Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como testar capacitor cerâmico SMD ?

Avalie este tópico:


DobloClick

Posts em destaque

Amigos, fiz uma pesquisa no forum e o único post que achei tem que fazer download porem estou sem Oi Velox (Roraima está para sofrer um apagão geral tanto de energia como de telefonia e dados !) e estou no celular que não abre o arquivo. Eu estou nos meus estudos, aprendendo um pouco aqui, um pouco ali e assim vamos concertando algumas placas, porem no momento minha dúvida está em saber testar um capacitor cerâmico, na placa sei que testa tensão mas fora da placa como seria esse teste ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso continuidade, ele vai conduzir rapidamento de depois encerra, se timer emissor sonoro, apitará e silenciará bem rapidamente. Se a continuidade persisti, significa que está em curto.

 

Pergunra:

1- Esse teste é na placa ou fora ?

2- Esse teste é confiável ? Se tiver algum compontente ou outro capacitor aberto e o mesmo estiver ligado no terra todos os outros capacitores que fizerem parte do circuito irá bipar, correto ?!

 

Eu fiz esse teste de continuidade com beep, os capacitores em volta do PN e PS todos biparam,até os capacitores que ficam em cima do PN ! Detalhe, a placa aquece muito alguns componentes mas não tem tensão na PN e nem processador ! Provavelmente tem algum capacitor aberto ou algum resistor que esteja ligado no terra.   

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu faço a medição com ele fora da placa, primeiro identifico o local que esta aquecendo, se tiver esquema para ele ótimo, do contrário vai ter que ser "mineirinho". Com ele fora se bipar e ficar contínuo o beep com certeza vai tá em curto. Quanto a terceira dúvida acredito também que sim, mas como te falei realizo com ele fora da placa, sei pouco sobre eletrônica, mas o pouco que aprendi é que não se mede componente no circuito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E como devemos proceder com os ceramicos?

 

Essa também é minha dúvida mas os companheiros deram algumas dicas lá em cima, dá uma olhadinha lá nos tópicos anteriores.

 

Sim eu li, desculpe... digo em questão da capacitância? No caso dos capacitores eletrolíticos alem do capacímetro utilizo o teste com o multímetro. Será que é desnecessário no caso dos eletrolíticos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

também faço  medição do capacitor smd na escala de continuidade ele da um bip rápido e para agora se continuar esta em curto,quanto a capacimetro ele não medi na placa não ai teria que retirar para medir sua capacitância..oque pode medir na placa e medidor de ESR que medi certinho na placa qualquer tipo de capacitor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Boa tarde sanmyo comprei um ya xun DT9205A+ me disseram que tinha capacímetro, queria que me disse-se se tem e se tem como faço para usar nesse equipamento a função? obrigado!

 

 

vc chegou a dar uma pesquisada amigo?? abraços...

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas:

 

- Capacimetro, pelo que o nome indica mede condensadores, independente do tipo de fabrico dele.

- Tanto mede cerâmico, mica, óleo, tântalo electrolítico...tudo.

- OBS:

 

a) Mas para usar o capacímetro é necessário medir o componente isoladamente (nem que tenha só um dos lados levantados.

b) Ao medir, nunca colocar os dedos a fazer contacto com os dois pólos (vai medir a capacidade do corpo também)

c) Em caso de condensadores químicos (electrolítico, tântalo etc), descarregar os dois pólos antes de medir (se tiver uma pequena carga, diga adeus ao aparelho de medida).

d) Um capacímetro Médio / Bom tem as escalas desde 200pF a 20mF, o que dá para tudo...

 

Em baixo a figura de um que utilizo bastante e fiável (pena ter que andar sempre a comprar, pois os técnicos, esquecem de descarregar os condensadores e ele não perdoa).

75-VA501_10.jpg.cb027cfd5f576d9b89150947946b0ac7.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde sanmyo comprei um ya xun DT9205A+ me disseram que tinha capacímetro, queria que me disse-se se tem e se tem como faço para usar nesse equipamento a função? obrigado!

 

Amigo gdstelecell, capacímetro em multímetro só serve para capacitores de de baixa capacitância, em média os capacímetros dos multímetros medem nó máximo entre 1uF e 2uF, se você for trabalhar com placas de desktop que usam capacitores acima disso (alguns modelos de placa) ele não irá atender então aconselho a comprar um capacímetro a parte, o bom mesmo é ter também um medidor De Esr (

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ou entao compra umas dessas hehehe

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

obs: tenho uma chingling que funciona melhor do que o capacimetro do multimetro...abraços..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ou entao compra umas dessas hehehe

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

obs: tenho uma chingling que funciona melhor do que o capacimetro do multimetro...abraços..

 

Amigo Nks informatica, estou querendo comprar uma dessa também, me fale mais sobre esse equipamento. Ele mede componentes como diodo, resistor e capacitor cerâmico na placa mesmo sem alterar os valores ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...

Pessoal, lendo aqui me surgiu uma dúvida.

Se eu testar em capacitor smd, fora da placa, em continuidade e o mesmo não apresentar nenhum sinal, nem de beep curto, nem beep contínuo, nem apresentar resistência, esse capacitor estaria bom?

 

Nks Informatica, sabe se esse aqui é bom? -

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Métodos que eu utilizo:

1 _Com a ponta preta aterrada, escala de 200oh, um lado do capacitor tem que ser acima de 006, outro lado nao pode ter nada.

 

2_Caso haja, valores inferiores, ou valores dos 2 lados, retire o capacitor, e em escala de 200k polarize de um lado, e inverta as pontas ele deve chegar a 0 e depois polarizar o outro lado,

 

3_É fazer o teste com continuidade, tem que bipar rápido e se der 0 está em curto.

 

CRÉDITOS: ASERVICES

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...