Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

tutorial Máquina de BGA Caseira IR-PRO-PG

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Esta é uma estação de retrabalho de BGA, caseira, mas que utiliza os mesmos componentes das conhecidas IR6000, IR9000, IR-PRO-SC, entre outras, resolvi fazer a minha própria estação primeiro pelo custo, e segundo, que entre os 3 modelos citados, nem uma tinha um suporte decente ou um controle do pré, da maneira como eu fiz.

 

Assim como nas estações de marca, nesta o controlador pré-aquecimento é acionado automaticamente pelo controlador principal, ou seja quando eu ligo o PC-410, para começar o retrabalho ele automaticamente liga o pré, tem uma interface USB para poder acompanhar a curva de temperatura na tela do computador e para fazer a programação do PC-410, pela tela e teclado do computador.

A principal diferença está na forma com que as resistencias do pré foram ligadas, são 4 resistencias de 600w cada como podem ver nas fotos, as duas centrais sempre são acionadas, inclusive podem ser acionadas sem ligar o aquecimento de TOP, as duas laterais são opcionais, eu adicionei um botão para cada uma das resistências laterais, assim eu posso escolher quando for fazer o rebaling se ligo duas, três ou as quatro resistências, como por exemplo uma placa de notebook que só cobre 3 resistências, eu ligo só as tres que vou ocupar, ou se for trabalhar em uma placa menor ainda, posso ligar só as duas centrais.

 

Montei ela a pouco tempo e tenho tido sucesso, mas eu percebi a praticidade de uma estação com ar quente no top, e já estou planejando um upgrade futuro, para ar quente, ainda estou pesquisando os materiais que vou precisar.

 

Aquele controlador de cooler de PC, foi desperdício de tempo e dinheiro, coloquei dois coolers na parte de trás da máquina e um na lateral dianteira, imaginando que iria aquecer muito a parte interna do gabinete, mas na verdade quase nem altera a temperatura, acabei desligando os cooolers pois só serviam pra fazer barulho.

 

image.php?di=FGNR


image.php?di=08LE


image.php?di=K181


image.php?di=0LOA


image.php?di=3BP4


image.php?di=9VN0


image.php?di=CF2Y


image.php?di=JIP9

 

 

A baixo segue uma lista com os principais item, os valores e links dos vendedores ou lojas.

 

eBay

 

PCB Working Stand With BGA Table PCB Sustain PCB Support For BGA Rework Station U$96,50

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Solid State Relay 25A SSR-25A DC-AC 3-32V 24-380V + black heat sink U$13,30 Cada

(vendedor do site uxcell.com, mandou um cupom de desconto do site de $5 (deve ser porque uma relé veio queimada rsrsrsrs))

 

PID Digital Temperature Control Controller Thermocouple REX-C100 U$19,23

 

temperature panel PC410,for ir6000,IR9000,controller PC410 for diy rework statio U$78,00

O link não existe mais e o vendedor não tem mais produtos anunciados.

 

 

aliexpress

 

F-204 hot air gun holder/mobile phone repairing tools/cell phone repair tool kit U$41,00 / valor atual U$46,00 (cada, usei 2)

 

Free shipping thermocouple wire Temperature Sensor detector regulator For IR6000/IR9000 use U$25,00

 

Free Shipping BGA rework station IR6000 top ceramic plates 450W U$22,00

 

Bottom Heating Ceramic Bottom Heater 220V 600W 240x60mm For LY IR PRO SC U$28,00

 

Free Shipping 2011 new ir6000 top heating , BGA Replace part set of IR6000 whole UP heating tip, BGA rework station, IR6000  U$86,79

 

 

 

DX.com

 

Flexible Neck E27 to E27 Light Bulb Socket Extension Adapter (220V) (usei pra fazer o suporte flexivel do termopar) U$4,80

 

SSR-25DA 25A Solid State Relay - White U$6,70

(uma das que comprei no e-bay veio queimada, pelo menos aproveitei o suporte de aluminio)

 

 

Os botões, buzer, tomadas, terminais, coolers, imãs de neodimio, tudo comprado no DX, aproximadamente U$50,00.

 

Total em dolares: U$ 609,62

 

 

Mercado Livre

 

Gaveta De Dinheiro Gerbo Automática Liga Direto Pdv C/ Chave (Gerbo GEM-3260) R$89,98 (mais frete)

 

 

Aos amigos que quiserem mais informações estou a disposição, e quem tiver alguma sugestão também é bem vinda, temos que sempre procurar melhorar e a melhor forma é compartilhar e discutir o conhecimento, e aos moderadores, podem alterar ou me notificar se algo estiver errado, pois é  o primeiro tópico que posto.

 

Eu criei  também um site informativo sobre BGA, mas acho que não seria ético fazer propaganda aqui, quem tiver interesse em olhar e opinar, ou quiser entender melhor sobre BGA mande uma MP que envio o endereço do site.

  • Joinha 7
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico tem mais repostas e a solução do problema, mas você precisara fazer login para visualizá-las.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...