Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Acer Aspire 4251 - MB JE40-DN - Liga mas não sobe o video

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Ola a todos do forum.

Estou postando essa dica, mas creio que ja deve ser do conhecimento de voceis esse defeito.

Essa placa mae tem chipset amd, o famoso ati 216-0752001, quando peguei 2 notebooks com esse mesmo problema, ja presumi que o problema seria defeito de bga na ponte norte. Liga mas não da video nem na tela interna quanto monitor externo.

Fiz o ME para diagnosticar o defeito, mas nao funcionou. Troquei o processador, memoria, fonte, tela, regravei a bios e troquei o ci e etc.. nada adiantava.

Por ultimo resolvi trocar a bateria da cmos que por sinal, nao estava tao abaixo da tensao normal 2,89 v, e para minha surpresa o notebook voltou a dar video.

Só que para trocar essa bateria tive que fazer uma adaptação pois nao tinha outra com chicote para trocar, e essa placa tem uma pegadinha no conector do chicote tem uma setinha que aponta pro pino 1 que geralmente é o positivo da bateria. So que nesse caso é ao contrario, se observarmos a bateria original o fio vermelho positivo é no pino 2. Eu estava tentando ligar o positivo no pino 1 e o notebook nao dá video assim, somente com o positivo no pino 2.

Faço uma adaptação de uma bateria com 2 fios, cada fio com uma chapinha de cobre soldada na ponta e colo na bateria com uma fita de aluminio para nao soltar, e ai faço um sanduiche com as chapas e a bateria no meio. Fecho tudo com um termo retrátil da largura da bateria e preencho com cola quente, assim evita de ficar dando mal contato se essa bateria sofrer movimento dentro do notebook. A outra ponta do fio eu soldo direto nos terminais do conector da bateria da placa mãe.

Estou postando uma foto para mostrar melhor o que foi feito e se atentem que eu estou circulando o pino 1 do conector. Voceis vao ver que tem uma marca do proprio fabricante, mas ignorem que esse não é o pino 1 e sim o outro do lado.

Agradeço a todos do forum pela atenção!

 

63c320df-25ab-4fb6-a878-2f682d98d556.jpg.fa88079266e72a7f6e038587f70d8918.jpg

ca2b27d0-e983-40f3-ab29-693675624073.jpg.91532faab53da9184954222a4c23bfd7.jpg

Editado: por GBS_Info
Adicionado prefixo e tags.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...