Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Fonte RM2-8022 oscilando e não liga

Avalie este tópico:


Fury_RafizZ

Posts em destaque

Boa Noite a todos,estou com uma fonte na bancada RM2-8022 de uma impressora HP modelo LaserJet Pro 400 m451w.

O cliente ligou em 220v, identifiquei tres componentes queimados.

FU2801 = FUSIVEL

Q2101 = MOSFET (K5A50D)

D2107 = DIODO (1F5G 9)

torqueis esses componentes e a placa não apresentou mais curto ao testar com lampadas em serie, porem ao retirar da lampada o mosfet K5A50D estava esquentando muito e voltou a queimar, essa fonte é dividida em duas placas, então voltei a pesquisar componentes em curto encontrei mais um diodo 1F5G em curto, porem como não encontrei esse diodo para comprar, coloquei no lugar o 1n4937, apos trocar esses diodos e o mosfet novamente, ao ligar na lampada em serie, a lampada fica oscilando acende e apaga bem fraco e não tem voltagem nas saídas, em baixo da fonte em um ci  que está gravado 1d13007 mais não consigo encontrar o datasheet dele em lugar nenhum, e nem o esquema eletronico dessa fonte, sera que seria um ci pwm? pode ser o causador dessa oscilação?

 

O usuário Fernando Schuch aqui do fórum já consertou uma dessas se puder me dar uma ajudinha fico muito agradecido

Editado: por CJ
Adicionado prefixo e tags.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se tiver a mão um indutimetro, meça o primário do transformador pequeno, deve dar cerca de 1,05mH, se der muito menos, pode mandar rebobinar o transformador que é ele.

 

Os diodos que você se refere são dois que ficam em série entre si, e em paralelo com o resistor de 0r91 ligado ao source do fet? Pode arrancar fora e deixar sem: não servem para absolutamente nada, além de queimar junto quando o fet queima.

Verifique os resistores entre o source do fet e o pino 3 do integrado, eles também causam esse sintoma. Quanto ao integrado, o código dele é o numero que aparece na linha de baixo, precedido por FA (FA5541, FA5570, etc...).

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se tiver a mão um indutimetro, meça o primário do transformador pequeno, deve dar cerca de 1,05mH, se der muito menos, pode mandar rebobinar o transformador que é ele.

 

Os diodos que você se refere são dois que ficam em série entre si, e em paralelo com o resistor de 0r91 ligado ao source do fet? Pode arrancar fora e deixar sem: não servem para absolutamente nada, além de queimar junto quando o fet queima.

Verifique os resistores entre o source do fet e o pino 3 do integrado, eles também causam esse sintoma. Quanto ao integrado, o código dele é o numero que aparece na linha de baixo, precedido por FA (FA5541, FA5570, etc...).

 

Opa boa tarde amigão, desde já agradeço pelas dicas, eu não tenho um indutômetro tenho esse aparelho da foto tenho um aparelho que comprei no Mercado Livre, que mede fets, capacitor e diz ser indutômetro vou tentar medir por ele, sobre resistores entre o source do fet e o pino 3 do integrado seriam os smd's em baixo da placa? e no integrado realmente tem 4 números a baixo do código que eu citei, vou ver qual é então, obrigado mesmo já ajudou muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O aparelho que tenho é esse medidor-de-esr-ohmimetro-capacimetro-indutimetro-envio-ja-209901-MLB20440231609_102015-O.webp?square=false

 

Os testes que dizem que ele faz são

 

Através da base - tensão de limiar emissor e alto fator de amplificação atual para identificar os transistores Darlington;

Pode detectar bipolares transistores MOS transistores e diodos de proteção;

Faixa de Resistência é de 0,1 Ohm até 50MOhms;

Faixa de Capacitancia 25pF até 100.000mF;

Faixa de Indutancia 0,01mH até 20H

Tensão de ruptura do diodo menor que 4,5 V Zener pode ser identificado;

Detectção automatica de componentes;

 

Mais não sei se funciona muito bem rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, são uns resistores smd. Medindo a resistência do pino 3 para o 4 dá pra ver se estão bons.. se não me engano nesse modelo mede no máximo uns cento e poucos ohms.

 

 

Medi entre o pino 3 e 4 do Ci deu somente 58,9 Ohms, medido do source do transistor e no pino 3 do ci da o mesmo valor, não consegui medir o transformador pequeno com meu aparelho, comprei um testador de chopper e comprei o Ci tb no ML assim que chegar já faço o teste para ter certeza,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia.

  Um dia aconteceu exatamente isso  comigo.  Fui descobrir estava comprando componente ruim(carimbado), compre outro fet em outra loja, pode colocar  um de 8na60 , 10na60 ,11na60,12na60 que funciona legal.  Tinha trocado tudo na placa e ela esquentando e queimando o fet, desconfiei e troquei o fet por outro de uma placa velha e ficou beleza não esquentou mais.

 

    Verifique diodo retificador da saída da fonte (secundário) em forma de um transistor num dissipador se ele não está queimado, pois se estiver causa isso também.

 

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia.

  Um dia aconteceu exatamente isso  comigo.  Fui descobrir estava comprando componente ruim(carimbado), compre outro fet em outra loja, pode colocar  um de 8na60 , 10na60 ,11na60,12na60 que funciona legal.  Tinha trocado tudo na placa e ela esquentando e queimando o fet, desconfiei e troquei o fet por outro de uma placa velha e ficou beleza não esquentou mais.

 

    Verifique diodo retificador da saída da fonte (secundário) em forma de um transistor num dissipador se ele não está queimado, pois se estiver causa isso também.

 

Boa sorte.

 

Bom dia amigo, então mais a fonte fica oscilando, não sei se o pwm está ruim ou o transformador que tem logo ao lado desse fet, eu comprei um testador de chopper e estou aguardando chegar para poder testar, vou trocar também o pwm, mais vou ver se consigo um desses fets que vc citou ai para fazer um teste e logo retorno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de pegar uma (quase) igual, código RM1-8027, e confirmei o valor da resistência, é esse mesmo => entre o source e o pino 3 tem um resistor de 51R (R2106) em série com um de 5R1 (R2116).  Os diodos que pode arrancar fora realmente são o D2107 e D2108.

 

Então esse valor de resistencia que eu medi esta correto? Vou trocar o CI e testar o trafo assim que chegar o testador para ver então.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de pegar uma (quase) igual, código RM1-8027, e confirmei o valor da resistência, é esse mesmo => entre o source e o pino 3 tem um resistor de 51R (R2106) em série com um de 5R1 (R2116).  Os diodos que pode arrancar fora realmente são o D2107 e D2108.

 

Boa noite amigo, troquei esse ci por um igual e coloquei um Mosfet 2n65 a fonte continua oscilando, eu comprei o mosfet igual ao que tinha na fonte mais nem cheguei a colocar, ai comprei o testador de choppers nele indica que o trafo está em curto, sera que acho um desses pra comprar você ja viu? ou se tiver a possibilidade de mandar enrolar eu nunca fiz isso onde geralmente se faz isso? sera que onde enrola motor faz?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas,

 

aqui em Poa eu mando para uma empresa perto aqui da oficina. Acredito que por aí se encontre alguma oficina de rebobinagem. Transformador de fonte chaveada não tem muito mistéri para bobinar... só precisa ter mais cuidado com a polaridade dos enrolamentos.

 

Segue anexo o esquema dele. A inscrição em negrito a direita é o awg do fio. A bobinagem começa com o enrolamento de baixo (62 espiras de fio 29, começando no pino 3 e terminando no 4).

 

pro400.jpg.2e202a9e603b23c16e41efa9f09b8e1a.jpg

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas,

 

aqui em Poa eu mando para uma empresa perto aqui da oficina. Acredito que por aí se encontre alguma oficina de rebobinagem. Transformador de fonte chaveada não tem muito mistéri para bobinar... só precisa ter mais cuidado com a polaridade dos enrolamentos.

 

Segue anexo o esquema dele. A inscrição em negrito a direita é o awg do fio. A bobinagem começa com o enrolamento de baixo (62 espiras de fio 29, começando no pino 3 e terminando no 4).

 

 

 

Buenas,

 

Cara fui em um lugar aqui o cara me pediu 150,00 Reais pra rebobinar e ainda disse que poderia não ficar bom pq ele nunca fez um desses =( achei meio caro, quanto vc paga ai? Sera que você não tem nenhum ai pra vender?  valeu em ta ajudando muito obrigado mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi. falei com eles hoje. Sai em média $50, mas precisam das medidas exatas do núcleo, e o espaçamento entre os pinos, para procurar um núcleo igual.

 

De todas as fontes de HP laser colorida, essa com duas placas em L é a mais enjoada.. é a única que dá defeito no transformador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Boa tarde senhores,

 

Uma dúvida, essa placa é equivalente à RM1-8027? Ligou no 220V aqui também, os diodos IF5g queimados, um resistor de 9.1ohms, o K5A50D e o RB215T.

 

Poderiam me informar qual o valor do capacitor c1105 na placa do secundário? A placa aqui chegou a mim sem ele.

Qual diodo schottky vcs indicam colocar no lugar do RB215T, não o encontro por nada.

Identifiquei inicialmente, também, os diodos smd D2901/D2902/D2109/D2102 em falha também, pode ser que o ic2101 esteja em falha também?

Obrigado!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Como amigo zazulak falou, peguei essa placa essa semana troquei fusível fu2801 mosfet q2101 e os dois diodos d2107 d2108, placa armo porém mosfet aquecendo e placa consumo alto,desmontei o trafo chopper realmente era ele, demorei 3 horas pra rebobinar ele por completo, são 5 camadas de enrolamento, as 2 primárias queimadas e entreles elas ficavam uma secondaria que também afetou devido aquecimento, quem tiver dúvidas podem ir direto ao trafo, raro queima este trafo mas como a placa e de 110 volts não tem nenhum varistor de protecao e fusível e de alta 6.3 amperes sobra transformador entra em curto.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

aqui em Poa eu mando para uma empresa perto aqui da oficina. Acredito que por aí se encontre alguma oficina de rebobinagem. Transformador de fonte chaveada não tem muito mistéri para bobinar... só precisa ter mais cuidado com a polaridade dos enrolamentos.

 

Segue anexo o esquema dele. A inscrição em negrito a direita é o awg do fio. A bobinagem começa com o enrolamento de baixo (62 espiras de fio 29, começando no pino 3 e terminando no 4).

 

WhatsApp Image 2019-07-09 at 2.52.22 PM (1).jpeg

WhatsApp Image 2019-07-09 at 2.52.22 PM.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...