Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posso substituir um capacitor eletrolítico por outro de valores diferentes ?

Avalie este tópico:


DobloClick

Posts em destaque

Isso, mas tbem não vai fazer a troca por um muito maior...

Tipo, sempre entram aqui monitores com os eletrolíticos estufados, aqueles de 105º, 25V e 820uf, quase nunca tenho desses em estoque, então troco por um de 105º, 25V e 1000uf, já fiz a troca por um de 35V e 1000uf e foi de boa...

 

Uma das minhas duvidas surgiu por causa de um monitor samsung ! Justo esse capacitor de 1k 25v que não tenho e tambem estou com um estabilisador com um de 4.7u4F x 100v x 85C que não estou encontrando !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso mesmo Lalbert. Temos que usar o bom senso. Se for trocar por um diferente, que não seja muito diferente. Também já peguei casos com eletrolíticos de 820 e coloquei de 1000 sem problemas. Quanto a voltagem, esta pode ser até bem maior, pois isto não afetará a função do capacitor; mas nunca menor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Os capacitores tem uma tolerância de 20%, com relação à capacitância, então se eu trocar um de 820 por um de 1000 estaria dentro, mas e se esse de 1000 estivesse dando 1.200... então eu faço a medição com um capacimetro antes de substituir, principalmente em placas mãe, placas de vídeo. Quanto à voltagem e temperatura, sempre igual ou superior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode trocar sim,desde que seja para filtrar riple de fonte.

ex.: se tem um de 1000 x 25v não pode substituir por um de 820 x 25v

valor maior substitui valores menores, desde que o componente seja para filtrar

diminuindo ou aumentando riple de fontes.

 

Existem circuitos que não se devem ser alterado valores.

pois existem circuitos que mantem uma determinada frequência de trabalho

ex.: osciladores e sincronismos entre outras...

vlw boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Ola amigos, a situações que não se pode aumentar nem capacitância e nem a voltagem, fontes comutadas de alta frequência exigem capacitores de menor capacitância para ter tempo de se carregarem completamente, e voltagens o mais próxima possível da nominal para manter a capacitância recomendada no projeto.

para ter uma ideia, ex. uma fonte atx fornece 12 v X 15 amp. e usa no máximo 2 capacitores de 1000 micro X 16 volts e o ruido e minimo, praticamente nenhum, se aumentar muito a voltagem do capacitor a capacitância e diminuída e pode ter aumento de ruido

por isso que se usa capacitores com a voltagem o mais próximo possível da fornecida.

so por curiosidade, uma fonte de 12 volts X 15 amp fabricada com transformador convencional, seria necessário um capacitor de de no minimo 15000 micro farads X 16 volts para obter o mesmo rendimento quanto a ruídos na saída.

imaginem uma fonte de computador fabricada com transformador convencional o tamanho e o peso que ele teria, seria facilmente maior que o gabinete da cpu...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O ideal e respeitar o projeto do fabicante, mas no caso de uma troca de capacitor eletrolitico de caracterisiticas diferentes  considere a tensao de funcionamento igual ou maior que o original, e a capacitancia igual ou maior que  o original, e obvio que estes valores nao podem ser muto diferentes , o valor de temperatura sempre igual, para nao comprometer A funcao do mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

como os amigos ai de cima falaram pode sim substituir por outro capacitor diferente  desde que a  voltagem e capacitância  seja pouco mair do que a do produto original, evite substituiçoes de capacitores com capacitância muito superior a do original pois pode sobrecarregar o sistema porque quanto maior a capacitância mais tempo o capacitor leva para completar o ciclo de carga e descaga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em circuitos de fonte, sempre coloco a tenção maior do que a saida do trafo, e a capacitancia quanto maior melhor na filtragem pois ela vai conseguir manter uma pequena queda na oscilasçao da senoide (maior capacitancia maior tempo de descarga). Em alguns circuitos mais complexo eu sempre procuro colocar os de mesma especificação, podendo sofrer alguma alteraçao para maior no caso de não encontrar o especifico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguem já fez essa troca de 470uf 6.3v por 470uf 16v ?

 

Eu já fiz, funcionou normalmente, sem retorno, mais tenho minhas duvidas quando a temperatura do componente, será que em todos os casos é importante que seja a mesma ou se tiver um de 85º pode ser trocado por um de 105º já que é maior?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguem já fez essa troca de 470uf 6.3v por 470uf 16v ?

 

Eu já fiz, funcionou normalmente, sem retorno, mais tenho minhas duvidas quando a temperatura do componente, será que em todos os casos é importante que seja a mesma ou se tiver um de 85º pode ser trocado por um de 105º já que é maior?

 

 

eu penso assim se em funcionamento o equipamento que vc vai substituir o capacitor não chegar aos 85º não terá problema pois isso nada mais é do que a temperatura máxima em que ele consegue trabalhar ja substitui vários por temperatura menor nunca retornou eu particularmente respeito mais a voltagem e capacitância pois nao pode ser menor mais temperatura não muito poisnem todo equipamento trabalha com essas altas temperaturas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...