Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Placa Mãe Itautec W7425 - "6-71-E51Q0D-D02A.GP" queimada - reparo CI P2808

Avalie este tópico:


abimail

Posts em destaque

Olá companheiros,

 

Sou técnico em informática mas com conhecimentos básicos em eletrônica e peguei o note acima somente para formatar mas na hora de ligar minha fonte genérica da bancada, sem querer tentei encaixar a ponta do conector da fonte no cabinho onde tem dois plugues, um menor e outro maior, e para minha infelicidade a fonte estava ligada e não vi que estava invertido e fez contato e queimou a placa mãe. Pois o plug estava encaixado no note.

 

Obviamente o plug não encaixou pela diferença de tamanho dos dois pininhos mas como estava ligada a fonte foi o suficiente para queimar pois saiu forte cheiro de queimado e não ligava mais.

 

Desmontei tudo e levei a placa mãe para um amigo técnico em eletrônica especializado somente em note e o mesmo identificou a queima dos dois componentes, o "P2808A1" e o super I/O "ITE IT8202E JX0". Comprei estes dois novos e fez a troca e nada. Não sei se usamos um modelo diferente do super I/O pois o original é "KBC ITE IT 8502E"

 

Alguém sabe me orientar a solução ou se alguém tem pra vender uma placa a base de troca mais em conta pois estou pagando do meu bolso o conserto pois foi eu sem querer que fiz a "caca". Obrigado!

 

 

Obs.: Segue abaixo descrição da tentativa de reparo:

 

"acabei de efetuar a troca do componente na placa mãe, e ela nem deu sinal de vida. Como falei quando troquei o outro componente que estava estufado, o antigo super I/O saiu fumaça pois tambem estava em curto. Provavelmente deve ter afetado outros componentes. Eu testei resistores e capacitores em volta do super I/O e estava tudo certo.

 

O problema é que o super I/O tem função de mandar voltagem para varios componentes da placa e quando ele entra em curto danifica vários outros.

 

Vou dar mais uma verificada para ver se acho mais algum componente em curto ou queimado. Só acho dificil porque quando é componente de proteção ou filtragem como capacitor, por ser  muitos componentes estourados  é dificil achar qual é.

 

[continuando...]

 

Trabalhei na sua placa durante quinta e sexta e não achei o que está causando o curto. Verifiquei que chega tensão no circuito de entrada, entao fui testando da entrada até os circuitos secundarios, troquei varios resistores e capacitores SMD que estavam com baixa impedancia. A solução seria encontrar uma placa usada em boas condiçoes para substitui - la. Não sei se você ja verificou se tem essa placa usada, mas eu também posso ver com alguns contatos se eles tem essa placa usada para substituir."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, em relação ao I/O tem certeza que é IT8202E?  Não encontrei nada a respeito dele, no caso do it8502e no final tem 3 letras que as vezes tem diferença, esses são os compativeis já comprovado pelo Perciva IT8502e JXA , JXT e JXS , em relação ao P2808A1 voce comprou onde? se não me engano tem uns falsetas no ML.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, em relação ao I/O tem certeza que é IT8202E?  Não encontrei nada a respeito dele, no caso do it8502e no final tem 3 letras que as vezes tem diferença, esses são os compativeis já comprovado pelo Perciva IT8502e JXA , JXT e JXS , em relação ao P2808A1 voce comprou onde? se não me engano tem uns falsetas no ML.

ola amigo, comprey no Ebay, 27 dias pra chegar deste vendedor, veja ==>

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente, o ci do anuncio que comprou não é o que é usado em notebooks.

 

Como ja discutido em um tópico aqui no fórum, o CI correto tem que ter a letra e o número final (A1) junto com o resto do código (P2808A1).

 

O CI com o código separado (P2808 A1) não serve em notebooks, pois é utilizado para outra finalidade.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente, o ci do anuncio que comprou não é o que é usado em notebooks.

 

Como ja discutido em um tópico aqui no fórum, o CI correto tem que ter a letra e o número final (A1) junto com o resto do código (P2808A1).

 

O CI com o código separado (P2808 A1) não serve em notebooks, pois é utilizado para outra finalidade.

 

vc acha que como foi soldado o CI errado e também trocado o super I/O este não foi danificado ? haja vista que a placa foi ligada para testes. Se eu comprar o CI correto deverá funcionar junto com o super I/O que ja foi trocado ? Obrigado!

 

Por gentileza, vejam se o super I/O que comprei pelo ML e já troquei, se é o correto ==>

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

E por último, me confirme se o CI desse anúncio no ML é o correto para eu comprar pois o vendedor envia o que dispor em estoque tanto o P2808A1 ou equivalente P2808B0 ==> Obrigado novamente! Deus abençoe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pois é Elder... já tinha soldado esse CI P2801 A1 que tinha comprado pelo ebay e já foi para o saco, acredito porque conforme o amigo "CJ" disse que é incompatível porque tem um espaço no código antes do "A1".

 

Chega tensão nele nas entradas e não tem os 3,3v na saída. Mas acredito que colocando o CI compatível P2808A1 ou equivalente "B0" funcione.

 

Minha preocupação agora é, se esse CI incompatível que tinha colocado, o mesmo queimou o super I/O ITE que tinha trocado depois. O que vocês acham ?

 

E alguém sabe me confirmar se este vendedor é confiável e se o CI dele me servirá sendo que é o equivalente "B0" ==>

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
!/description Pois está com melhor Custo X Benefício saindo por R$ 45,60 com frete sendo que na média do Ml fica entre 55,00 e 65,00 Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grato pelas ajudas "CJ", lhe dei um aplauso, rsrsr, se Deus quiser então não afetou o super I/O ITE que já tinha trocado e vc saberia me dizer se a reputação deste vendedor deste ITE é conhecida aqui no fórum e se ele é o certo e compatível ? Pois paguei R$ 17,00 tendo o final "JX0" ==>

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Sobre este P2808 do vendedor "JOTAENE2013" que lhe pedi uma sugestão, realmente na segunda imagem há um espaço entre o P2808 e o B0 ficando uma desconfiança cruel e nem vou arriscar nesse. Ele já confirmou no campo de perguntas que eu fiz, que realmente há um espaço entre o A1... tô fora... já caí uma vez no ebay, realmente veja as fotos em anexo sobre o que vc observou.

 

 

Finalizando então, por R$ 10,00 a mais poderia eu comprar desse outro do vendedor "MCNote" por R$ 55,00 sendo que já vendeu 34 peças do A1 e 26 do B0 e o ele é Gold há 11 anos no Ml, o que vc acha ? É conhecido e confiável aqui no fórum? ==> Deus abençoe.

P2808_B0.jpg.40dd21b0902a65a3fd76f7ace9db8413.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu pessoalmente, nunca comprei de nenhum dos dois vendedores citados, por isso não tenho como relatar nada sobre os mesmos.

 

Comprar no ML é complicado, principalmente componentes eletrônicos, mas o certo é verificar a reputação do vendedor e as qualificações dos compradores.

 

Na área de Casos Resolvidos do fórum, tem uma dica de um colega para burlar esse CI com apenas 1 diodo, um transistor e um resistor, mas usuários do fórum com menos de 50 mensagens não tem acesso.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pois é amigo "CJ", comprar no mercadolivre é só por Deus mesmo, por isso gostei tanto desse fórum, dos colegas mas ainda não tenho acesso a dicas de fornecedores, por enquanto vou enfrentando o Ml e o ebay na base da reputação e qualificação dos compradores...

 

Já vi aqui em outros tópicos que os colegas passaram essa dica de como "burlar! esse CI mas não consigo acesso ao detalhe... então vamos que vamos...

 

Enquanto isso tenho que ir me arriscando e comprando esse P2808, conforme vc pode ver no começo deste meu post, relatei que tinha comprado um pelo ebay e entrei pelos canos, era o A1 com espaço e ficou incompatível nem ligando a placa.

 

Agora vou me arriscar neste "McNote" do Ml por R$ 55,00 já que com 60 vendas do P2808 e pelas qualificações ninguém reclamou de incompatibilidade ainda, que Deus me ajude a ser feliz pois conforme relatei, queimei esta placa sem querer e estou arcando com o reparo...  :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já comprei vários desses e desconhecia o final separado, tem um esquema no forum pra adaptar um circuito no lugar desse p2808 procura e faz esse teste pra não ficar gastando grana, se funcionar vc coloca o componente correto.

vc já comprou alguns P2808 com final separado Elder? e trocou e funcionou ??? uau! que sorte colega.! Agora estou vasculhando toda a net e google a procura desta "adaptação" para burlar e ver se funciona antes de gastar ainda mais... God, help me! grato pela atenção colega.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o proprio ml entrega a rapadura dos cabras...

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que eu comprei foi deste vendedor:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
só que o CI torrou novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

já catei um monte de itautec e positivo que qdo torraram o p2808, a trilha do pino 2 derreteu e deixou exposta a trilha interna gnd..qdo soldava o ci nessa trilha já entrava em curto o b+ com o terra..se ligar fumega geral... nesses casos tive que entortar pra cima o pino do ci e isolei o pad defeituoso...fiz a ligação via jumper(fiozinho)

 

o ideal é sempre trocar o casal 20 .... orra, os ite's tão quase de graça, hein?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Troquei o CI P2808a1 a placa ligou por alguns segundos mas o CI torrou novamente, será que torrou porque eu não troquei o Super I/O ou não tem nada a ver?

 

O que eu comprei foi deste vendedor:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
só que o CI torrou novamente.

este Ci P2808 que vc recebeu tem como nos confirmar se a letra após o "P2808" está junto ou separado? Se é P2808A1 ou P2808B0 ou se tem um espaço nos dois últimos caracteres A1 ou B0, porque se tiver espaço, aconteceu que nem eu comprei pelo ebay e é incompatível pois ou é falsificado ou é para outra finalidade sem ser para notebooks.

 

Geralmente o super I/O ITE não vai pro saco quando queima este P2808, o meu queimou pois coloquei um incompatível com espaço antes do A1, agora estou comprando outro original. Vai a dica!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o proprio ml entrega a rapadura dos cabras...

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

obrigado pelo alerta destas qualificações negativas do Ml deste usuário V Core, porque eu comprei meu super I/O ITE dele e estou com receio de quando trocar novamente meu P2808 pelo original, este ITE que recebi dele seja fuleira, como poderei saber?

 

vi também que esse link da "rapadura dos cabras" se refere apenas as NEGATIVAS, mas ele tem muito mais Positivas, como posso confiar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

já catei um monte de itautec e positivo que qdo torraram o p2808, a trilha do pino 2 derreteu e deixou exposta a trilha interna gnd..qdo soldava o ci nessa trilha já entrava em curto o b+ com o terra..se ligar fumega geral... nesses casos tive que entortar pra cima o pino do ci e isolei o pad defeituoso...fiz a ligação via jumper(fiozinho)

 

o ideal é sempre trocar o casal 20 .... orra, os ite's tão quase de graça, hein?

Valeu pela dica colega "edsonninja" da troca do pino 2, ganhou um aplauso! Vou ficar esperto e observar, porque vc disse que senão fumega geral, isso seria ao próprio P2808 , o super I/O ITE ou algum outro ?

 

Estou trocando esse "casal 20" rsrsr e vc disse que os ite´s estão quase de graça, minha duvida é que paguei R$ 17,00 no meu com frete grátis só que foi desse usuário V Core que vc citou a "rapa dos cabras"... estou preocupado porque estou comprando outro P2808 original e se vai funfar.

 

E vc sabe me confirmar se o vendedor MCNote do Ml é confiável que estou comprando dele ? Pois ele tem 60 vendas dos P2808 (A1 e B0) ==>

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou muito desesperado já... preciso comprar um P2808 original e compatível, todos que achei no  Ml, o vendedor me respondeu que todos tem o código separado:

 

Ontem fiquei até altas horas da noite e estou até agora pesquisando a compra do P2808 compatível, no ebay ou alibabá demora muito, vi então no Ml e perguntei no fórum para pegar dicas dos técnicos que compram deles direto mas só que achei no Ml e são os seguintes:

 

P2808 com final "A1" por R$ 55,00, fiz a pergunta pra ver se o código é junto ou separado e o vendedor confirmou q o q ele tem é separado, e olha que este vendedor "MCNote" já vendeu 34 peças e ninguém negativou, mas não queria arriscar a perder dinheiro ==>

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Este mesmo "MCNote" tem o equivalente final "B0" tb por R$ 55,00 e refiz a mesma pergunta sobre o espaço do código e ainda não me respondeu, pela foto do anúncio é tudo junto, mas vou confirmar ==>

 

Ontem a tarde tinha perguntado neste outro anúncio com final "B0" por R$ 39,60 se tinha o espaço no código, pq pela segunda foto tem o espaço e o mesmo respondeu que é separado, então pulei fora ==>

 

Esse outro tb de ontem do final "A1" por R$ 44,90 fiz a pergunta pois o cara tinha vendido 2 peças e confirmou que há o espaço, tb vazei fora ==>

 

Estou ficando sem opção para tentar achar o compatível tendo o código tudo junto,

 

Alguém tem pra vender ou indica lugar confiável ? Deus abençoe, apdD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faz a solicitação no tópico de vendas e trocas:

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Deve ter algum colega do fórum que tem esse CI pra venda.

 

Da uma lida no tópico sobre o assunto do P2808 falsificado:

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...