Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O que usar na limpeza de memórias e slot da placa mãe ?

Avalie este tópico:


Posts em destaque

  • Respostas 95
  • Criado
  • Última resposta

Principais posts deste tópico

Principais posts deste tópico

Imagens Postadas

  • 2 meses depois...

amigo nessa hora tem varias receitas bem interessantes cabe a vc ver o que seria mais adequando para vc usar.

vc pode usar limpa contato que seria o mais correto a ser usado, vc pode usar alco isopropílico que na minha opinião não ajuda muito

eu uso solvente thinner 110 pq ele limpa bem a placa não sem agredir muito e não e tão caro, no caso do solvente vc tem que ter cuidado no notebook com as pesa de plastico que ficão a vista pq ele pode corroer.

então vai no que vc mais confia e gosta mais de trabalhar.

eu aprendi a usar solvente com uns caras da velha guarda da eletrônica e não troco ele por nada !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje em dia não se pode levar em consideração só a limpeza dos contatos do pente de memória. Elas são soldadas com solda LeadFree, que são quebradiças devido à ausencia de chumbo nas mesmas, portanto, leve em consideração efetuar um REFLOW com estação de ar-quente nos chips de  DDR II e DDR III são BGA e mais suscetíveis a este problema de mau contato da solda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, Álcool Isopropílico é uma mão na roda em termos de limpeza. Sempre que termino qualquer processo de soldagem com SMDs limpo tudo com ele. Como uso fluxo de solda, a placa fica parecendo nova. Sei que não é o recomendado, mas nos Slots de memória uso um jatinho de álcool (dado com frasco de colírio) e na falta da escova anti estática, escova de dentes com cerdas de borracha. O uso de lixa não é recomendado pois acaba desgastando a fina camada de ouro do contato perdendo sua eficiência na condutividade.

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

A anos que trabalho com informática, e digo o seguinte: Limpar memória com borracha é o mesmo que limpar a bunda com urtiga.

 

Borracha derrete com o tempo e o calor. É a mesma coisa dessas "gominhas" de prender dinheiro. Se você passa borracha em uma memória, ela deixa resíduos que vão derreter com o tempo e aquecimento. Sempre vai ficar traços de borrachas nos contatos, daí eles derretem no slot, danificam o Slot e a solução é só trocando o Slot, pois trocar a memória não adianta mais. Por causa desses técnicos da borracha já troquei vários slots de memória, todos bastante danificados. E é fácil verificar isso: Contatos escurecidos, centelhados, em alguns casos a poeira com o resíduo trava a mola do Slot e o contato não funciona, ou seja, fica milésimos afastado do contato da memória e a mesma, dependendo de qual é o contato, morre.

O ideal é uma escova de latão, álcool isopropílico (é caro, mas só é aceito isopropílico em eletrônica, não se usa outro tipo de álcool, a não ser que seja para algo bem específico) e flanela anti-estática. Outra ferramenta é a lixa de memória. Se não encontrar pode providenciar de uma lixa de metal para unha (sua mãe, irmã, mulher, etc... vai saber comprar uma pra você). Para usar quebre o cabo, e corte a ponta. Utiliza na vertical mesmo, e a medida que for utilizando corte a parte que se usa para lixar. Nunca use mais de 3 vezes pois dependendo do estado você pode danificar ainda mais o slot de memória.

Também lembre-se de utilizar luvas. Nunca por mais que esteja com pressa ou seja tentado toque na placa com as mãos. O verdadeiro profissional preza pela qualidade no serviço.

Outra opção no caso da memória dar erro, é ressoldar os chips de memória, ou trocar os reguladores de tensão que em alguns casos também dão pane.

Borracha nunca!

 

 

 

..."O que se limpa com borracha, se limpa com cuspe..."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso borracha Mercur daquela Azul/Marrom e álcool isopropanol.  Esta borracha é seca e bem abrasiva e limpa muito bem qualquer contato, basta passar pincel pra tirar os residuos dela.

 

Outros técnicos usam borracha Branca, mas ela deixa um pouco do látex puro no proprio contato das memorias e vc terá que esfregar com alcool e um pano pra tirar.. eu não recomendo. Uso a azul/marrom há 10 anos e nunca tive problema.

 

o álcool vc passa no slot e escova com uma escova de dentes que fica limpinho (claro que vc vai ter que no minimo, soprar ou aspirar o pc por dentro pra evitar que vc faça uma bagunça de alcool + poeira)

 

 

abraços

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Borracha mercure azul e vermelha, ideal para limpeza das memórias. Limpa contato nos slots e pronto! Coloque e tire o pente de memória umas 3  vezes para formar ranhuras nos contatos da placa mãe.

 

Este processo vale para 100% de máquinas que estão funcionando e passando por uma limpeza preventiva.

 

Na resolução de problemas tem um índice de sucesso alto.

 

ATENÇÃO -> Qualquer limpa contato já resolve mas certifique-se que o mesmo não deixa resíduos! Postarei a marca dos que uso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...