Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Como trocar capacitores cerâmicos SMD

Avalie este tópico:


fabiopoe

Posts em destaque

Olá amigos, pintou uma dúvida, quando pego um note pra mexer e identifico um capacitor smd em curto eu procuro na sucata um capacitor do mesmo tamanho e substituo, no entanto, gostaria de saber se este é o procedimento correto ou se os amigos recorrem ao esquema para verificar voltagem e capacitância e fazer a substituição por um de mesmo valor, o que consumiria um tempo muito maior com as sucatas.

Editado: por warezland
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

No caso dos capacitores de cerâmica smd, realmente a unica referência que vc terá sem utilizar um capacímetro ou o esquema técnico sera o tamanho mas atente-se tanto ao comprimento quanto a largura, pode substituir por um exatamente das mesmas medidas, sempre fiz isso e nunca tive problemas.

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos, pintou uma dúvida, quando pego um note pra mexer e identifico um capacitor smd em curto eu procuro na sucata um capacitor do mesmo tamanho e substituo, no entanto, gostaria de saber se este é o procedimento correto ou se os amigos recorrem ao esquema para verificar voltagem e capacitância e fazer a substituição por um de mesmo valor, o que consumiria um tempo muito maior com as sucatas.

 

A função do capacitor cerâmico é filtrar a alta frequência para o terra não importa muito a capacitância todos tem uma baixa capacitância a real função dele é filtrar e joga na carcaça do aparelho !

E outra questão a tensão queles suportam e o de menos na verdade o oque importaria mais seria a temperatura pois eles também funcionam como uma proteção térmica quando os mesmos entrarem em curto é porque eles super aqueceram entendeu ?

Se ajudou fortalece com j+ 

  • Joinha 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Oi galera! Eu tô com um problema desse, não tenho um bom conhecimento em eletrônica, mas tenho uma ligeira noção, em fim... Eu encontrei um capacitor em curto na placa mãe do meu pc, até ai beleza, o problema agora é a substituição desse componente, por ser um capacitor cerâmico SMD. Eu não encontrei o esquema da placa e não tenho certeza se colocando um de mesmas dimenções, ira signficar mesmas características. Seria fácil se eu tivesse um capacímetro, porque dava pra aferir outro capacitor na mesma etapa e saber qual a capacitância do mesmo. (é uma região de Vcore). Bom, se eu quizer comprar o capacitor, como devo falar pro vendedor? Será que só em ver o componente, ele vai saber o valor pela dimensão ou ele vai perguntar os valores? Att.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Chico Junior 2019 Boa noite. 

Sugiro abir um novo tópico relatando seu modelo de placa , defeito, e teste efetuadoos, para os colegas lhe auxiliarem. 

Vc pode estar removendo esse capacitor se esta acredita ser ele o defeito, e se ele estiver em curto fora da placa é confirmado ser ele o defeito, mas atenção que capacitores do vcore apresentam baixa resistencia mesmo, afinal, para medir capacitor em curto utiliza-se escala de resistencia e nao continuidade.

Capacitor vc encontra em placas de sucata, nao é necessario comprar

Att.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 29/10/2016 às 20:53, admzangetsu disse:

No caso dos capacitores de cerâmica smd, realmente a unica referência que vc terá sem utilizar um capacímetro ou o esquema técnico sera o tamanho mas atente-se tanto ao comprimento quanto a largura, pode substituir por um exatamente das mesmas medidas, sempre fiz isso e nunca tive problemas.

 

vlw pela dica era isso que eu queria saber se o tamanho quando colocado exatamente igual eles seriam igual, obrigao

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...