Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido positivo unique mb j14im2x v1.1 liga com led azul e desliga em seguida

Avalie este tópico:

z142536

Posts em destaque

Bom dia amigos, venho mais uma vez pedir a ajuda de voces nesse caso...

bom estou com essa placa na bancada e o sintoma é o seguinte, quando ligo ela, ela acende led azul e em seguida desliga.

testes realizados:

teste de configuração minima, somente proc e memoria...da  a msm coisa...

porem sem o proc ela liga o led azul e fica...

parece ter um curto na linha do processador, mas nao estou conseguindo achar...

ja troquei os reguladores da fonte do proc...msm sem eles estarem em curto...ja troquei o pwm, super IO, o 8602gn, e continua tudo do msm jeito...

tenho os 3 e 5v..sempre... tenho 1.5 das memorias...

eu tenho 19v na entrada dos reguladores da fonte do proc,  mais nao sai nada...nem sem proc nem com o proc...

ja troquei o proc...e da a msm coisa...alguem tem uma luz? obrigado

Editado: por CJ
Adicionado prefixo e tags.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por padrão a gente costuma colocar o link do esquema utilizado já na primeira mensagem, isso ajuda muito quem quer lhe ajudar e visita vários e vários posts todos os dias, e não sei se acontece neste caso, mas as vezes existem esquemas diferentes para uma suposta mesma placa, postando o link do esquema você evita que alguém bem intencionado perca tempo fazendo analise do esquema errado para a sua placa. É este o esquema?

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário

Caso seja este o esquema, perceba que na página 3 ele trás a sequência de power.

Seguindo a sequência e segundo seu relato, imagino que não esteja sendo gerada a tensão +1.05V cujo o responsável é o OZ8116, U13, página 26.

Com a placa alimentada verifique se quando pressiona o power aparece alguma tensão na bobina L5. E sem alimentação se esta bobina não apresenta curto em relação ao terra.

Link para o comentário

Caso seja este o esquema, perceba que na página 3 ele trás a sequência de power.

Seguindo a sequência e segundo seu relato, imagino que não esteja sendo gerada a tensão +1.05V cujo o responsável é o OZ8116, U13, página 26.

Com a placa alimentada verifique se quando pressiona o power aparece alguma tensão na bobina L5. E sem alimentação se esta bobina não apresenta curto em relação ao terra.

sim..esta gerando 1.05v...porem somente sem o proc, com proc nao gera, pois a placa liga e desliga...

mesmo sem o processador na placa ela esta dando curto com o terra

Link para o comentário

, Já testou com outro processador ?

Link para o comentário

Se sem o processador gera os 1.05v quer dizer que não há curto na linha pode até haver algum eletrolítico ou tântalo com esr elevado demais ou algum outro defeito, mas antes de mais nada se for possível troque o processador para teste, pois pelo que descreves parece ser ele que está danificado.

Se após trocar o processador o defeito persistir podes continuar seguindo a sequência de power da página 3, e ver onde ela para.

Vá nos informando dos progressos.

Link para o comentário

Se sem o processador gera os 1.05v quer dizer que não há curto na linha pode até haver algum eletrolítico ou tântalo com esr elevado demais ou algum outro defeito, mas antes de mais nada se for possível troque o processador para teste, pois pelo que descreves parece ser ele que está danificado.

Se após trocar o processador o defeito persistir podes continuar seguindo a sequência de power da página 3, e ver onde ela para.

Vá nos informando dos progressos.

ja troquei o processador....ja coloquei o processador desta placa em outra e funciona normal...o processador esta ok...o sobre o fato da bobina dar continuidade com o terra?

Link para o comentário

É uma linha de baixa tensão e alta corrente, portanto é normal o multímetro bipar, pois a impedância da linha ficaria mesmo abaixo dos típicos 50 ohms valor em que a maioria dos multímetros acusa "curto". A questão é que se gera a tensão na bobina não há curto, a não ser que haja curto em alguma subdivisão posterior dessa fonte de 1.05v que só é acionada com a presença do processador.

Continue seguindo a sequência de power e verifique se todas as outras fontes estão ok.

Link para o comentário

, olá.

Levante a bobina L6 e refaça o teste apenas com processador e veja se manterá ligada a placa. Se a placa se mantiver ligada, verifique os MOSFETS Q14, Q15, Q16, Q19, Q23 e Q28. Analise também o CI U8. Recomendável medir o MCH (capacitores em cima do BGA).

[]'s

Link para o comentário

, olá.

Levante a bobina L6 e refaça o teste apenas com processador e veja se manterá ligada a placa. Se a placa se mantiver ligada, verifique os MOSFETS Q14, Q15, Q16, Q19, Q23 e Q28. Analise também o CI U8. Recomendável medir o MCH (capacitores em cima do BGA).

certo...sem a bobina a maquina liga e fica ligada...porem sem video...(claro rs) os reguladores citados,  nao apresentam curto, os reguladores de alta entra os 19v porem nao sai nada...

no u8 no VIN tenho 17v ..deveria ter os 19 certo? no pino28 vdda tenho 5v conforme esquema e no pino30 clk_enb que deveria ter 3.3 nao tem nada

[]'s

Link para o comentário

, acredito que este sinal só suba quando tiver VCORE na placa. Mas... dá uma verificada no Q49.

Fica uma observação: estes MOSFETS podem estar fechando curto apenas com alimentação. Um teste que poderá ser feito é inserir o processador, e medir a linha CPU_CORE, lógico que com processador a linha tende a ficar com reisistência extremamente baixa, mas nunca zerada. Veja se neste caso ela fica em 0ohm. A efeito de comparação, meça dois pontos de terra da placa e vai mostrar uma resistência no multímetro que em teoria deve ser 0, mas pode haver variação de 0,02ohms por exemplo. Se a mesma medida de dois terras forem iguais quando se medir a linha CPU_CORE, você tem curto.

[]'s

Link para o comentário

, medi eles e estao ok...somente apita quando esta com proc..

• Joinha 1
Link para o comentário

Eu testaria os mosfets de alta e baixa dessa fonte, Q14, Q15, Q16, Q19, Q23, e Q28.

Mas faça o teste que o

sugeriu primeiro.

;D

Link para o comentário

, mediu a resistência? É em escala ôhmica, 200ohms. Placa desligada sem qualquer alimentação em comparação com a medida do terra ok.

[]'s

Link para o comentário

,  no q49 eu tenho 3.3 no dreno e nada no gate...vou verificar agora as outras coisas e ja posto

Link para o comentário

, eu meço em scala ohms do terra para vcore e depois do terra para terra?

Link para o comentário

, isto, daí você compara as medidas, se forem iguais está em curto. Meça com processador, dará uma resistência bem baixa mesmo, mas não pode ser zero.

[]'s

Link para o comentário

, ok...deu 0.09 tanto do terra para o terra quanto do terra para o vcore...entao eu tenho um curto na alimentação?

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...