Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Notebook Acer aspire 3650 não liga

Avalie este tópico:


richarddmb

Posts em destaque

Boa noite,

 

Pessoal estou com um probleminha com um notebook. O problema é o seguinte:

Não consigo liga-lo. A fonte funciona perfeitamente, acredito que todos os outros componentes estão em ótimo estado, o unico problema parece ser na placa fuction (onde tem os botões power on, IE, E-mail etc...

Quando coloco o multimetro nos pinos de power on/off do notebook, ele mostra 15v, mas quando dou o contato ele não liga. já chequei os pinos, limpei a placa, esquentei um pouco o chipset (q não deu diferença alguma) e nada... tenho o esquema dele, mas fiquei muito confuso com ele... o esquema é esse:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Como o problema começou:

 

O notebook chegou aqui em perfeito estado (presente), porém ele foi emprestado e, alguém acabou derrubando-o... após isso, tive que começar a utiliza-lo sem a parte superior da carcaça, pois o botão estava quebrado e, não tinha peças para repor. utilizei este durante +- 1 ano e meio usando uma chave ou algo de metal para dar o contato p/ ligar-lo e nunca deu problema (A placa de função sempre desencaixava do plug, então tinhamos que ficar mechendo nela, até que num certo momento ela parou de funcionar de vez.

 

Se alguém puder me ajudar me dando alguma dica, quais componentes eu deveria verificar primeiro, principalmente, onde devo dar o contato na placa mãe para testa-la... seria de grande ajuda.

 

Estou baixando neste momento as aulas de Notbook que vocês disponibilizaram no site, para ver se eu aprendo algo novo, ou se essas aulas me ajudam a encontrar este problema, mas se alguém puder me responder, fico desde já muito agradecido. Não tenho pressa, pois é um not pessoal, então fico no aguardo...

 

Obs.: Sou novo na area de portateis, então caso tenha dito algo errado ou não tenha dado especificações suficientes, favor avisar, que no caso envio mais imagens... ok?

 

THANKS

02.jpg.a408203667cdff90b39d79400b7edeec.jpg

05.jpg.d5346e45ad02051a8a3d3142ecc6a53b.jpg

06.jpg.e86e1f66909ae0d6867cf795212b6d53.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz oque me indicou. resultado:

 

PC53 e PC51 estão dando carga 0,03v não possuo osciloscopio, fiz isso com o multimetro, neste caso, estes componentes devem ser trocados, ou devo testa-los com o osciloscópio mesmo??

Os dois estão com a mesma voltagem 0,03, então acredito que seja problema em algum circuito anterior néh?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, sim, ela está "aos pedaços"... trocarei ela assim que possível, mas de que adiantará troca-la se a fonte interna do note não estiver funcionando (acredito que tenha algum circuito com defeito e, por esse motivo o pc parou de ligar) se eu não conseguir liga-lo não adiantará trocar a start néh?

 

Ou, eu precisava saber se pra efetuar esse teste de voltagem do PC53 e PC51, a placa precisa estar ligada ou desligada (logicamente que eu liguei no 19v)? tenho que apertar o power_btn para que eu possa efetuar o teste, caso sim, terei que trocar essa placa start antes, já q ela está acabada, caso não, então tem algum curto circuito na placa mãe.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz oque me indicou. resultado:

 

PC53 e PC51 estão dando carga 0,03v não possuo osciloscopio, fiz isso com o multimetro, neste caso, estes componentes devem ser trocados, ou devo testa-los com o osciloscópio mesmo??

Os dois estão com a mesma voltagem 0,03, então acredito que seja problema em algum circuito anterior néh?

Verifica también la señal MAINPWON en la misma página. Esta señal viene de la pagina 36, y está controlada por el chip PU1B. (pin 7) Tiene que ser de 3 voltios o superior.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 5 semanas depois...

Olá pessoal.

 

Arranjei algum tempo e resolvi tentar encontrar o erro novamente.

Fiz uma série de testes e, realmente, não está correndo 3v nem 5v na placa. oque eu obtive foi o seguinte:

 

PU10: nulo

PQ1: entre 12v e 13v

P06: 0,41v e 0,45v

P07: 19v

PD4: 0,8v

PQ38: nulo

Q10: nulo

PUC: 12v

 

Eu não testei as bobinas ainda, mas no caso, será que alguém sabe me dizer qual componente está em curto?

Será que tenho de trocar o PWM que (possívelmente) não está transformando 19v em 5v/3v ??

 

Fico no aguardo.

 

Obs.: o esquema do note está aqui:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualização:

 

Fui medindo componente por componente:

 

PQ60 está saindo 1,8v e 3,2v

PC10 está saindo 3v

PQ59: 2,5v.

 

Não encontrei 5v em componente algum.

 

componentes nulos (sem nada de corrente)

 

PQ38, Q10, PL5/PL4 (não sei se corre energia na bobina com o pc desligado (no btn power)

 

 

Se ajudar, medi tbm o PR8 e o PR9 o dois com 0,29v

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado a todos pela ajuda...

Parece que o tópico desapareceu, eu acredito que seja pq eu medi errado a voltagem.

Agora as medidas estão corretas :)

 

PD4: 19/19 (entrada/saída)

PD1: 19/19  ('/")

PD2: 19/0,23('/")

PD18:19/0,21('/")

PQ54:12/0,22('/")

PQ53:16/0,22('/")

 

Seria isso... mas dá nada, valeu pelo esforço de vocês

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...