Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Acer v5-171 - mb q1vzc-la-8941p - liga e desliga após troca de tela

Avalie este tópico:


jorgelial

Posts em destaque

Quais as tensões pl5 e pl6 antes e depois de pressionar o power?

Quais as tensões no u35 e u37 durante, e após, pressionamento do power?

R630 tem 3v dos dois lados?

Que tensões encontras em q9a q9b e q10?

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Prezado Neofln, as tensões são:

 

PL5: 3,35 v ligado e desligado.

PL6: 5,07 v ligado e desligado.

U35: pinos:01 ao 04 estão com 0v ligado ou desligado, sendo o 04 está aterrado. E 05 ao 08: 5v ligado e desligado.

U33: pinos: 01 ao 08 estão com 0v ligado ou desligado, sendo o 05 ao 08 estão aterrado.

R630: não encontrei sei que está próximo ao U37, mas não á marcação dele.

Q9a: ou Q9b: estão ausente do circuito (não retirei veio assim de fabrica).

Q10: 3,3v somente no source ligado e desligado.

 

Uma pergunta: porque quando tiro as medias em relação ao positivo da entrada da fonte todos os componentes os valores sobem muito geralmente para 19v?

Agradeço desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto a sua pergunta: "Uma pergunta: porque quando tiro as medias em relação ao positivo da entrada da fonte todos os componentes os valores sobem muito geralmente para 19v? Agradeço desde já."

Não se deve fazer isso, fixe sempre a ponteira preta no terra e a vermelha use para aferir as tensões.

 

Não passaste leituras do u37 que pedi, e passaste leitura do u33 que não pedi, mas consegui ter uma ideia do que está acontecendo.

Me causa estranhesa a ausência de pq9.

Teria que verificar também as tensões no q24a/b e q27a/b.

Acredito que como disse o

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
tens problema no kbc, ou no PCH, mas depois desse teste não ortodoxo com a ponteira fixada no positivo de VIN não sei se não haverá algo mais. Tem ainda o agravante de que este kbc precisa ser gravado em caso de substituição.

Pra agilizar veja o esquema na última página, siga aquela sequência e vá testando para ver onde a sequência de power é interrompida.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto a sua pergunta: "Uma pergunta: porque quando tiro as medias em relação ao positivo da entrada da fonte todos os componentes os valores sobem muito geralmente para 19v? Agradeço desde já."

Não se deve fazer isso, fixe sempre a ponteira preta no terra e a vermelha use para aferir as tensões.

 

Não passaste leituras do u37 que pedi, e passaste leitura do u33 que não pedi, mas consegui ter uma ideia do que está acontecendo.

Me causa estranhesa a ausência de pq9.

Teria que verificar também as tensões no q24a/b e q27a/b.

Acredito que como disse o

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
tens problema no kbc, ou no PCH, mas depois desse teste não ortodoxo com a ponteira fixada no positivo de VIN não sei se não haverá algo mais. Tem ainda o agravante de que este kbc precisa ser gravado em caso de substituição.

Pra agilizar veja o esquema na última página, siga aquela sequência e vá testando para ver onde a sequência de power é interrompida.

 

 

 

, Prezado Neofln, desculpa a falha,  mas as medidas são:

U37: Pinos 01 ao 08 estão com 0v sendo pino 04 está aterrado

PQ9: tem na placa e está com 0v ligado e desligado, e os pinos 01,02,03 estão aterrados, o que não tem são os Q9a e Q9b.

Q24a : tensão pino 01: 0v ligado e desligado, aterrado e pinos 02, 03: 3,0v ligado e desligado, pino 04: 0v pino 05: 0,3 v ligado e desligado, pino 06: 0v , aterrado

Q24b : tensão somente no pino 02: 3,0v ligado e desligado. E pino 03 e 06 estão aterrados.

 

Tensões da Pu1:

 

pino 01: 18,54 v

pino 02 : 18,54 v

pino 03 :18,53 v

pino 04 : 18,54 v

pino 05 : 0v

pino 06 : 2,5 v

pino 07: 0,38

pino 08: 3,32 v

pino 09: 3,31 v

pino 10: 0,75v

pino 11: 1,99 v

pino 12: 1,92 v

pino 13: 0v

pino 14: 0v

pino 15: 0 v

pino 16 :0v

pino 17: 1,54 v

pino 18: 0,84 v

pino 19:0v

pino 20: 18,54v

 

Uma grande observação as medidas acima antes da pu1 era antes da placa apresentar novo defeito, agora a placa simplesmente não liga mais, morreu completamente. será que o componente que estava danificado acaba de uma vez por todas? ou a situação piorou? Cara são 3 dias nessa placa direto, acumulei serviço na oficina e até agora não consegui nem retirar um capacitor dessa placa que seja suspeito rs, acho que devo rezar mais. Por favor avalie e veja quais sao as possibilidades não tenho tanta competencia assim para conseguir sozinho.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Rs, eu fiquei a noite analisando o circuito com calma e fui mapeando, ai percebi que o componente q9 a/b se trata de um único componente  com seis vias, e o componente que realmente não tem é o q 11. Confundi os dois por causa da nomeação dele na placa.

 

Então ficou assim q9a 

Pino 1:  o v e está aterrado

Pino 2: 3,16 v

Pino 3:3,16 v

Obs: não é sempre que estas tensões aparecem, maioria das vezes está com 0v

 

Então ficou assim q9b

pino 1: 0v

pino 2: 0v

pino 3: 0v aterrado

 

PU1 está com tensões no pino 01, 02, 03 com 19v, o pino 05 com 0v e o pino 20 com 19v

 

A placa não está em curto porém nao há consumo. Será que fechei outro curto durante a medição?  Eu adaptei meu multímetro com agulhas de costura para afinar as ponteiras para evitar curto. Não percebi nenhum curto causado durante a medição

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, tenha o máximo de cautela ao colocar a ponta de prova do multímetro nos terminas de PWM, IO e etc,  afim de não fechar curto nem danificar mais nada.

 

bem,  pelo que entendi nas medições realizadas, no primeiro defeito (a placa se desliga em 10 segundos) não estava presente tensões VS as quais só aparecem apos o start. possivelmente o IO veio a avariar devido a vc colocar a tela com a bateria.

 

já no segundo defeito ( a placa não liga mais nada) faça a medição te todos o pinos do PU1 e PL2, aproveita e meça a resistência da PR14 em relação ao terra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
,

, tenha o máximo de cautela ao colocar a ponta de prova do multímetro nos terminas de PWM, IO e etc,  afim de não fechar curto nem danificar mais nada.

 

bem,  pelo que entendi nas medições realizadas, no primeiro defeito (a placa se desliga em 10 segundos) não estava presente tensões VS as quais só aparecem apos o start. possivelmente o IO veio a avariar devido a vc colocar a tela com a bateria.

 

já no segundo defeito ( a placa não liga mais nada) faça a medição te todos o pinos do PU1 e PL2, aproveita e meça a resistência da PR14 em relação ao terra.

 

Salve os Jorges!!! Rss!!!

 

As tensões do PU1

 

pino 01: 18,53

pino 02: 18,64

pino 03: 18,72

pino 04: 18,71

pino 05: 0

pino 06: 2,13

pino 07: 0

pino 08:0

pino 09:0

pino 10:0

pino 11:0,4

pino 12:0,3

pino 13:0

pino 14:0

pino 15:0

pino 16: 0

pino 17:0,3

pino 18:0,53

pino 19:0,41

pino 20:18,57

 

Pl2: a bobina tem 18,63 v nos dois lados

pr14: 19 v nos dois lados

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

todas as tensões de PU2, PL5 e PL6, tem fonte assimétrica ?

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, As medidas:

 

PU2: pino 013,63

        pino 02 0,9

        pino 03:  1,06

        pino 04:  0,05

        pino 05:  0,65

        pino 06:  0,08

        pino 07:  0,06

        pino 08:  0

        pino 09:  4,68

        pino 10:  0

        pino 11:  0

        pino 12:  18

        pino 13: 4,95

        pino 14:  0

        pino 15:  0

        pino 16:  0

        pino 17:  4,63

        pino 18 : 0

        pino 19:  0

        pino 20:  0

 

PL5:  0 v

 

PL6:  0 v

 

Valeu, obrigado jorge pelo interesse

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tem fonte assimétrica ?

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Infelizmente não tenho, vc tem alguma ideia do que possa esta ocorrendo com essas fontes primarias?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O ideal seria dar seguimento aos testes com uma assimétrica, precisaríamos dela para localizar possíveis curtos, e simular algumas tensões.

Qualquer coisa que se mexa sem dar seguimento na analise será tiro no escuro.

Faltam algumas tensões importantes no pu1, mas poderiam facilmente estar ausentes por curto no SIO.

Faltam as tensões básicas 3 e 5 volts, quem as habilita é o SIO, e a tensão +3VLP que é gerada pelo pu2 no pino 3 está alterada, indicando curto na placa que poderia também ser o SIO, ou o ci da bios, etc...

Então se eu fosse mexer nesta placa começaria trocando o SIO, por pura probabilidade, sem nenhuma convicção, com base nos dados que temos, mas infelizmente sem assimétrica e talvez estação bga acho que localizar e resolver este defeito vai ser muito complicado, não esqueça que esse SIO precisa ser gravado com o arquivo de EC bios dessa placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...