Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

placa liga e não dá video

Avalie este tópico:


Posts em destaque

olá a todos,

 

sou novo no fórum e a minha área é mais a electrónica industrial, mas comecei recentemente a estudar reparo de placas de desktop.

 

estou tentando reparar uma placa que não dá vídeo.

a placa tem todas as tensões e já fiz todos os testes básicos - outro cpu, outra ram, gráfica off-board, etc.

 

não tenho debug card, mas tenho osciloscópio. alguém tem alguma ideia de como abordar este sintoma tão comum?

 

grato pela ajuda,

nasix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá amigo hoje estou trabalhando com placa de note mas já consertei muitas de pc e posso lhe dar umas dicas.

na maioria das vezes esse problema está ligado ao circuito do processador, com certeza não tem curto no circuito assim a placa não ligaria, mas algum capacitor pode estar alterado. com a placa ligada teste a tensão de saída das bobinas nos terminais por baixo da placa para soquete 775 processadores pentium 4, celeron, dual core, (aprox. 1,3 volts) os mais novos eu não sei.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

obrigado pela ajuda, mas todos os procedimentos básicos já foram efectuados.

quanto à bios, tenho gravador, mas não preciso de gravá-la porque já a testei e está ok.

 

já medi todas as tensões e estão ok.

quanto a capacitores alterados, também já os medi e estão todos ok também.

 

grato,

nasix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

na verdade, me ofereceram uma caixa de mobos que iam para o lixo.

 

então, decidi usá-las para aprender a reparar mobos de desktop por ser curioso e comecei a fazer testes nas mais antigas.

estou estudando três da era pentium III  :) com este sintoma, dando em louco lendo datasheets :))

 

ou seja, estou mais preocupado em perceber como funciona uma mobo e como reparar uma placa com este defeito pelo simples prazer de aprender, porque não é a minha área.

o meu esforço já deu frutos, porque já sei que não é bios, gerador de clock ou ponte sul.

agora estou matando a minha cabeça tentando entender como testo o resto.

 

agradeço a vossa ajuda,

nasix

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

de facto, pode ser a pn e ando me esforçando lendo datasheets para descobrir como testá-la com certeza a nível de medições (acho que estou mesmo, mesmo quase lá).

 

obrigado pela ajuda, mas desculpe discordar consigo, porque pelo que tenho estudado, pode haver também outros circuitos responsáveis.

 

muito grato

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nasix,

você pode, se possível, e se realmente têm interesse, informar o modelo da placa-mãe?!

Sem o modelo não dá para saber qual projeto e topologia usada.

Imagina você chegar numa loja de autopeças e pedir um carburador. Para qual modelo senhor? Para um modelo da Fiat, aquele mais antigo, quatro rodas, duas portas, com volante...

É sempre solicitado ao usuários que informem o modelo do equipamento em manutenção.

 

Veja,

pelo que entendi, são três placas de Pentium III. Elas são do mesmo modelo?

Se você comparou as tensões nas três e elas estão iguais, dá para descartar as tensões alteradas como causa do defeito?

A resposta é não.

Você chegou a informar quais tensões foram medidas? Os valores e em quais circuitos foram efetuadas esses medidas?

 

Do BIOS, você já gravou ou regravou um novo chip para testes? Em que ponto foi testado o BIOS e como ele foi excluído de ser o causador do defeito?

Se essas placas já chegaram em mãos como sucata, como garantir que esses chips são originais ou que não estão corrompidos?

 

Há sinais de retrabalho na placa?

 

De que modo foi testado a ponte sul (PS)? E o gerador de clock?

 

A debug card ou PC Analyzer auxilia muito nessas situações. Ela lhe informa se há algum processamento, se o reset está ativo, a frequência do clock, e vários outros ítens conforme o modelo.

 

Finalizando,

informe o modelo da placa-mãe.

Assim dá pra saber qual I/O utiliza; se há algum chip dedicado de watchdog; que barramento utiliza; quais os chips PN/PS; e assim por diante.

Dê mais informações, e garanto que você receberá mais respostas.

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá,

 

só agora vi alguns posts e peço desculpa por não ter informado o modelo das placas, trata-se de placas fujitsu siemens bastante antigas do mesmo modelo. estou escrevendo de casa e não sei o modelo neste momento, mas depois posto.

 

a verdade é que já reparei as três hoje, duas delas era a PN e a outra o circuito da ram.

mas o meu interesse era sobretudo compreender a arquitetura dessa geração (agora vou dar uma olhada em 478 e 775) e como diagnosticar esse sintoma em específico com a devida certeza. claro que o meu passado na indústria me ajudou muito.

 

vlad e colegas, desculpem não ter informado como efectuei as medições, mas no fundo testei os inputs e outputs da bios, do gerador de clock e da PS dentro do possível tendo em conta os datasheets e estavam ok. mesmo assim, regravei a bios. consegui descobrir como fazê-lo (acho eu!) e fiz o mesmo com a PN e ram hoje.

 

quanto à debug card, não tenho nenhuma, mas vi imagens de algumas. do que vi, o que ela informa eu também já tinha medido.

 

dsystem, quanto ao perfil, eu vou actualizar e aproveito para explicar. sou português e estou em Portugal, mas como sempre que tentava registar-me ou dava erro de spam ou não recebia o email de autenticação, pedi a um amigo técnico de são paulo que me criasse um registo. não tenho nada a esconder.

 

agradeço a todos os que ajudaram e peço desculpas pela falta de informação.

abraços

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá,

 

só agora vi alguns posts e peço desculpa por não ter informado o modelo das placas, trata-se de placas fujitsu siemens bastante antigas do mesmo modelo. estou escrevendo de casa e não sei o modelo neste momento, mas depois posto.

Olá "nasix", realmente estas placas fujitsu siemens são bastante antigas e eu as reparava com mais facilidade usando o debug card, como vc não tem nenhuma fica mais complicado, mas vc mesmo disse que já as reparou e é só por "hobby" então não estava tendo urgência pois acho que tinha uma dessas aqui nas minhas sucatas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

legal abimail, obrigado pela consideração.

 

o que me impressiona nestas fujitsu siemens é a sua qualidade de construção. tenho aqui outras da mesma era que estão funcionando perfeitamente e todas elas, mesmo após todos esses anos, depois de limpas têm aspecto de novas, as soldas até brilham!

 

agora vou passar para placas um pouco mais recentes, vamos ver no que dá.

 

mais uma vez obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

disponha colega nasix!

 

Realmente até um tempo atrás eu tinha um gabinete com uma dessas fujitsu siemes para testes do windows 98 e 2000 só pela qualidade da mesma, realmente a qualidade da construção era o que tinha de melhor na época, foi projetado para funcionar e funcionar, não como a maioria de hj que praticamente são descartáveis.

 

Lembro tb de uns modelos de mobo da Soyo com super qualidades! em especial nunca esqueço de uma KT333 Dragon Ultra Platinum Edition que montei AMD socket A que era uma delícia de placa para testes e confiabilidade, hj estão caindo muito a qualidade por não durar no mínimo os "10" anos dessas antigas isso se usar praticamente 24 hs.... bons tempos...

 

Nas placas recentes vc verá a diferença de arquitetura, engenharia e qualidade.. final do ano fiz uma rapa nas mobo da sucata e recuperei algumas quando estava ensinando um técnico na manutenção, quando se está empolgado é uma delícia fazer! Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...