Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dell / Inspiron 15r N5110 / MB 06XGFH / Liga mas não dá video

Avalie este tópico:


florzinha0809

Posts em destaque

Dentro da Mensagem:

1. O Notebook liga, porém não aparece imagem na tela, mas da imagem com monitor externo, não liga sem a bateria mesmo estando com a fonte, funciona a webcam.

 

Não sei se poder mas vou passar mais informações dele: É um Intel Core i5 2a Geração, 6GB de RAM, HD de 1TB, Placas de vídeo Intel HD Graphics 3000 e AMD Radeon HD 7450M, bateria segura 15 minutos de carga.

 

2. A tela foi testada em outro notebook um Vaio, funcionando perfeitamente, testado com outro cabo flat, testado com outro HD, com outras memórias, com 2 fontes diferentes sendo uma de 65w original Dell e 90w paralela, sem resultado.

3. Já foi trocado a fonte, a tela de LED, o cabo flat, a placa-filha do DC Jack, a CMOS, feito reballe e o problema persiste.

4. Vasculhando o Google, encontrei esse fórum no qual um usuário há 2 anos atrás teve exatamente o mesmo problema, ele conseguiu resolver, porém como sou nova no fórum e comecei no ramo da eletrônica a pouco tempo não tenho os equipamentos necessários para troca de peças ou testes, gostaria de saber se com multímetro digital consigo verificar na placa onde está o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Difícil resolver somente com um multímetro digital, porque parece problema no chipset de video que muitos chamam de BGA.

 

As pessoas geralmente para confirmar problema como este costumam  dar um calor com tempertura controlada no chipset de video da placa mãe e depois testar, se o video voltar tem que fazer o reballing ou seja trocar todas as bolinhas de contato do chipset com a placa mãe. Este serviço requer pessoa e equipamento qualificados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Somente por desencargo de consciência você pode pegar o esquema deste aparelho e medir todas as tensões no conector do LVDS para ver se falta alguma tensão nos pinos.

 

Quem sabe você tenha mais sorte que eu e encontre algum resistor ou fusível aberto, mas comigo nunca aconteceu nos dell, todos que peguei foram problema no BGA.

 

Veja se isto ajuda?

 

5957af2cf3d4a_Captura_de_tela_de_2016-08-24_214329.jpg.4429e1e03ab6f50c5e1b9c2f7a1cabf2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem vinda ao fórum, só quero entender umas pequenas coisa antes de poder ajudar melhor veja que escreveu "feito reballe e o problema persiste" depois  "porém como sou nova no fórum e comecei no ramo da eletrônica a pouco tempo não tenho os equipamentos necessários para troca de peças ou testes, gostaria de saber se com multímetro digital consigo verificar na placa onde está o problema."  como foi feito esse reballing ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Outro detalhe que vi agora. Você falou que não liga somente com a fonte.

A fonte que você está usando é original da Dell? Tente ligar e entrar no Setup da bios e veja se na primeira tela da bios está reconhecendo o carregador, a fonte como 65W, 90 W ou 130 W.

 

Informa depois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto às informações sobre o notebook, pode sim passar, aliás, deve. Quanto a querer consertar apenas com multímetro, creio que fica difícil, pois pode ser necessário trocar algum componente. Quanto a questão de ligar somente se a bateria estiver conectada, eu creio que pode ser algum defeito no mosfet comutador. Mesmo aparecendo imagem externa ainda assim não podemos descartar o bga, embora seja necessário verificar tensões no lvds para se ter uma ideia melhor do defeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu levei ele em um técnico que me foi indicado que cuida da parte eletrônica, só que além dele não conseguir achar o defeito ainda disse que tinha feito reballing e que não tinha adiantado... A minha intenção não é arrumar com o Multímetro, mas achar o erro e poder levar em alguém que tenha todo o equipamento necessário pra trocar o que tiver defeito (se puder ser daqui do fórum melhor ainda rsrs), vou abrir ele e testar com esse esquema, obrigada mesmo por estarem dispostos a ajudar, pois estou penando com ele há meses  :'(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dá para descartar BGA pelo seguinte, há algum tempo atrás a tela ligava, funcionava por horas e apagava (mas se chegasse com uma lanterna perto dava pra ver que permanecia ligada, só que sem a luz dos LEDS), até que chegou em um ponto que não acendia mais, as vezes até tinha paciência de usar com lanterna, mas é muito trabalhoso kkkk... Aí havia sido trocado a tela, a tela dele foi testada em outro notebook de marca diferente um Vaio que usa o mesmo modelo da tela, nele a tela ligou normal, funcionou certinho, aí a tela do Vaio foi testada no Dell e sem sinal de vida :( Por isso que tenho certeza que não é BGA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dá para descartar BGA pelo seguinte, há algum tempo atrás a tela ligava, funcionava por horas e apagava (mas se chegasse com uma lanterna perto dava pra ver que permanecia ligada, só que sem a luz dos LEDS), até que chegou em um ponto que não acendia mais, as vezes até tinha paciência de usar com lanterna, mas é muito trabalhoso kkkk... Aí havia sido trocado a tela, a tela dele foi testada em outro notebook de marca diferente um Vaio que usa o mesmo modelo da tela, nele a tela ligou normal, funcionou certinho, aí a tela do Vaio foi testada no Dell e sem sinal de vida :( Por isso que tenho certeza que não é BGA

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
por estes relatos pode ser defeito no circuito LVDS mesmo viu. Siga as instruções do colega que te mandou a figura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente, então só para manter atualizado o tópico, hoje não pude abrir ele ainda, pois corri a tarde toda, aí agora vou para faculdade, assim que chegar vou testar ele, mas eu não tenho como regravar a BIOS... Eu não sei se é possível mas se tiver algum técnico de Curitiba que eu puder levar que consiga esse conserto pra mim (pagando claro e.e), seria ótimo, gosto muito de aprender e só cheguei nessa conclusão depois de muito estudar, se eu puder ter contato com alguém que mexa com eletrônica e ter onde levar meu Dell, pois tive indicações que queriam que eu deixasse meu notebook na portaria do prédio ou mandasse via motoboy para orçamento e outro que queria vir buscar meu note em casa e levar pra orçamento... Assim também é abuso --'

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei a disponibilidade dele, mas o colega

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
é de Curitiba. Mande MP. Até mais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei a disponibilidade dele, mas o colega

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
é de Curitiba. Mande MP. Até mais

Obrigada!! Não consegui testar, ainda to aprendendo a mexer e tive correrias com clientes, bastante formatação e manutenção e tive que deixar o meu de lado, mandei MP para ele, espero que me responda!!

Valeu pela força gehte, não consigo imaginar ter que jogar meu notebook fora...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite!

 

jogar fora, jamais!

 

Na pior das hipóteses, serve como doadora de componentes.

 

Não desista, o aprendizado chega quando a pessoa se esforça para aprender e vejo que vc está se esforçando.

 

Você deve analisar o circuito LVDS, juntamente com o esquema, e com calma e perseverança, irá conseguir identificar o problema. Aguarde o usuário que foi citado responder, talvez ele até te dê umas dicas pessoalmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou a favor do conserto, não apenas por trabalhar na área, mas por entender que no futuro não poderemos descartar tantos aparelhos assim. Vivemos numa época em que tudo é descartável, mas o termo "jogar fora" é incorreto, pois na verdade temos que conviver com o nosso "lixo", e quanto menos produzirmos, melhor será para o planeta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Amigo concordo com você, com essa crise que o pais esta passando as pessoas estão ate optando pelos consertos, mas se a situação econômica estivesse boa, teríamos uma grande quantidade de sucata gerada, como dizem ( e melhor comprar um novo que sai mais barato)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizando.... Não consegui fazer a medição pois o multímetro do meu pai não tem essa opção LVDS (acho que é isso rsrs) e o usuário citado não me respondeu, é difícil de achar um técnico que mexa com conserto de placa-mãe que seja confiável, por enquanto vou usando ele com monitor externo, mas tenho medo que piore o problema e chegue a um ponto que ele não ligue mais! Se eu ao menos tivesse onde levá-lo para fazer os testes, mas essa é uma área bem escassa aqui em Curitiba e ainda estou no começo da faculdade, o que não ajuda muito. É fácil falar em crise e em não jogar fora quando não se tem muitos recursos para conserto, sei que o defeito dele é relativamente simples, mas infelizmente não tenho equipamentos para poder realizar qualquer teste... É realmente complicado essa situação...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...