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Como soldar / Dessoldar PWM 815LN e familiares

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Pessoal, poderiam compartilhar como fazer para soldar e dessoldar os CI's do tipo 815LN ( segue foto ), pois 3 vezes que tentei, ou quebrei o mesmo ou arranquei as trilhas da MB. Tentei com ferro de solda, com soprador térmico e nada... Não tentei ainda colocar na SP-360 que tenho, porém não queria ter que aquecer toda a MB pra poder trocar este CI. Poderiam compartilhar seus conhecimentos nesta situação também?

 

Abraços...

 

image.php?di=502U

 

 

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talvez os mais experientes possam te ajudar melhor, mas vou compartilhar minha experiência, normalmente eu uso fluxo 223 e estação de ar quente, pra evitar problemas aos componentes próximos eu passo uma fita prata neles. Tenta nas sucatas tenho certeza que logo terá sucesso.

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Amigo o mais correto é regular a estação de ar em uma temperatura bacana e em um fluxo baixo e não forçar o componente, aquecendo até ele soltar. Se houve problemas com rompimento de trilhas isso se deve ao fato de que a solta ainda não tinha derretido..

 

Caso não tenha uma estação de ar quente lá vai uma dica que eu costumava fazer: Pegue um pouco de fluxo de solda e derrame um pouco no componente, não muito, e em seguida derreta um pouco de solda salva chip em todo o seu entorno. Feito o procedimento anterior agora aqueça a solda com o ferro circulando o componente. Não vai demorar e o componente vai começar a soltar mas não force, vá somente dando pequenas pressões para ver se já descolou, quando soltar é só remover o componente e fazer a limpeza removendo a solda salva chip. (A ponta do ferro tem que ser bem fina)

 

Não use soprador térmico nem por ameaça de morte. É como usar uma peixeira pra fazer uma cirurgia de coração.  :(

 

Forte abraço!

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Amigo o mais correto é regular a estação de ar em uma temperatura bacana e em um fluxo baixo e não forçar o componente, aquecendo até ele soltar. Se houve problemas com rompimento de trilhas isso se deve ao fato de que a solta ainda não tinha derretido.

 

Caso não tenha uma estação de ar quente lá vai uma dica que eu costumava fazer: Pegue um pouco de fluxo de solda e derrame um pouco no componente, não muito, e em seguida derreta um pouco de solda salva chip em todo o seu entorno. Feito o procedimento anterior agora aqueça a solda com o ferro circulando o componente. Não vai demorar e o componente vai começar a soltar mas não force, vá somente dando pequenas pressões para ver se já descolou, quando soltar é só remover o componente e fazer a limpeza removendo a solda salva chip.

 

Não use soprador térmico nem por ameaça de morte. É como usar uma peixeira pra fazer uma cirurgia de coração.  :(

 

Forte abraço!

 

Quis dizer estação de ar, já corrigido, obrigado.

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Amigo o mais correto é regular a estação de ar em uma temperatura bacana e em um fluxo baixo e não forçar o componente, aquecendo até ele soltar. Se houve problemas com rompimento de trilhas isso se deve ao fato de que a solta ainda não tinha derretido..

 

Caso não tenha uma estação de ar quente lá vai uma dica que eu costumava fazer: Pegue um pouco de fluxo de solda e derrame um pouco no componente, não muito, e em seguida derreta um pouco de solda salva chip em todo o seu entorno. Feito o procedimento anterior agora aqueça a solda com o ferro circulando o componente. Não vai demorar e o componente vai começar a soltar mas não force, vá somente dando pequenas pressões para ver se já descolou, quando soltar é só remover o componente e fazer a limpeza removendo a solda salva chip. (A ponta do ferro tem que ser bem fina)

 

Não use soprador térmico nem por ameaça de morte. É como usar uma peixeira pra fazer uma cirurgia de coração.  :(

 

Forte abraço!

 

Amigo,  utilizo fluxo amtech dos EUA que comprei no ebay,  e a minha estação de ar quente já cheguei a deixar a 390 graus e praticamente 1cm do ci e por até quase 2 minutos com força do ar em 4... E nada do danado sair...  Acredito que aquela parte em baixo dele que é praticamente a base dele tem muita solda e por isso difícil de esquentar bem até sua fusão . mas obrigado pela dica...

 

Abraço.

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Ola amigo. vai a dica infalivel. com estação de ar, não soprador térmico pela amor de deus. ajuste para 350º vazão 4, use a fita de aluminio para garantir que os componentes ao redor não saiam, aplique um pouco de fluxo. agora o principal, antes de começar a esquentar o ci, aqueça um pouco por baixo dele e depois por cima. você vai ver, sai que nem manteiga. e para soldar o mesmo, retire a solda velha e passe solda nova nos contactos, passe um pouco de fluxo e aqueça um pouco primeiro, ai você coloca o ci e quando ele encaichar sozinho ta pronto. ok.

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Esses costumam ter um plano de massa que é difícil de "soltar" , visto que ele em conjunto com a board funcionam como um dissipador.

Se não tiver o nozzle com o tamanho certo ou possibilidades de fazer o pré-aquecimento é preferível usar uma daquelas pistolas de ar quente que os "kamikazes" usam para os "reflows" , como tem uma boca de saída de ar maior vai aquecer uma superfície com maior diâmetro e contrariar o efeito de dissipador do plano de massa da board.

Usa um termómetro e não deixa passar dos 230º e não cubra os componentes ao lado , a ideia é aquecer mesmo a board e a maior parte dos componentes smd resiste bem a essas temperaturas (tirando os condensadores electrolíticos , se tiver algum perto remove primeiro).

Em vez de fluxo coloca um pouco de pasta de solda ou "shunta" os pinos todos com solda com chumbo , a solda derretida à volta vai funcionar como um equalizador de temperatura permitindo retirar o CI a uma temperatura mais baixa garantindo que não fica nenhuma perna presa.

Antes de retirar dá um toque com uma pinça no chip de modo a deslocar um pouco para o lado (essa solda no meio mesmo derretida faz alguma "sucção" por causa da resina).

 

PS:

    Se usar a pistola de ar quente usa uma pinça maior para não queimar os dedos  :)

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Ok, obrigado galera pelas dicas...

 

Mas apenas pra reitificar... rsss:

 

Sempre tento utilizar materiais e ferramentas de boa qualidade, uso uma estação de ar quente, aquela com o cooler na ponteira já, com temperatura ajustável digitalmente e tal. Jamais usar por exemplo um soprador do tipo que usam pra colocar insufilm nos carros... Deus me livre... rsss...

 

E pra reballing comprei uma SHuttle Star SP-360... Me falaram que era uma boa máquina, e pra falar a verdade, achei um ÓTIMA máquina... rss

 

Enfim... Desculpem se dei a entender que seria um soprador térmico que estava utilizando...

 

E muito obrigado mesmo galera pelas dicas.

 

 

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Olá bom dia. Neste tópico tem um componente semelhante e já foram compartilhada algumas informações.

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Quem sabe não tem alguma coisa que você pode aproveitar.

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