Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Maquina Reballing caseiro ( Portugal)

Avalie este tópico:


tiagogil

Posts em destaque

  • 4 semanas depois...

mais um tuga, boa "chocadeira", no entanto esse tipo de resistência traz um problema são dificeis de controlar mesmo com pid, quando cortas a alimentação ela ainda vai aquecer uns valetes graus o que torna o sistema instavel, prefiro as resistencias IR reagem bem mais rapido e o pid é bem mais facil de ajustar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

Boas malta aqui está a começar a dar-se os primeitos passos no reball, o tempo para me dedicar a isto tem sido pouco, o material tb demora bastante a chegar mas ja estou a começar, vejam se este chip esta devidamente limpo pronto a levar as esferas novas, notem que faltam 2 pads no meio e 1 do lado direito em cima. Isto impossibilita o funcionamento do chip ? o chip em questão é um G86-770-a2 da nvidia.DSC09199_zpsf284dbe2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não consigo soldar as esferas em condições, estou a usar o flux correcto o 223 para retirar e o 559 para soldar as esferas no chip e na board.

Estou a desesperar com isto, as esferas que vieram dos chineses só podem estar maradas porque mesmo a soldar no chip estas demoram muito tempo a fundir com a estação de ar quente a 390º mas mesmo muito tempo, se não for perto desta tempertatura elas não fundem e quando tiro o stencil a maior parte delas sai ...

 

Tenho visto todos os teus videos, não sei qual é o truque mas n consigo soldar as esferas na placa ...soldam e o chip fica la agarrado mas se o tirares da bem para perceber que estava tudo menos bem soldado porque as esferas nem fundiram.

 

vou continuar a treinar mas estou a perder a esperança na maquina caseira ...os termopar mostram temperaturas elevadissimas, faço o pre-aquecimento ate 120º na placa medido com o termopar e nem assim solda :( :( :( :( help ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Nem imaginam a alegria que tive ao descobrir este forum e agora então com este post.

 

Tambem sou tuga, alentejo.

 

Sou tecnico de instrumentação e eletronica e queria lancar-me nos reballing´s visto estar a aparecer de dia para dia problemas de bga.

 

Como  anda o nosso pais e temos de poupar (e também pelo gosto de fabricar coisas) ando a pesquisar e juntar informação para fazer uma estação. E vocês ajudaram-me. Ainda não vou iniciar. Quero ter a certeza do que vou fazer.

 

As ideias são muitas, vamos ver se as consigo passar para a pratica.

 

abraço

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tiagogil, todo o estanho tem uma percentagem de chumbo. quanto maior a percentagem de estanho, melhor e mais fácil fica a soldadura. Pena que no mercado exista essa "burla". Nunca mais me esquece há uns anos deixei acabar a solda de estanho, era domingo, loja fechada... e fui aos chinocas comprar para desenrascar... tive de desistir...

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

so tugas!!! nem imaginava lol sou aqui do grande porto ;) bem mas ao k interessa, tiagogil o fluxo k uso k é bacano é amtech ou interflux, ja usei os dois e sao mt bons, em termos de esferas o melhor é sempre comprar com chumbo, eu geralmente compro aqui

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
é em portugal e ate tem um preço bastante acessível. parabens pela a maquina, esta altamente. abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 3 meses depois...

mais um tuga ...  :D oeiras

 

também tenho andado ver o mesmo, tenho estado a estudar as construções com arduino controlado pelo pc e parece ser 5****, da uma vista de olhos nos nossos Hermanos  do reballing.

esta la uma maquina construída com as mesmas senas que tens. e trabalha bem "dizem".

 

acho que depende o que queres fazer  "professional ou hobby"

hobby- acho que e divertido construir a nossa maquina e ir aprendendo, com muitos errors pelo camminho, desde acertar a maquina ate ganhar experiência.

 

profissional- sempre e um pouco mais facil, deixas de ter a preocupacao do equipamento visto haver mais jente com mais iguais e podem sempre te aconselhar com os tempos dela, e podes passar logo a tecnica do reballing.

 

para acrescentar tens o site de vendas em espanha "www.satkit.com" com bom material e bons preços incluindo maquinas com envio grátis para PT,

e aquilo pesa.... :)

 

fica bem amigo

 

boa sorte

rework_station_2.0.jpg.39929f750166fc0fef1ed0de7228ce9a.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola pessoal voces são os grandes mestres mesmo destas tecnicas de desenrasca, depois de ver uns quantos tuturiais na net e aqui no forum resolvi começar a minha maquina de reball, os euros são poucos, logo tenho de me safar como posso.

Tenho visto a vossa Kelly no Big Brother ...que simpatia :) :)

 

Vou tirar umas fotos ta voces verem, posso adiantar que a maquina consistiu no seguinte:

 

Caixa velha de pc

Maquina de fazer crepes ...para aquecer a placa por baixo

Pistola de ar quente

Tubo de aspitador em aluminio para adptar na maquina de ar quente

Tampa de caixa de pc furada para assentar a board.

 

Faltam-me os 2 termometros para poder controlar as temperaturas inferior da board e do chip a remover.

 

Resumindo... já removi com sucesso 2 chipsets e 2 chips nvidia sem estragar nada ..vou comprar agora o flux no clean para remover a solda da board e do chip e depois mandar vir uns chips ja com as esferas de solda para começar a fazer testes.

 

Muito obrigado a todos pela preciosa ajuda que me tem dado.

 

Fotos adicionadas

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Alguns chips retirados para teste, a board e chip ficaram intactos.

 

Falta-me comprar os termopan alguem sabe onde comprar barato ?

 

humm tas no bom caminho

 

ja viste isto ??

e como vai a maquineta ??

ligacoes.jpg.9f8ba3ed5a5919cdfb0445fb6dc68bfb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...