Jump to content

Como soldar / Dessoldar PWM 815LN e familiares

Rate this topic

Recommended Posts

Pessoal, poderiam compartilhar como fazer para soldar e dessoldar os CI's do tipo 815LN ( segue foto ), pois 3 vezes que tentei, ou quebrei o mesmo ou arranquei as trilhas da MB. Tentei com ferro de solda, com soprador térmico e nada... Não tentei ainda colocar na SP-360 que tenho, porém não queria ter que aquecer toda a MB pra poder trocar este CI. Poderiam compartilhar seus conhecimentos nesta situação também?

Abraços...

image.php?di=502U

talvez os mais experientes possam te ajudar melhor, mas vou compartilhar minha experiência, normalmente eu uso fluxo 223 e estação de ar quente, pra evitar problemas aos componentes próximos eu passo uma fita prata neles. Tenta nas sucatas tenho certeza que logo terá sucesso.

Amigo o mais correto é regular a estação de ar em uma temperatura bacana e em um fluxo baixo e não forçar o componente, aquecendo até ele soltar. Se houve problemas com rompimento de trilhas isso se deve ao fato de que a solta ainda não tinha derretido..

Caso não tenha uma estação de ar quente lá vai uma dica que eu costumava fazer: Pegue um pouco de fluxo de solda e derrame um pouco no componente, não muito, e em seguida derreta um pouco de solda salva chip em todo o seu entorno. Feito o procedimento anterior agora aqueça a solda com o ferro circulando o componente. Não vai demorar e o componente vai começar a soltar mas não force, vá somente dando pequenas pressões para ver se já descolou, quando soltar é só remover o componente e fazer a limpeza removendo a solda salva chip. (A ponta do ferro tem que ser bem fina)

Não use soprador térmico nem por ameaça de morte. É como usar uma peixeira pra fazer uma cirurgia de coração.  :(

Forte abraço!

Amigo o mais correto é regular a estação de ar em uma temperatura bacana e em um fluxo baixo e não forçar o componente, aquecendo até ele soltar. Se houve problemas com rompimento de trilhas isso se deve ao fato de que a solta ainda não tinha derretido.

Caso não tenha uma estação de ar quente lá vai uma dica que eu costumava fazer: Pegue um pouco de fluxo de solda e derrame um pouco no componente, não muito, e em seguida derreta um pouco de solda salva chip em todo o seu entorno. Feito o procedimento anterior agora aqueça a solda com o ferro circulando o componente. Não vai demorar e o componente vai começar a soltar mas não force, vá somente dando pequenas pressões para ver se já descolou, quando soltar é só remover o componente e fazer a limpeza removendo a solda salva chip.

Não use soprador térmico nem por ameaça de morte. É como usar uma peixeira pra fazer uma cirurgia de coração.  :(

Forte abraço!

Quis dizer estação de ar, já corrigido, obrigado.

Amigo o mais correto é regular a estação de ar em uma temperatura bacana e em um fluxo baixo e não forçar o componente, aquecendo até ele soltar. Se houve problemas com rompimento de trilhas isso se deve ao fato de que a solta ainda não tinha derretido..

Caso não tenha uma estação de ar quente lá vai uma dica que eu costumava fazer: Pegue um pouco de fluxo de solda e derrame um pouco no componente, não muito, e em seguida derreta um pouco de solda salva chip em todo o seu entorno. Feito o procedimento anterior agora aqueça a solda com o ferro circulando o componente. Não vai demorar e o componente vai começar a soltar mas não force, vá somente dando pequenas pressões para ver se já descolou, quando soltar é só remover o componente e fazer a limpeza removendo a solda salva chip. (A ponta do ferro tem que ser bem fina)

Forte abraço!

Amigo,  utilizo fluxo amtech dos EUA que comprei no ebay,  e a minha estação de ar quente já cheguei a deixar a 390 graus e praticamente 1cm do ci e por até quase 2 minutos com força do ar em 4... E nada do danado sair...  Acredito que aquela parte em baixo dele que é praticamente a base dele tem muita solda e por isso difícil de esquentar bem até sua fusão . mas obrigado pela dica...

Abraço.

Ola amigo. vai a dica infalivel. com estação de ar, não soprador térmico pela amor de deus. ajuste para 350º vazão 4, use a fita de aluminio para garantir que os componentes ao redor não saiam, aplique um pouco de fluxo. agora o principal, antes de começar a esquentar o ci, aqueça um pouco por baixo dele e depois por cima. você vai ver, sai que nem manteiga. e para soldar o mesmo, retire a solda velha e passe solda nova nos contactos, passe um pouco de fluxo e aqueça um pouco primeiro, ai você coloca o ci e quando ele encaichar sozinho ta pronto. ok.

Esses costumam ter um plano de massa que é difícil de "soltar" , visto que ele em conjunto com a board funcionam como um dissipador.

Se não tiver o nozzle com o tamanho certo ou possibilidades de fazer o pré-aquecimento é preferível usar uma daquelas pistolas de ar quente que os "kamikazes" usam para os "reflows" , como tem uma boca de saída de ar maior vai aquecer uma superfície com maior diâmetro e contrariar o efeito de dissipador do plano de massa da board.

Usa um termómetro e não deixa passar dos 230º e não cubra os componentes ao lado , a ideia é aquecer mesmo a board e a maior parte dos componentes smd resiste bem a essas temperaturas (tirando os condensadores electrolíticos , se tiver algum perto remove primeiro).

Em vez de fluxo coloca um pouco de pasta de solda ou "shunta" os pinos todos com solda com chumbo , a solda derretida à volta vai funcionar como um equalizador de temperatura permitindo retirar o CI a uma temperatura mais baixa garantindo que não fica nenhuma perna presa.

Antes de retirar dá um toque com uma pinça no chip de modo a deslocar um pouco para o lado (essa solda no meio mesmo derretida faz alguma "sucção" por causa da resina).

PS:

Se usar a pistola de ar quente usa uma pinça maior para não queimar os dedos  :)

Ok, obrigado galera pelas dicas...

Mas apenas pra reitificar... rsss:

Sempre tento utilizar materiais e ferramentas de boa qualidade, uso uma estação de ar quente, aquela com o cooler na ponteira já, com temperatura ajustável digitalmente e tal. Jamais usar por exemplo um soprador do tipo que usam pra colocar insufilm nos carros... Deus me livre... rsss...

E pra reballing comprei uma SHuttle Star SP-360... Me falaram que era uma boa máquina, e pra falar a verdade, achei um ÓTIMA máquina... rss

Enfim... Desculpem se dei a entender que seria um soprador térmico que estava utilizando...

E muito obrigado mesmo galera pelas dicas.

Olá bom dia. Neste tópico tem um componente semelhante e já foram compartilhada algumas informações.

You are not allowed to view links. Sign in or sign up.

Quem sabe não tem alguma coisa que você pode aproveitar.

Guest
This topic is now closed to further replies.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Create New...