Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

notebook positivo premium sem controle de brilho

Avalie este tópico:


isaacponce

Posts em destaque

Bom dia amigos, estou com um positivo premium na bancada que veio sem funcionar o inverter, baixei o diagrama aqui e vi que o fusistor dos 19v do inverter estava queimado, fiz a troca mais a a tensão de controle do video esta em 0, no inverter esta chegando 19v, 2,5v, 0v e grn, em alguns testes percebi que em algumas vezes o controle do brilho chegou tensão intermitente, ja fiz reflow no chip sis 307 e não resolveu, procurei no diagrama qual o controlador desta voltagem e não encontrei, antes de ligar direto em 3,3v gostaria de tentar corrigir, entã conto com a ajuda de vcs,obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia amigos, estou com um positivo premium na bancada que veio sem funcionar o inverter, baixei o diagrama aqui e vi que o fusistor dos 19v do inverter estava queimado, fiz a troca mais a a tensão de controle do video esta em 0, no inverter esta chegando 19v, 2,5v, 0v e grn, em alguns testes percebi que em algumas vezes o controle do brilho chegou tensão intermitente, ja fiz reflow no chip sis 307 e não resolveu, procurei no diagrama qual o controlador desta voltagem e não encontrei, antes de ligar direto em 3,3v gostaria de tentar corrigir, entã conto com a ajuda de vcs,obrigado

percebi que o circuito regulador da bateria está com defeito tbm, treoquei os reguladores e mesmo assim ainda esta com 0v na saida que deveria ter em torno de 12v, tem um ci de gerenciamento de energia PU2,será que ele esta causando isso? será que este defeito esta relacionado com o controle do brilho lcd e sdby? Fora isso ele esta funcionando normal se ligar o inverter direto e na energia.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o note em questao for um Positivo Premium SIm o controle de LCD_Brightness (brilho) parte do pino 24 do Super I/O (U20), passa pelo R306, em um dos pinos desse resistor está ligado o C454 para o terra. O ponto de ligaçao entre o  R306 e o capacitor C454 vai direto para o pino 4 (LCD_Brightness) do inverter via L2(proxima ao conector do inverter). Primeiro verifica se há tensao no pino 24 do I/O. Depois dá uma checada no R306. Fuga no C454 pode matar a tensao de brilho e L2 aberta pode anular essa tensao tbm.

 

Boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fiz os testes o pino 24 do u20 esta 0v, L2 está bom, estou com dificuldade de localizar o resistor e capacitor que vc indicou por causa da serigrafia, colocarei a foto para se possivel vc me ajudar,observei a ausencia dos outros 2 componentes e o pino do inverter esta ligado diretamente ao 24 do super i/o, ou seja o ci esta danificado, vou tentar trocar.

20130608_023834.jpg.9929c5d3d67d35e86392108505755a5d.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isaac,

 

Nao achei o C454. No esquema eletrico ele é de 1uF, mas acho que ele inexiste nessa placa (tenho uma placa igual a essa aqui na sucata). O Resistor R306 é o que circulei em azul. É somente um "jumper". A trilha que liga o pino 24 do I/O ao pino 4 do conector do inverter é bem fina, entao faz o seguinte: mede continuidade entre o pontinho que circulei em vermelho , perto ao I/O, e o pino 4 do connector do inverter. Se não apitar faz um jumper direto entre esse ponto e o pino 4 do conector do inverter. Procura pelo esquema elétrico dela aqui mesmo no fórum pela inscriçao 6-71-M74S0-D05A GP e verifica o circuito de LCD_Brightness e Brightness. Procurei e nao achei nada ligado a esse circuito alem dos componentes que já citei.

 

Boa sorte.

Positivo_Premium.jpg.39f3e2089d29bd1e6beca10179161385.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olhando no esquema elétrico o inverter somente tem as tensoes de 19V (pin 1 e 2), 3,3V (pin3), brilho (pin 4) e GND (pins 5 e 6). Nao achei pino pra stand-by dele. Os 3,3 V vem do CI U28 (74LVC08) e é controlado pelo chip SIS307ELV ( U31). Mas o brilho vem do I/O. Procurei e nao achei o datasheet do I/O para ver internamente como é gerada essa tensao para o brilho e se ela depende de algum outro circuito externo ao I/O para ser gerada. Tenta fazer uma ressolda nele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

consegui 2 sucatas dessa placa e troquei o super i/o, infelizmente agora a placa nao dá mais nem sinal de vida, adianto que o chip que coloquei da sucata estava bom, a placa da sucata ligava e nao subia imagem, preciso de uma luz, agora nao sei mais o que fazer......

 

Da uma verificada se nao ficou algum pino "solto" do I/O, ou alguns em curto. As tesoes de 19, 5 e 3,3V estao presentes ou sumiram?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

as tensoes sumiram, so tem o de 19v na entrada, fiquei sem entender, ja examinei a solda e esta perfeita.

Tem um ci PU2 (MB 39 A 13 2) que acho ser o gerenciador de anergia? antes eu estava achando que ele estava com problema por que não mandava as tensões de carga da bateria, será que ele pode afetar as tensões de 3,3 e 5v? aguardo alguma dica, obrigado
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

as tensoes sumiram, so tem o de 19v na entrada, fiquei sem entender, ja examinei a solda e esta perfeita.

Tem um ci PU2 (MB 39 A 13 2) que acho ser o gerenciador de anergia? antes eu estava achando que ele estava com problema por que não mandava as tensões de carga da bateria, será que ele pode afetar as tensões de 3,3 e 5v? aguardo alguma dica, obrigado

amigos as tensoes de 3,3 e 5v estao ativas, no pino 74 do i/o tem 3,3v, já no pino 11 esta 0v, estou achando que pode ter danificado a bios, os leds nao acendem, pode estar sem post, alguem?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...