Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido DELL / Inspiron 14R 5420 / DA0R08MB6E2 REV: E2 / Adaptador CA não reconhecido.

Avalie este tópico:


Dusec

Posts em destaque

Olá pessoal.

 

Peguei um notebook da Dell de uma cliente para dar uma geral nele pois ela vai para os EUA fazer intercâmbio e quer levar o notebook.

 

O modelo é um Inspiron 14R 5420, máquina muito boa, com placa de vídeo dedicada Nvidia e placa de vídeo intel.

 

Ela me entregou o notebook e quando liguei na tomada notei que o aplicativo da Dell indicava que o carregador era inadequado para o modelo, pois o carregador deveria ser de 90W e o que ela me entregou era de 65W. Ela me contou que o cachorro comeu o fio do carregador antigo e ela comprou esse carregador para substituir.

 

O Notebook liga, funciona normal, mas a bateria não carrega.

 

Sugeri a compra de um carregador CA de 90W.

 

Após a compra do carregador novo, verifiquei que o aplicativo Dell dá a mesma mensagem anteriormente descrita.

 

Então fui pesquisar e descobri que deveria entrar na BIOS e verificar se a BIOS reconhece o carregador como sendo de 90W. Ao fazer isso, verifiquei que o status do carregador é Unknow, ou seja, desconhecido. Repeti o procedimento com o carregador de 65W. Mesmo resultado.

 

Então fiz outro teste, no plugue cabo do carregador, verificando as tensões de alimentação e a do pino central, que é aquele que envia informações da potência do carregador. Estes carregadores possuem um pino central que envia dados sobre a potência, para que a placa-mãe reconheça se o carregador é o correto. Enfim, teste feito, tudo OK.

 

Passei ao passo de desmontar a máquina e então me deparei com a imagem em anexo.

 

componentequeimadodell14r.jpg

 

Temos nessa imagem um componente queimado próximo a um conector onde vai conectado alguns fios e do outro lado o plugue onde se encaixa o conector do adaptador de força.

 

Então, temos um curto nesse componente e provavelmente é ele que está provocando o problema.

 

Andei procurando um esquema dessa placa e encontrei essa aqui (

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
). Vou dar uma pesquisada nela.

 

De todo jeito, creio que o pessoal do fórum já tenha se deparado com problema semelhante, e penso que alguns amigos possam até saber qual componente é esse e por qual peça posso trocar (digo, se essa peça é fácil encontrar em sucatas ou se tenho que procurar em lojas de peças eletrônicas).

 

Agradeço a ajuda do pessoal.

 

Como minha cliente vai viajar dia 18, precisava pelo menos tentar consertar rápido para ela poder levar.

 

Abraços.

Editado: por Dusec
Adicionado prefixo e tags.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador Global

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, em sucatas com certeza irá encontrar algum similar, apenas atente-se para as características e  faça uma procura detalhada.

 

Aqui, para não ter tanto trabalho na procura de componentes, baixo os esquemas das placas sucatas e deixo numa pasta específica, quando necessito procurar algum componente, utilizo a ferramenta "Busca Avançada" do Adobe Reader nessa pasta, informo a descrição do componente e se houver em alguma placa, o reader mostrará, é bem prático.

 

Datasheet do componente:

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal.

 

Obrigado pela ajuda.

 

Olhando no esquema, recortei a imagem abaixo.

 

esquemadellinsp14r.jpg

 

É realmente esse compenente FDV301N mesmo que estou precisando.

 

Vou ver se acho nas sucatas que tenho.

 

Se eu não encontrar volto aqui para ver se algum amigo possui e pode me vender.

 

Desde já agradeço a ajuda.

 

Abraços e novamente obrigado!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
,  segue a dica do @Curtolo , é massa! vou fazer isso com minhas sucatas aqui.

pega ai umas 4 placas sucata do mesmo fabricante e baixa o esquema delas e busca com seu leitor de pdf.

 

tem este comparador, veja se ajuda

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pessoal.

 

Eu não tenho sucatas da Dell aqui.

 

Estou olhando em uma placa de um HP. Vou ver se nela tem. Tenho outras placas para verificar mas só amanhã porque mudei de casa e deixei grande parte da minha sucata na casa da minha mãe, ehehhee. Amanhã pego lá se nessa aqui não tiver algo que sirva.

 

Acho que o maior problema é comparar componentes porque apesar de no geral alguns possuirem características iguais, outras caracterísitcas são diferentes e pode dar é problema, mesmo que a longo prazo.

 

Mas enfim, vou continuar minha procura aqui.

 

Obrigado novamente galera!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, procurei aqui mas não possuo peça semelhante nas minhas sucatas.

 

Abri um tópico na compra e venda para que se algum amigo puder me vender umas duas unidades a gente negocie.

 

Link compra e venda:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Agradeço a ajuda pessoal.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Olá pessoal.

 

Andei na correria, filho pequeno, etc, acaba que andei um pouco afastado do forum.

 

Retomei essa máquina para arrumar e troquei o componente FDV301N (um amigo do forum me enviou gentilmente uma peça que ele tinha na sucata). Bem bacana essa ajuda do pessoal do forum.

 

Bom, enfim, fiz a troca mas o problema persiste. A BIOS não reconhece o adaptador AC.

 

Fiz uns testes com a placa ligada.

 

Vou descrevendo passo a passo para ver se tem como me ajudarem.

 

Relembro que acima no tópico colei uma imagem dessa parte específica do esquema da placa para facilitar a análise.

 

O pino central do carregador me dá a voltagem de 0.07 a 0.08 V.

 

Do plugue do adaptador, segue uma trilha até o FDV301N. Lá nesse componente, tenho a leitura de 0.07 a 0.08 V (onde vem do plugue). OK, era o esperado.

 

Em uma das saídas do FDV301N (a que segue para o PR11), tenho leitura de 0,73 V (aproximadamente).

 

A outra saída do FDV301N (a que segue em direção ao PQ5) fica variando entre 0.01V e 0.0 V.

 

O PQ5 não me dá qualquer leitura, a não ser no pino que vem do FDV301N (que dá aquele 0.01 e 0.0 V que falei acima).

 

Fiz testes após o PD1 e o PR10 e tenho os 3,3 V indicados no esquema.

 

Fiz teste após o PR13 e tenho os 5V indicados no esquema.

 

Fiz testes de continuidade nas trilhas mas está tudo ok.

 

Alguma ideia?

 

Estou inclinado a achar que ou o FDV301N esteja com problema ou o PQ5.

 

Aguardo o help!

 

Abraços e obrigado!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, só mais uma informação.

Vi num outro tópico possivel problema no circuito alimentador da bateria.

Fui medir as tensões no plugue da bateria e encontrei valores próximos a 2v em alguns dos contatos.

No topico que li, falava que esses contatos tinham que dar 19v.

 

Ou seja, tem mais problemas.

 

Enfim, isso vai além do meu conhecimento. Não vou perder mais tempo nisso.

 

Porém,  se tiver algum amigo do forum aqui de Belo Horizonte e estiver interessado em efetuar o reparo, peço que me enviem MP pois pretendo ver com o meu cliente se ele quer que eu veja um técnico mais especializado para efetuar esse reparo. Acho que ele vai querer fazer. Mas sei que primeiro é necessário fazer a analise pelo tecnico e orçamento.

 

Enfim, se algum amigo aí puder orçar o conserto, peço que entre em contato para que eu combine de levar o note.

 

Obrigado pessoal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim.

 

Fiz testes após o PD1 e o PR10 e tenho os 3,3 V indicados no esquema.

 

Fiz teste após o PR13 e tenho os 5V indicados no esquema.

 

O computador está funcionando, apenas não reconhece o carregador. Aparece na BIOS que o carregador é "Unknow".

 

Outra coisa que percebi é que, como não reconhece o carregador, o clock do sistema está trabalhando no limite inferior.

 

Exemplifico melhor: se pegamos o CPU-Z, aplicativo que mostra um panorama geral do sistema, abrimos o software, e abrimos junto outros programas, ao olhar no CPU-Z, o clock do processador aumenta de acordo com a demanda, ou seja, se o aplicativo rodando junto (tipo um burn test) puxa do sistema mais recurso, a velocidade do processador aumenta. Claro, isso em sistemas e processadores que possuem esse recurso.

 

No caso quando rodo um burn test o processador continua no limite baixo de velocidade. Mas li em algum forum internacional que, quando os Dell não reconhecem o adaptador ac, é normal trabalhar com clock reduzido.

 

Enfim, creio que o problema seja apenas algo relacionado ao circuito que reconhece o adaptador ac ou algo a ver com o circuito charger da bateria. Mas aí já complica um pouco mais para mim.

 

Bom, aproveitando, alguém indica um colega técnico aqui em Belo Horizonte?

 

Obrigado amigos!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...