Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Positivo P237S não liga as vezes, leds piscam.

Avalie este tópico:


_GD_

Posts em destaque

Pessoal estou com o note acima que normalmente não liga, muito de vez em quando somente. Quando não liga o Led verde do power acende e pisca 2 vezes e depois volta a ser laranja.

 

A MB é uma Clevo 6-71-M74S0-D05A

 

No circuito que estou anexando temos os seguinte:

 

O 3.3 e o 5.0 estão ok.

o PD11 mede em curto, mas ele não esta em curto assim como o Mosfet PQ41, PC118 ...

 

Bem eu descobri que se eu abrir o jumper de solda PJ3 eu elimino o curto, mas não achei nada depois disso...

 

Eu tenho uma placa velha aqui no qual estou comparando medidas e medindo o PJ3 até o PD11 tenho curto do PJ3 até o catodo e uma impedância baixa no anodo.

 

Na que estou manutenindo é curto dos 2 lados.

 

Sei que parece obvio, vai atras do curto alem do PJ3... bem ainda não achei onde vai esse PJ3... mas o fato é: o curto existe ali e a placa as vezes liga.. então estou na duvida qual das 2 placas esta com a medida correta...

 

Alguem tem alguma luz para esse problema?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, se o notebook liga as vezes, não é componente em curto. Pode ser alguma solda encostando, ou algo de metal bem pequeno fechando curto, mas.... esse notebook positivo premium da esse defeito, mas é pau de BGA no SIS968.

 

Liga a notebook fazendo pressão com os dedos em cima do SIS968 que vai ver que a maquina liga normal.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa... esqueci de anexar o diagrama... hehe

 

Bem, mas o curto existe... E como eu disse as vezes liga, não sempre. Certa feita ligou e medi no PJ3 e apareceu o 1,05 v.

Agora que não ligou não tem essa voltagem.

 

Muito estranho.

 

Aguardo mais dicas, enquanto sigo os testes. Obrigado.

clevo.jpg.03e87a0593ce4f9ba5196aab3b831385.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem estou postando para futuras referencias ou para quem esta curioso no desfecho da historia (pelo numero de postagens ninguem hehe).

 

Bem... Achei o lugar onde vai o 1.05V, segui o curto... achei um pequeno circuito com 4 capacitores, não tive duvidas tirei os quatro e ... nada.

 

O curto permanece.

 

Alem dos capacitores o circuito vai para a perna A19 da PN ... SiSM672.

 

Ai ai nao tenho maquina BGa.. então ja era.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é típico da PN mesmo... vc disse que tentou um apertão e não virou.

 

Faz um ME na PS tbm... caso dê negativo novamente, verifique a tensão na pilha (bateria), pois se vc analisar o esquema vai ver que desse circuito da pilha sai um comando direto para a PS e sem esse a maquina não liga nem a pau.

 

Dá uma conferida nesse circuito e posta resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ae voltei a luta.

 

Bem, fiz novas mediçoes e segundo o esquema só tem 3 capacitores no 1.05 V após o PJ3. Como não é nenhum deles imaginei ser PN.

 

Bem a PN tem cola vermelha que é @#$% de tirar, e eu só tenho uma estação de retrabalho Hikari HK-939 então fiz um reflow mesmo.

E... a placa está ligando (de novo pq as vezes ela liga).

Corri e medi pra ver se ainda tem o curto no PJ3 ao terra e sim o curto existe e a placa liga.

 

Ou seja. Não sei se esse curto é normal.

Não sei se a PN está boa ou não.

Não sei se a placa ligou devido ao Reflow ou pq ela quis.

 

Mandei msg para meu professor e até agora nada dele responder... o cliente esta começando a ficar impaciente , ninguem mais na city faz esse tipo de serviço e eu não tenho tempo pra tercerizar.

Meu prazo é hoje pra resolver, e até agora quase nenhuma ajuda.

Alguma dica pessoal ou jogo na parede?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem ja vi que nao vou ter ajuda mas vou postando vai que ajude alguem né?

 

Desisti do pseudo-curto... esta medindo 0.04 na escala de diodo enquanto uma ponteira na outra mede 0.01, conclui então que é uma medida muito baixa e resolvi fazer algo que ja deveria ter feito.

 

Abri o PJ3. no lado do pseudo curto não existe voltagem alguma. no outro da fonte tbm não.

Se minha teoria esta certa, a fonte não esta funcionando direito somente as vezes, fui medindo.

 

No PQ42 que voces podem ver no 1 anexo meu antes desse pós PJ3, eu meço 19v nos pinos 5, 6 7 e 8. Blz, ta chegando voltagem.

No outro lado 1, 2 e 3 nada tem nem quando ligo o note, nem quando o led pisca enquanto aperto. (lembrando que na outra fonte eu consigo medir 1.2v enquanto os leds piscam)

 

Como medi esse mosfet e ele esta bom, inclusive armando e desarmando (tirei pra medir), deduzo que do pino 4 não entra pulso para armar o mosfet (estou afim de dar eu mesmo esse pulso hehe)

Imagino que com um osciloscópio eu conseguiria "ver" ou não se chega algo, mas não possuo nenhum...

 

Alguem sabe o que deveria armar esse FET? poderia eu testa-lo com um multimetro? É alguma voltagem?

Alguem possue algum conhecimento e um pouco de boa vontagem e tempo logicamente para me dar um help...???

 

Vou continuar os testes aqui e postando se tiver algum interessado em acompanhar. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tentei fazer o pulso no p4 do PQ42 sem sucesso...

E ainda acho que botei o bixano em curto :P

Agora nem ta ligando... mas ja deu o tempo q eu tinha pra dispensar ... tenho mto servico pra fazer e to empacado nessa porcaria.

 

Bem talvez eu desista, troque o mosfet e devolva como estava ou talvez eu volte a luta.

 

:(

 

ahh obrigado a quem tentou ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Troquei o mosfet, realmente ele tinha entrado em curto.. hehe ponteiras grandes para peças pequenas :P

 

Bem agora voltamos a estaca zero.

 

Como o pino quatro é alimentado direto pelo controlador NPC 5215 deduzo que o problema pode ser ele... ]

 

Alguem?

 

hehe

 

Bem, tirei ele da placa sucateada e me apavorei com a dificuldade pois ele tem solda embaixo dele tbm... Então ainda não tirei da placa do cliente, vou deixar para amanha enquanto espero uma alma caridosa me dar alguma luz...

 

Será que ele poderia estar causando o problema de não alimentar o Mosfet power PQ42 e largar os 1.05V no PJ3 e ainda sim largar as demais voltagens corretamente?

 

Plis alguem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...