenclatura diferente: ST_M13FQBL, e mostrava como com quase 4 GB de capacidade (tem 1 TB). No gerenciador de discos não é mostrado, nem no Linux.

Como tenho outro idêntico, troquei suas PCB's, mas permaneceu da mesma forma, e não obtive sucesso.

Desde então tenho buscado informações, já até coloquei no freezer por 5 dias como um último ato mas também não funcionou em nada. Aliás, ele não é reconhecido às vezes pelo BIOS.

O defeito que ele apresenta é o seguinte: ele inicia, começa a girar e pouco depois começa a bater/dar os click, após alguns cliques, ele desliga e para de girar. Só consigo fazê-lo girar novamente se retirar e recolocar o cabo de força, ou se desligar e ligar o HDD Docking, quando testo com ele.

 

Acredito que o que esteja acontecendo seja como nestes vídeos (nenhum deles é o meu):

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

 

Ainda não abri meu HD.

Tenho nesse meu HD quase 1TB de arquivos, entretanto, cerca de 200 GB eram de dados importantes, e estes eu tenho backup, sem problemas. Os outros cerca de 800 GB são, em sua maioria, vídeos que não seriam impossíveis de conseguir novamente, mas seria muito trabalhoso e levaria bastante tempo, até porque não sei exatamente todos que estão lá. Mesmo assim, gostaria de recuperá-los, se possível.

Mandar para empresas de recuperação e pagar um absurdo por GB está fora de cogitação, até porque, como disse, não são dados extremamente essenciais.

 

Os dados do HD são os seguintes:

 

Seagate Barracuda 7200.12 ST31000524AS

 

S/N: 6VPK28BH

FW: JC4B

 

Agradeço se alguém puder dar alguma sugestão.

Por enquanto o novo está lá, esperando o antigo deixar eu copiar os dados.

Já vi que muita gente teve o mesmo problema e não solucionou, mas não custa tentar.

 

Por ausência de feedback por parte do autor e por padrão da moderação,

este tópico será considerado como

 

Caso não resolvido - devolvido

 

Por favor, evite responder este tópico.

Para receber ajuda mais rápida e eficiente, abra um novo.

Caso seja necessário, informe o link deste tópico.

 

eletronicabr.png

 

 

 

 

 

 

 

Editado: por Rodriguez
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
,

amigo esse defeito e no cabeçote de leitura e gravação, creio q o único método de recuperar seus dados e procurando uma empresa especializada nesse tipo de serviço. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é... tb acho que seja, e o pior que eu estava até disposto a arriscar trocá-lo manualmente, apenas para tentar reaver os dados, pois esse HD já está descartado.

Pagar para empresas é uma coisa que não farei, sai muito caro.

Mas valeu pela resposta.

Se tiver mais alguma sugestão...

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
,

 

DUVIDA.png

   

 

Por favor, informe-nos sobre o resultado deste aparelho.

 

Não esqueça de atualizar ou finalizar seu tópico.

 

Resolvendo ou não, os colegas que ajudaram precisam do seu retorno.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por enquanto está parado, pois ainda não tive coragem de abri-lo.

Conforme informei no primeiro post, os dados que perdi não são cruciais, apesar de serem muitos, mas isso não significa que estou disposto a perdê-los deliberada e definitivamente, então até eu pensar em outra saída, vou manter o HD armazenado e lacrado dentro da embalagem.

Ou então até decidir que quero arriscar e ver no que dá rsrsrs

 

OBS: Continuo ouvindo sugestões

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, ficou claro já que o problema está no cabeçote.

Contudo, antes de ir as vias de fato (abrir o HD), eu experimentaria submeter ele a alguns pequenos choques físicos, tipo alguns cascudos, para ver se "destrava". Porque pra abrir mesmo, esteja ciente que a possibilidade de êxito é 0,01%.

 

Caso ainda esteja disposto a abrir, segue um vídeo explicativo do defeito.

 

 

lá consta o porque do travamento, e justifica o porque dos pequenos "choques físicos que citei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...