Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

LG S430 - Tem todas as tensões e acende o led power, mas não da start

Avalie este tópico:


lhugo

Posts em destaque

Ola pessoal....

 

to com um LG S430 que ta me quebrando a cabeça.

 

Tem todas as tensões, inclusive na bateria, mas não da start...

 

Troquei o PQ3 por ja ser um problematico de outros LGs que tive, retirei o zener PD2 e fiz a ressolda do PU1, além de tentar zerar a BIOS tambem.

 

Até agora nada, permanece o mesmo problema, alguem pode me sugerir algo??

 

link do esquema:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

pessoal, troquei o chip da BIOS dessa placa mãe, mas mesmo assim nada de conseguir ligar ela...

 

o led power acende normalmente, verifiquei as tensões e aparentemente tudo está de acordo, não estou conseguindo chegar no defeito, será que substituir o super i/o seria algo a se tentar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando voce se refere a todas as tensoes, de quais voce esta falando ? Aonde realizou essas medicoes ?

 

Disponibiliza o link do esquema para ficar melhor.

 

colega, me refiro as tensões da fonte da placa no circuito de entrada e no circuito de charger... tensão na BIOS, no Super i/o, ta tudo ok

 

medi os FETs, verifiquei curto em capacitores, fusiveis, retirei zener PD2 e nada

 

ainda por sorte tinha um super i/o dessa placa e fiz a substituição pra ver se podia ser nele o problema, mas tambem não resolveu

 

ou seja até agora,

 

fisicamente já troquei PQ3, retirei PD2, troquei a BIOS e o Super I/O e nada!!!  >:(

 

o bendito do led power acende, mas o pulso do start não faz acionar, mesmo enviando o sinal

 

segue o link do esquema:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom companheiro Lhugo, vi o esquema, fiz as minhas anotacoes num papelzinho e acredito ter entendido o necessario para comecar a analise.

 

Pre-considerando que a BIOS está OK

 

Se voce tem tensao na BIOS entao voce já tem +3VPCU e provavelmente também tenha +5VPCU, confira o mesmo no pino 17 do PU2 ou no positivo do capacitor PC42.

 

Tendo +3VPCU voce deveria ter 3V no botao de power que no momento de presionado zera, desta forma envia o sinal de NBSWON1# para o I/O, este por sua vez devolve 5VS5_ON e 3VS5_ON, estes sinais vao fazer que o PU2 libere as saidas de 5VS5 e 3VS5 que voce pode conferir na PL9 e na PL10.

 

Se até aqui estamos bem, voce já presionou o botao de power e passou a ter 5 e 3 volts na PL9 e PL10 respectivamente. O I/O sabendo que tudo foi bem libera RSMRST# e DNBSWON# que vao direto para o chipset e este responde enviando SUSB# e SUSC# para o I/O que vai liberar SUSON.

 

Se o problema for o I/O este nao vai enviar algum dos sinais citados acima, no entando se ele enviar os sinais mas nao receber respostas do chipset, entao seria bom tentar um reballing ou troca do chipset.

 

Lembrando que os sinais terminados em # tem seu estado de ligado em 0V, ou seja quando o I/O liberar RSMRST# para o chipset esta linha vai ter um pico de tensao momentaneo indicando que o pulso foi dado e depois voltará ao seu estado de 0V.

 

Acredito que este é um bom empurrao para comecar, e peco aos colegas que se notarem algum detalhe que haja sido ignorado por favor me corrijam já que ainda estou me adentrando neste tema dos sinais.

 

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom companheiro Lhugo, vi o esquema, fiz as minhas anotacoes num papelzinho e acredito ter entendido o necessario para comecar a analise.

 

Pre-considerando que a BIOS está OK

 

Se voce tem tensao na BIOS entao voce já tem +3VPCU e provavelmente também tenha +5VPCU, confira o mesmo no pino 17 do PU2 ou no positivo do capacitor PC42.

 

Tendo +3VPCU voce deveria ter 3V no botao de power que no momento de presionado zera, desta forma envia o sinal de NBSWON1# para o I/O, este por sua vez devolve 5VS5_ON e 3VS5_ON, estes sinais vao fazer que o PU2 libere as saidas de 5VS5 e 3VS5 que voce pode conferir na PL9 e na PL10.

 

Se até aqui estamos bem, voce já presionou o botao de power e passou a ter 5 e 3 volts na PL9 e PL10 respectivamente. O I/O sabendo que tudo foi bem libera RSMRST# e DNBSWON# que vao direto para o chipset e este responde enviando SUSB# e SUSC# para o I/O que vai liberar SUSON.

 

Se o problema for o I/O este nao vai enviar algum dos sinais citados acima, no entando se ele enviar os sinais mas nao receber respostas do chipset, entao seria bom tentar um reballing ou troca do chipset.

 

Lembrando que os sinais terminados em # tem seu estado de ligado em 0V, ou seja quando o I/O liberar RSMRST# para o chipset esta linha vai ter um pico de tensao momentaneo indicando que o pulso foi dado e depois voltará ao seu estado de 0V.

 

Acredito que este é um bom empurrao para comecar, e peco aos colegas que se notarem algum detalhe que haja sido ignorado por favor me corrijam já que ainda estou me adentrando neste tema dos sinais.

 

Boa sorte.

 

Amigo infosquadsn,

 

seguindo suas dicas, obtive exatamente os resultados abaixo, todos em conformidade:

 

PIN17/PU2: 5V

PL9: 5V

PL10: 3V

 

verifiquei os sinais e tambem estão aparentemente de acordo, com picos de tensão em intervalos curtos.

 

Fiz um reflow no chipset, mas nada de obter sucesso.

 

Infelizmente não tenho um chipset destes para efetuar a substituição, acho que o jeito é partir pro reballing pra ver o que acontece...

 

desde já muito obrigado pelas suas dicas, fica um aplaud pela qualidade das informações :-*

 

ainda não desisti dessa placa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Bom companheiro Lhugo, vi o esquema, fiz as minhas anotacoes num papelzinho e acredito ter entendido o necessario para comecar a analise.

 

Pre-considerando que a BIOS está OK

 

Se voce tem tensao na BIOS entao voce já tem +3VPCU e provavelmente também tenha +5VPCU, confira o mesmo no pino 17 do PU2 ou no positivo do capacitor PC42.

 

Tendo +3VPCU voce deveria ter 3V no botao de power que no momento de presionado zera, desta forma envia o sinal de NBSWON1# para o I/O, este por sua vez devolve 5VS5_ON e 3VS5_ON, estes sinais vao fazer que o PU2 libere as saidas de 5VS5 e 3VS5 que voce pode conferir na PL9 e na PL10.

 

Se até aqui estamos bem, voce já presionou o botao de power e passou a ter 5 e 3 volts na PL9 e PL10 respectivamente. O I/O sabendo que tudo foi bem libera RSMRST# e DNBSWON# que vao direto para o chipset e este responde enviando SUSB# e SUSC# para o I/O que vai liberar SUSON.

 

Se o problema for o I/O este nao vai enviar algum dos sinais citados acima, no entando se ele enviar os sinais mas nao receber respostas do chipset, entao seria bom tentar um reballing ou troca do chipset.

 

Lembrando que os sinais terminados em # tem seu estado de ligado em 0V, ou seja quando o I/O liberar RSMRST# para o chipset esta linha vai ter um pico de tensao momentaneo indicando que o pulso foi dado e depois voltará ao seu estado de 0V.

 

Acredito que este é um bom empurrao para comecar, e peco aos colegas que se notarem algum detalhe que haja sido ignorado por favor me corrijam já que ainda estou me adentrando neste tema dos sinais.

 

Boa sorte.

 

Parabéns amigo  pela sua dedicação  em ajudar, muito bom mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sim sim.. eu arrumei muitos notes desse modelo.. meu tio comprou em um leilão do superbid e me passou esse desafio de arrumar eles.. em um topico aqui do eletronicabr eu resolvi muitos trocando o PQ2 o famoso mosfet NIKOS. Mas algumas que eu troquei nao ligava ainda.. acendia o led e nao ligava.. eu regravei bios e fiz mais todos esses testes que vc fez tbm. Descobri essa solução sozinho e por acaso rs. Vc conseguiu ver o lugar que eu coloquei o componente ai na foto, circulado de vermelho?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vale a dica do companheiro eugenionaue, já que essa resistencia fica na saida do chipset e vai direto para o I/O, por ela passa outro pulso que leva o aparelho a sair do estado de suspensao, assim como o SUSB# e SUSC#, o nome do sinal é SLP_A# e pode ser conferido seu estado na resistencia citada ou no pino 82 do I/O.

 

Aclaro algumas coisas que acredito que nao tenham ficado muito claras na minha mensagem anterior.

 

As linhas de SUSB# /C#, assim como a de SLP_A# nao devem estar ativas já que elas, como o nome indica, levam o aparelho à suspensao ou sleep, ou seja, elas devem ter 3V.

 

Lembrando que os sinais terminados em # tem seu estado de ligado em 0V, ou seja quando o I/O liberar RSMRST# para o chipset esta linha vai ter um pico de tensao momentaneo indicando que o pulso foi dado e depois voltará ao seu estado de 0V.

 

Aqui acredito que inverti as bolas :(

 

O RSMRST# neste caso deve se manter em 3V e o DNBSWON# deve estar em 3V e ter uma queda de tensao rapida e voltar ao 3V constantes.

 

Isso me acontece por ter 10 PDFs abertos ao mesmo tempo  >:(

Peco desculpas  :).

 

Na pagina 45 do esquema voce pode conferir a power sequence, que indica as subidas e quedas nos sinais.

 

Caso o lance da resistencia nao funcione (acredito que é uma ótima verificacao), indique que tensao especificamente voce encontra nos sinais citados.

 

Boa sorte.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

Bom companheiro Lhugo, vi o esquema, fiz as minhas anotacoes num papelzinho e acredito ter entendido o necessario para comecar a analise.

 

Pre-considerando que a BIOS está OK

 

Se voce tem tensao na BIOS entao voce já tem +3VPCU e provavelmente também tenha +5VPCU, confira o mesmo no pino 17 do PU2 ou no positivo do capacitor PC42.

 

Tendo +3VPCU voce deveria ter 3V no botao de power que no momento de presionado zera, desta forma envia o sinal de NBSWON1# para o I/O, este por sua vez devolve 5VS5_ON e 3VS5_ON, estes sinais vao fazer que o PU2 libere as saidas de 5VS5 e 3VS5 que voce pode conferir na PL9 e na PL10.

 

Se até aqui estamos bem, voce já presionou o botao de power e passou a ter 5 e 3 volts na PL9 e PL10 respectivamente. O I/O sabendo que tudo foi bem libera RSMRST# e DNBSWON# que vao direto para o chipset e este responde enviando SUSB# e SUSC# para o I/O que vai liberar SUSON.

 

Se o problema for o I/O este nao vai enviar algum dos sinais citados acima, no entando se ele enviar os sinais mas nao receber respostas do chipset, entao seria bom tentar um reballing ou troca do chipset.

 

Lembrando que os sinais terminados em # tem seu estado de ligado em 0V, ou seja quando o I/O liberar RSMRST# para o chipset esta linha vai ter um pico de tensao momentaneo indicando que o pulso foi dado e depois voltará ao seu estado de 0V.

 

Acredito que este é um bom empurrao para comecar, e peco aos colegas que se notarem algum detalhe que haja sido ignorado por favor me corrijam já que ainda estou me adentrando neste tema dos sinais.

 

Boa sorte.

 

 

 

 

Só tenho uma coisa a ti dizer.....parabéns pela aula tão rica de conhecimentos. Deus te abençoe a voçê e sua família.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...