Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Qual melhor metodo para limpeza da cabeça impressão epson l355?

Avalie este tópico:


Ney.info

Posts em destaque

Ola pessoal estou começando a me aventurar em conserto de impressoras ja trabalho com informática e eletrônica a um bom tempo ,mas no caso de impressoras estou engatinhando na área ..

tenho duvidas de qual melhor método para fazer limpeza das cabeça impressão da epson l355 ela esta com a cor cyan totalmente obstruida e ja vi varios videos na internet cada um tem sua formula para desentupir a cabeça de impressão mas fico na duvida qual melhor método e mais eficaz para fazer tal procedimento sem danificar de vez  a impressora?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia.

  Com calma e experiencia fica fácil .  Faça o seguinte:

  Retire a cabeça e com uma seringa com veja multiuso azul injete em cada bico e veja a vazão por baixo , todos os buraquinhos de cada bico tem que sair os jatos de veja simultâneamente e com vazão igual.

Se não sair ,coloque ela no ultrason e refaça o procedimento.Cuidado pra não deixar cair veja no conector do chicote da cabeça , senão ela queima.

  Depois monte ela e com outra seringa enfie embaixo de cada cartucho e puxe até sair todo o ar de dentro (até o cartucho ficar cheio de tinta). Monte tudo e manda fazer uma limpeza de bico atravez do sofware da impressora e espere 40 minutos e mande imprimir.

  Geralmente é ar dentro das mangueiras fazendo a impressora falhar uma das cores.

Boa sorte.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, antes de retirar qualquer cabeçote, verifique antes via software se a mesma não consegue a limpeza dos jatos, sempre usar tintas originais e especificas para os modelos em questão, mínimo 4 tentativas de desentupir os jatos, verifique se nos cartuchos tem tinta, pois pode esta havendo entrada de ar e a tinta não esta vindo do reservatório de maneira correta, caso os cartuchos não tenham tinta puxe com uma seringa numa posição que encha os cartuchos de tinta refaça a tentativa de limpeza, ai se não houver resultado retire a trava do cabeçote, com água filtrada e um pouco de VEJA Multi Uso esquente 30 segundos microondas e deixe de molho por 30 minutos, com uma seringa limpa injet somente água filtrada e veja se sai água em todos os orifícios caso positivo , repita a operação com um pouco da tinta olha bem antes o tinta a ser usada ,use seringas separadas para cada cor, pois o cabeçote precisa ficar sem ar e já com um pouco da tinta correspondente, e já com os reservatórios abastecidos e os cartuchos cheios refaça o teste de desentupimento ,só não irá funcionar se o cabeçote não tive jeito mesmo..

Boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Bom dia!

Uma dica, antes de retirar a cabeça para efetuar a limpeza, já me economizou muito tempo!

-Ligue a impressora, e assim que ela começar a movimentar o carro, desconecte o cabo de energia, para que o carro fica liberado.

-Movimente o carro para o lado esquerdo da impressora

-Coloque um pedaço de algodão embebido com veja multiuso (azul), em cima do sistema que faz a limpeza do cartucho (lado direito da impressora).

-Retorne o carro manualmente para lado direito, até ele encostar no final.

-Deixe de um dia para o outro (sempre faço este procedimento final de tarde).

- retire os cartuchos do carro, e verifique se eles não estão com ar dentro, se tiver, coloque uma seringa no encaixe inferior e puxe até que ele encha de tinta (fazer em todos).

- por fim, mande a impressora fazer a limpeza da cabeça, no máximo três vezes.

- pedir para verificar jatos.

- Se estiver ok, faça uma cópia em preto, e uma em colorido, se estiver tudo ok, ótimo não precisou abrir a impressora, se continuar problema faça os procedimentos sitados pelos colegas.

Espero ter ajudado!

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

Amigo Ney, boa tarde!

as informações do adas pelos nosso amigos acimas são muito, validas e evite que você vem desmontar a cabeça desse equipamento, até porque essa série da Epson é muito melindrosa e qualquer vacilo vem a queimar a cabeça ou transistos na placa lógica, mas se tiver que desmontar para limpar ou trocar a cabeça se assegure de alguns intens importante.

 ao colocar a cabela de molho não dixar que o liquido cheque até o contato do conector do flat da cabela de impressão.

deixar secar por 24 horas ou um pouco mais , depois de uma soprada no conector do flat da cabeça de impressão 

não esqueça de colocar um pouco de tinta referente as cores na cabeça antes de montar e ligar o equipamento , a tinta vai prevenir se ainda tiver algum liquido no interior da cabeça a tinta ira tirar e não provocara curto na mesma

e por ultimo tenha cuidado ao retornar com os flat da cabeça de impressão, tanto eles como os coponentes da placa lógica são muitos melindrosos.

espero ter ajudado de alguma forma se tiver duvida de um alo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, li os posts e na minha humilde opinião,  não existe uma regra pra esse tipo de reparo, agora, alguns procedimentos, requerem atenção.

Na minha humilde opinião, alguns procedimentos citados acima, são de fato muito agressivos à frágil cabeça de impressão. Não estou aqui julgando ou forçando a fazer de forma que eu faço, e sim, opinando diante de 25 anos de profissão na área.

O custo de uma solução pra limpeza de cabeça é ínfimo, comparado ao custo do equipamento e o tempo que se perde tentando limpar com produtos agressivos como o "VEJA". O veja contem elementos químicos que, apesar de te dar a impressão de desentupimento,  (até desentope) mas compromete a qualidade e longevidade da mesma.

Para as assistências que recebem muitos equipamentos Epson, indico a compra da solução de limpeza, não precisa ser específica pra Epson, podem usar a solução de limpeza pra cartucho de impressão (recarga de cartuchos) SEM AMÔNIA !

O procedimento que faço é simples e na grande maioria o sucesso é certo.

Alguns aspectos devem ser levados em consideração:

1º O tempo em que o equipamento ficou parado;

2º A qualidade do cartucho de impressão, se original e compatível ou ainda recarregado. Acreditem, tem gente que recarrega esse cartucho;

3º Se tem bulk instalado. Ai é tranqueira mesmo;

4º Entre outros

Dica, quanto menos se mexer na cabeça melhor, EU não removo ela de forma alguma. Se chegar ao ponto de realizar os reparos que faço e não funcionar, não vai ser removendo ela que vai resolver. O ato de remover a cabeça, implica em ter alinhar com software de reparo específico, não é o alinhamento feito pelo driver do windows, entre outros procedimentos. Sem falar em gerar outro problema como queima e qqer outro relacionado ao flat.

Se chegar ao ponto do procedimento não resolver, eu condeno pois, a garantia é certa, e você terá que refazer o trabalho novamente. Todos sabem que retrabalho na sua grande maioria é mais oneroso que o primeiro atendimento.

Vamos lá:

Eu não removo os cartuchos, o ato de remover ocasiona entrada de ar no sistema e não é isso que queremos.

Com o uso de uma seringa, coloco a solução de limpeza no kit de limpeza, onde os cartuchos descansam.

Manualmente, movo o carro para a posição inicial como se estivesse desligada. Nesse ponto a cabeça repousará sobre a solução e ficará agindo.

Aguardo 24 horas. 

Após isso, realizo o procedimento de limpeza via software, no driver do windows mesmo. Em alguns casos, existem 2 opções, o com maior poder de limpeza e o mais simples que economiza tinta.

Escolho o mais simples e testo. Não deu certo ? faço o intensivo. Não deu certo, volto com a solução. 

Nesta etapa, pra que o software não entenda que estamos realizando a limpeza e contando o nível da tinta, eu sugo a solução e juntamente com a tinta pela mangueira que vai pro descarte. Com esse procedimento, eu elimino possíveis bolhas de ar no sistema e faço com que a cabeça sofra pressão da própria tinta em seus nozles e consequentemente, desentupindo-os

Refaço o procedimento até 3x ou se ver se está resolvendo tento mais umas 2 no máximo.

Se não deu certo, condeno !

Aceito críticas construtivas, postem em caso de dúvidas.

Sucesso a todos !

 

 

 

 

 

 

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/08/2017 às 11:14, ALR Cartucharia disse:

Pessoal, li os posts e na minha humilde opinião,  não existe uma regra pra esse tipo de reparo, agora, alguns procedimentos, requerem atenção.

Na minha humilde opinião, alguns procedimentos citados acima, são de fato muito agressivos à frágil cabeça de impressão. Não estou aqui julgando ou forçando a fazer de forma que eu faço, e sim, opinando diante de 25 anos de profissão na área.

O custo de uma solução pra limpeza de cabeça é ínfimo, comparado ao custo do equipamento e o tempo que se perde tentando limpar com produtos agressivos como o "VEJA". O veja contem elementos químicos que, apesar de te dar a impressão de desentupimento,  (até desentope) mas compromete a qualidade e longevidade da mesma.

Para as assistências que recebem muitos equipamentos Epson, indico a compra da solução de limpeza, não precisa ser específica pra Epson, podem usar a solução de limpeza pra cartucho de impressão (recarga de cartuchos) SEM AMÔNIA !

O procedimento que faço é simples e na grande maioria o sucesso é certo.

Alguns aspectos devem ser levados em consideração:

1º O tempo em que o equipamento ficou parado;

2º A qualidade do cartucho de impressão, se original e compatível ou ainda recarregado. Acreditem, tem gente que recarrega esse cartucho;

3º Se tem bulk instalado. Ai é tranqueira mesmo;

4º Entre outros

Dica, quanto menos se mexer na cabeça melhor, EU não removo ela de forma alguma. Se chegar ao ponto de realizar os reparos que faço e não funcionar, não vai ser removendo ela que vai resolver. O ato de remover a cabeça, implica em ter alinhar com software de reparo específico, não é o alinhamento feito pelo driver do windows, entre outros procedimentos. Sem falar em gerar outro problema como queima e qqer outro relacionado ao flat.

Se chegar ao ponto do procedimento não resolver, eu condeno pois, a garantia é certa, e você terá que refazer o trabalho novamente. Todos sabem que retrabalho na sua grande maioria é mais oneroso que o primeiro atendimento.

Vamos lá:

Eu não removo os cartuchos, o ato de remover ocasiona entrada de ar no sistema e não é isso que queremos.

Com o uso de uma seringa, coloco a solução de limpeza no kit de limpeza, onde os cartuchos descansam.

Manualmente, movo o carro para a posição inicial como se estivesse desligada. Nesse ponto a cabeça repousará sobre a solução e ficará agindo.

Aguardo 24 horas. 

Após isso, realizo o procedimento de limpeza via software, no driver do windows mesmo. Em alguns casos, existem 2 opções, o com maior poder de limpeza e o mais simples que economiza tinta.

Escolho o mais simples e testo. Não deu certo ? faço o intensivo. Não deu certo, volto com a solução. 

Nesta etapa, pra que o software não entenda que estamos realizando a limpeza e contando o nível da tinta, eu sugo a solução e juntamente com a tinta pela mangueira que vai pro descarte. Com esse procedimento, eu elimino possíveis bolhas de ar no sistema e faço com que a cabeça sofra pressão da própria tinta em seus nozles e consequentemente, desentupindo-os

Refaço o procedimento até 3x ou se ver se está resolvendo tento mais umas 2 no máximo.

Se não deu certo, condeno !

Aceito críticas construtivas, postem em caso de dúvidas.

Sucesso a todos !

 

 

 

 

 

 

Interessante suas observações.

Também faço limpeza e nunca usei veja. Somente solução própria para limpeza.

- Tentar limpar via software (as vezes cliente nunca fez limpeza);

- Deixar solução no kit de limpeza, com maquina desligada, descansando a cabeça para desentupir;

- Refazer procedimento de limpeza de software;

- Injetar nas cabeças solução, deixar descansar e depois tentar impressão e limpeza via software;

- Último caso, remover cabeça e passar no ultrasom, com solução e agua morna, repetir dia seguinte, inclusive injetando com seringa;

 

Cuidado ao remontar. Não molhar contatos da cabeça, pode queimar F1, ...

 

Geralmente leva dias... mais de 1 semana até que processo finalize e sempre com melhoras até ficar perfeito. Se passar disso e não for melhorando, pode jogar fora que não vai limpar ou ficar perfeita!

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, ALR Cartucharia disse:

Ultrassom não uso. Já ferrei cabeça com ele. Não deu certo nas tentativas, condeno. 

geralmente quando tudo anteriormente falha... ou quando devolvia sem conserto... foi o ultrassom que resolveu!

eu recomendo em última saída, pois acredito que umas 2x tive problema e a impressão ficou pior..., mas cliente estava avisado. Foi tipo última saída. blz!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, teleweb disse:

geralmente quando tudo anteriormente falha... ou quando devolvia sem conserto... foi o ultrassom que resolveu!

eu recomendo em última saída, pois acredito que umas 2x tive problema e a impressão ficou pior..., mas cliente estava avisado. Foi tipo última saída. blz!!!

Exatamente, risco gerenciado, pq o cliente tem estar ciente que esse método pode ferrar de vez. Tem cliente que exige que o equipamento volte no mínimo como estava. Por isso não faço.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não recomendo o uso de cuba ultrassônica pode piorar a situação.
A cuba pode gastar a cabeça já frágil, podendo remover a proteção da cabeça por causa do atrito.
veja um exemplo:
lote-cabeca-de-impresso-tx-125-135-entupidas-no-estado-D_NQ_NP_456115-MLB25168333332_112016-F.jpg
Quando for injetar solução de limpeza não fazer com força, podendo romper a vedação colocando a cabeça em curto.
Não colocar veja ou solução de limpeza no descanso, pois quando ligar a impressora o movimento do carro pode fazer com que espirre liquido no flat queimando a cabeça.

O correto é remover a cabeça e deixar ela na solução.
Deixar a cabeça secar(24hs), utilizar limpar contato para não ficar resíduo de liquido no encaixe do flat.

  • Joinha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...