Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

HP G42-245br Componente em curto

Avalie este tópico:


lfwatanabe

Posts em destaque

Olá, estou com um hp g42, sem sinal algum, desmontei e comecei a verificar as tensões e possíveis curtos, logo de cara me deparei com o OJ3 330 6.3v dando continuidade no multímetro, alguém já teve problema similar, e o causador foi ele ? Caso positivo conseguiram um para substituição ? Já falei com algumas pessoas e acabam condenando a placa toda. Alguém tem alguma dica ? Desde já obrigado.

oj3_330_63v.JPG.96101abc1da9905529bd1231c9e7e9b2.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acha em sucatas sim, caso seja capacitor pode colocar capacitor eletrolitico aqueles compra loja de eletronica pra teste, so tem respeitar suas caracteristicas da placa!!!! voltagem e uF(micro-farad)

Sim, o que eu quis dizer é que não tenho muitas sucatas de notebook, trabalho mais com iPhones. Quanto ao eletrolitíco não sei se caberia devido ao tamanho, mas vou dar uma tentada sim. Obrigado pela dica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o "sinal algum"que você se refere é o Led indicador que fica bem ao lado do Jack da fonte?? ou seja, ele fica apagado mesmo com o carregador conectado? caso fique, verifique primeiro a fonte para ver se as tensões estão OK, lembrando que estas fontes tem 2 voltagens

Olá, isso o led nem acende, encontrei ~19v e ~4v. Obrigado pela dica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tire da placa.. compare com outros a medicao.. tensao no ci da bios ? Se tem.. troque a bios !

Olá. Pelo que andei lendo, o mais comum é ser problemas com a BIOS, mas não tenho ainda Gravador de BIOS, e só encontrei para comprar a BIOS gravada no ML, e também lí que em alguns casos não resolveu, não sei se o meu cliente vai querer arriscar. Obrigado pela dica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não apostaria em BIOS neste caso. É BIOS qdo todas as tensões chegam e não tem nenhum componente com problema. Neste caso vc pode substituir o Capacitor em questão por um eletrolítico, respeitando a voltagem e Uf. Você pode coloca-lo deitado que vai ter espaço. Cuide as astes para não fechar curto. Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o LED do jack DC não acende ao conectar o plug da fonte é uma chance do problema ser o BIOS corrompido. Verifique se está chegando os 3V no pino 8 do chip do BIOs. Se sim, tente regravar o BIOS ou substituí-la antes de tudo.

É possível que seja somente o BIOS corrompido e se tentar trocar componentes que não estão relacionados com o defeito pode aumentar ainda mais o problema.

 

Testar componentes na placa não é 100% confiável. Se há duvidas remova da placa para testar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não apostaria em BIOS neste caso. É BIOS qdo todas as tensões chegam e não tem nenhum componente com problema. Neste caso vc pode substituir o Capacitor em questão por um eletrolítico, respeitando a voltagem e Uf. Você pode coloca-lo deitado que vai ter espaço. Cuide as astes para não fechar curto. Boa sorte.

Pensei nisso de colocar deitado, mas infelizmente não consegui ainda, as lojas de eletrônica daqui só pensam em som automotivo, rsrsrs. Obrigao pela dica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o LED do jack DC não acende ao conectar o plug da fonte é uma chance do problema ser o BIOS corrompido. Verifique se está chegando os 3V no pino 8 do chip do BIOs. Se sim, tente regravar o BIOS ou substituí-la antes de tudo.

É possível que seja somente o BIOS corrompido e se tentar trocar componentes que não estão relacionados com o defeito pode aumentar ainda mais o problema.

 

Testar componentes na placa não é 100% confiável. Se há duvidas remova da placa para testar.

Perfeito, está chegando sim ~3v, como não tenho gravador ainda, visto que meu foco principal aqui é iPhones, mas vou providenciar um o quanto antes, o amigo teria algum para indicar. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em Geral esse modelo de notebook apresenta falha na BIOS (esta corrompida), sugiro fazer a reprogramação (vai precisar de um programador de eprom),aproveita e da uma olhada se o super i/o nao esta queimado.

Pois é amigo, estou pra providenciar um programador de EPROM, mas ainda não tive tempo, investi mais em equipamentos para iPhones, rsrsrs. Estava pra comprar uma BIOS gravada, mas ai tb o Notebook do cliente já tem um tempo de uso, e se for mais coisas na placa tb, não sei se vale a pena, se tivesse sucatas aqui que servissem ai sim, mas por enquanto valeu a ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual é a leitura exata do multímetro em ohms, verifique a rede capacitiva para ver se encontra outros também em curto.

Olá, sim, mais adiante tem mais um que apresenta continuidade, mas como o amigo acima disse não pode se afirmar 100% pois não tive tempo de removê-los da placa ainda para um teste no capacimetro de cada um deles, estou apenas superficialmente e seguindo orientações de colegas com mais experiência na área de notebooks, mas ambos me desanimaram quanto a hp :/ mesmo assim obrigado pelas dicas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Teria que ver a linha desse capacitor. Ja peguei com curto no mosfet.

Agora eu mesmo nunca troquei esses capacitores solidos. Deve ser sorte minha.

É acho que além disso é a BIOS, e não sei mas parece-me que já tentaram mexer nesse notebook anteriormente. Valeu pela info.

 

Xiiiiii, dai a coisa ja muda de figura.

 

Da uma olhada nos chipsets para ver se ainda estão com a cola vermelha em volta deles, ou se tem sinal de aquecimento.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Teria que ver a linha desse capacitor. Ja peguei com curto no mosfet.

Agora eu mesmo nunca troquei esses capacitores solidos. Deve ser sorte minha.

É acho que além disso é a BIOS, e não sei mas parece-me que já tentaram mexer nesse notebook anteriormente. Valeu pela info.

 

Xiiiiii, dai a coisa ja muda de figura.

 

Da uma olhada nos chipsets para ver se ainda estão com a cola vermelha em volta deles, ou se tem sinal de aquecimento.

Estão sim, nos cantos dá pra ver bem a cola. Tks

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça o seguinte, vc vai ter que remover o capacitor, não tem jeito de vc descobrir o curto sem remover ele, se tem dificuldade de medir o capacitor, é só medir os pontos na placa depois que remover, se ali continuar indicando curto, então não é nele o problema.

Quando achar qualquer componente indicando curto, remova pra testar, não dá pra ter certeza na placa.

Quanto a BIOS, normalmente da defeito, mas não é uma regra, como vc já tem um problema na placa, vai ter que deixar o circuito 100% pra depois se preocupar com a flash.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai não tem muito mistério, localiza nas bobinas se existe os 3v e 5v, se tiver, regravaria a bios, se não tem gravador, encomenda uma pelo ML, tu não gasta no máximo 30 reais para adquirir outra bios já regravada, ou então vê com alguem aqui do forum que seja de SP e que possa te disponibilizar isso. Outro detalhe, tu esqueceu de postar o modelo da placa-mãe. Pra te ser sincero, se este capacitor estiver em curto, do tempo que entro em forum e mecho com placa, voce sera o primeiro a pegar nesta placa um defeito neste capacitor, apesar de que tudo pode acontecer na eletronica, acho muito dificil o defeito esta nele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...