Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido ACER 4739z DA0ZQHMB6C0 Liga e desliga após 6 segundos

Avalie este tópico:


LupulusTeck

Posts em destaque

Boa noite!

Estou com este notebook que veio de uma assistência parceira a qual trocou o teclado da cliente 2 dias depois apresentou este problema.

Mandaram-me para que fizesse a análise dele.

Já regravei a bios, testei em bancada, troquei processador e memória e continuou o problema.

Chegou para mim ligando e desligava após 1 segundo

após retirar a placa e regravar a bios apresentou o problema supracitado

Tensões nas bobinas normais.

Para onde sigo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Amigo,

 

Qual o esquema que você está usando?

 

A minha sugestão é que você siga pelo esquema a sequencia de start da máquina. Algum sinal não está sendo enviado no momento certo ou não está chegando no super I/O ou PCH.

 

Veja isto aí e informe para que possamos ajudar.

 

Abs,

 

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá! Um amigo me enviou o esquema, não sei se é o mesmo do fórum e por ja ter não sei se posso upar novamente... Ainda não comprei os créditos pois estou juntando para comprar um pacote de downloads melhor... Porém o tamanho dos arquivos são o mesmo!

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Segue o esquema acima...

Não possuo osciloscópio para verificar a questão do sinal, apenas multímetro para tensões...

Por onde posso começar já que a máquina liga e aparentemente todas as tensões nas bobinas estão ok?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Amigo este sinal geralmente é tensão entre 1 e 3 v . Você pode acompanhar pelo multímetro mesmo.

 

Outra coisa o arquivo que você enviou está com senha em pdf.

 

Por que disponibilizar arquivo com senha no fórum?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
,

Ja testou sem o teclado, se o defeito continuar sem o teclado eu no seu caso atentaria ao SUPER I/O, pois parece que o defeito era somente o teclado, apos a troca surgio este novo defeito.

 

,

, Amigo este sinal geralmente é tensão entre 1 e 3 v . Você pode acompanhar pelo multímetro mesmo.

 

Outra coisa o arquivo que você enviou está com senha em pdf.

 

Por que disponibilizar arquivo com senha no fórum?

Testei sim amigo, primeiro teste que fiz

Sobre o I/o tem alguma tensão que dê para injetar com a fonte assimétrica?

 

Link do esquema:

 

** Editado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Continua com senha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador Global

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, esse esquema já existe em nosso gerenciador e sem senha.

 

Deletei seu link e pus o existente no lugar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Amigo este sinal geralmente é tensão entre 1 e 3 v . Você pode acompanhar pelo multímetro mesmo.

 

Outra coisa o arquivo que você enviou está com senha em pdf.

 

Por que disponibilizar arquivo com senha no fórum?

Te mandei uma mensagem, verifica ai sobre o visualizador...

então , tinha estranhado, mas como ele disse que estava com senha fiz o upload novamente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Amigo você tinha razão, eu abrir o esquema com outro leitor de pdf.

 

Veja aí no esquema a sequencia de start e se as tensões vão aparecendo em alguns pontos o nível é baixo e no momento do power-on o nível sobe aparece tensão no ponto medido.

 

Outras vezes pode ter tensão e cair para zero, indicando que está tudo certo.

 

Siga a sequencia quando por exemplo: aperta o botão de ligar NBSWON caio para zero.

 

Faça os testes seguindo a sequencia mesmo tendo que aperta o power-on varias vezes.

Seq._start.jpg.ac457724d653ca75e323dc520a0e3441.jpg

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

uma vez peguei um equipamento Asus recém trocado o teclado, que desligava. Então a solução foi um isolante na carcaça do teclado que faltava. na verdade faltava um isolante no local da carcaça, que removeram quando tiraram o teclado velho.

verifica essa situação no seu problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Amigo você tinha razão, eu abrir o esquema com outro leitor de pdf.

 

Veja aí no esquema a sequencia de start e se as tensões vão aparecendo em alguns pontos o nível é baixo e no momento do power-on o nível sobe aparece tensão no ponto medido.

 

Outras vezes pode ter tensão e cair para zero, indicando que está tudo certo.

 

Siga a sequencia quando por exemplo: aperta o botão de ligar NBSWON caio para zero.

 

Faça os testes seguindo a sequencia mesmo tendo que aperta o power-on varias vezes.

Opa, vamos la!

desconhecia esse esquema nessa placa!

Desligado:

Pinos com 0V: 1,7,8,9,10,11,12,13,14,15,16,(...todos os outros)...30

os pinos 9 e 14 apresentavam variações de -0,31v

 

pinos com 3,33v: 2,3,4,5,6

 

Ligado

Pinos com 0v:

1,14,22(todos os outros) até 29

Pinos com 1,05v:

16,30

 

OBS INTERESSANTE:Pinos que apresentaram variações: 9(-0,11v) 13 19,21(desciam até -0,5v ai depois que medi o ,21 o notebook permanecia ligado e não ficava reiniciando a cada 6 segundos... ai estabilizava em 0v, depois disso DESLIGUEI E LIGUEI pelo botão e não apresentaram mais esta variação... estranho né rs)

Pinos com 3,33:

5,6,7,8,10,11,12,15,17,18,20

 

uma vez peguei um equipamento Asus recém trocado o teclado, que desligava. Então a solução foi um isolante na carcaça do teclado que faltava. na verdade faltava um isolante no local da carcaça, que removeram quando tiraram o teclado velho.

verifica essa situação no seu problema.

Mesmo em bancada dá este problema amigão, fora da carcaça

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguns capacitores na parte de trás da placa mãe estão dando continuidade nos dois lados com o terra, capacitores de filtragem apresentam este sintoma?(Aqueles com um lado reto e uma "barriguinha" no esquema?)

Vendo este fato só retirando capacitor por capacitor e verificar se dão continuidade fora, ou há algum outro método que eu ainda não conheça?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Amigo se você partir para este modo vai arrancar todos os capacitores da placa.

 

Melhor método é acompanhar pelo esquema a tensão nesta linha dos capacitores e injetar uma tensão com fonte externa neste mesmo valor da linha e observar se algum capacitor começa a esquentar, este sim que esquente deve ser retirado.

 

Abs,

 

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, andei tirando alguns capacitores que davam continuidade com o terra nos dois lados, mas fora tudo ok...

Reparei que na bobina PL12 estava dando continuidade com os dois lados também, levantei um lado dela e ai parou de dar em um dos lados e continuou no outro

Não sei ao certo como saber o lado, porém medindo em continuidade, o lado que não bipa mais é o lado que vai para os mosfets de baixa e alta, pq 54 e 55, onde o 54 indicava estar em curto, mas ao retirá-lo estava chaveando normal...

 

Portanto cheguei a conclusão que o curto está para o lado direito do esquema em questão...

Injetei 1v(possuo uma yaxun ps-305D, nela ou injeto 1v ou 1,1v) e o consumo fica apenas em 0,22a e nada esquenta...

O que posso fazer por próximo? Agora fiquei meio perdido do que fazer

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Amigo esta placa tem 2 bios. O chip da bios que fica com 3,3 v no pino 8 sempre é aquele perto do soquete do DVD U19 e outro U25 W25Q32BVSSIG somente é alimentado depois do start. Este U25 tem o programa principal da bios da placa mãe.

 

PL14 - tem 3,3 v

PL13 - 5,0 v

 

Como está sua placa quando alimentada por 19v?

20160813_171642.jpg.19875929aaf628b93dfa3f1a25438d21.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Amigo esta placa tem 2 bios. O chip da bios que fica com 3,3 v no pino 8 sempre é aquele perto do soquete do DVD U19 e outro U25 W25Q32BVSSIG somente é alimentado depois do start. Este U25 tem o programa principal da bios da placa mãe.

 

PL14 - tem 3,3 v

PL13 - 5,0 v

 

Como está sua placa quando alimentada por 19v?

Boa noite, ,

Tudo certo?

Então, quando alimentada por 19v ela carrega todas as tensões normais nas bobinas aparentemente, estas bios já regravei também! Descartei a troca do chip depois de achar o curto nessa parte da bobina...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, já retirei PC153, PC145, e ai cheguei a conclusão que poderia ser o PU4

Retirei-o, porém o curto na linha continuou, medindo direto nos pads do pu4 o pino 1,6,7 dão continuidade com terra... 6 e 7 OK, eram para dar mesmo pelo esquema, porém no 1 continuou...

PR 73 e 75 eu descartei por não apresentarem continuidade com terra...

Vendo no esquema, faz parte da linha 1,05v, alguma dica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 1 ano depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...