Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Acer Aspire 5741-7991 - Compal LA-5892P - substituiçao de indutor smd

Avalie este tópico:


halflife3

Posts em destaque

Boa tarde Pessoal, tudo bem?

 

Estou com um notebook que estava ligando (bateria e fonte), o dono deixou a bateria acabar e o note nao ligava mais (acendia os leds). Ele levou numa assistencia e o tecnico condenou a placa mae. Depois disso passou a nem acender mais os leds.

 

Acabou que ele me trouxe para ter uma segunda opniao. Ao abrir o note vi de cara que o fio Ground do conector da fonte estava rompido, uma solda simples e tudo se resolveria.

 

Porem como havia saido de uma assistencia tecnica, resolvi antes inspecionar a placa, nisso logo de cara constatei que o "tecnico" havia removido dois indutores SMD, um saindo do conector jack e outro da bateria (a conclusao cada um que tire).

 

Sei quais sao os indutores, porem é dificil encontra-lo SMB3025500YA! queria saber quais caracteristicas procurar num possivel substituto (indutancia, amperagem)

 

OBS* fiz um jumper no indutor do jack e o note esta funcionando, porem queria colocar algum indutor parecido conforme o projeto original!

 

EDIT 11/05/2017* Apesar de ter encontrado os indutores originais, houve algum tipo de curto na conexao do cabo flat e apos meses de tentativa em encontrar o que causou o curto ou o que estava queimado (já que a placa passou a ligar e desligar repetidamente, tentei regravar a bios e nada, tensoes principais sem curto), a soluçao foi a troca da placa mae.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

exclamacao.png

Ops! Notamos que o titulo do seu tópico está fora dos padrões.

Para editar o titulo é só clicar na opção de modify_inline.gifModificar que se encontra logo acima da sua primeira mensagem.

 

O título deve seguir o seguinte padrão:

 

Modelo completo do aparelho - Modelo da placa - Defeito

 

Agradecemos pela sua cooperação para manter o fórum organizado.

Obrigado.

 

[spoiler=Para mais informações, clique aqui.]

 

Fique atento aos avisos e regras do fórum nesse link:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Se estiver tendo dificuldade de encontrar o modelo correto do seu notebook talvez queira dar uma olhada nesse outro:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

poste uma foto se possivel, pro pessoal ver.

 

Boa tarde, estou postando foto do local da placa como chegou aqui. Também postei dois recortes do Esquema da Placa, onde mostra o componente (PL24 e PL44). Não tenho foto dos componentes originais, eu consegui a informação deles no esquema técnico e somente esse dois componentes eram do mesmo modelo.

 

eu pegaria uma parecida e os componentes (bobinas) semelhantes que fazem parte deste mesmo circuito .

 

Vc diz comprar uma placa sucata pra extrair essas duas bobinas (isso se o dono já não extraiu e elas estarem perfeitas), correto? Será que não tem alguma substituição desses componentes (características idênticas)?

schematics_pjp2.jpg.3491421c6f42e7a620dfea22c5c86373.jpg

schematics_pjp1.jpg.845bc5d86138637644bde0769db22c27.jpg

antes.jpg.0524305b070cd9d5c4b90ddc11b40733.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é uma bobina, qualquer uma que voce colocar ai, vai funcionar. A maioria das placas da Acer, tem essa bobina ai mano, voce acha facil em sucata.

 

Só para eu entender, se eu pegar indutores de um itautec que esteja na mesma funçao (bateria e jack), posso colocar ou tenho que comparar alguma info?

 

vou desmontar um Acer que está aqui.. rezando pra ter!

 

olha estas por exemplo (foto ruim espero que dê kkkkk)

 

procura em sucata sua ai, essas da LA-**** geralmente tem estas bobinas. hp, lenovo, acer, ibyte.

 

Então, mas precisa ser o mesmo componente ou estando na mesma função já serve (por exemplo, indutor da entrada DC)!

 

Ex: Sei que um capacitor tem a capacitância e tensão de trabalho, sendo que você pode trocar o capacitor por um com tensão ligeiramente maior, mas sem alterar a capacitância... e os indutores, quais caracteristicas eu posso alterar ou não???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

perdendo tepdin (tempo/dinheiro) poe qualquer que da. Mas te entendo, aprendizado é bom.

 

e cabelos tbm, ja arranquei umas dezenas tentando procurar por esse indutor em especifico. Vou fazer a troca aqui, e ainda hoje posto que deu tudo certo (hehehe pensamento positivo do futuro)!

 

Muito obrigado pela dica!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Boa tarde e bom domingo a todos!

 

Essa semana foi bem corrida e acabei de não dando update ao tópico!

 

Como não tinha sucata parecida e/ou que contivesse o componente referido, resolvi testar com uma bobina smd parecida de outro Acer! No caso eu usei essa bobina de testes somente no setor da bateria!

 

Ao encaixar a bateria no note, ele começou a ligar e desligar a tela e subiu um cheirinho de queimado, removi a bateria na hora e já extrai a bobina smd.

 

Fui atrás de uma sucata e acabei encontrando uma board de mesmo modelo

OFF: a bobina original é diferente de qualquer outra bobina SMD (bem alta)!

 

Porem como subiu aquele cheiro de queimado, por via das duvidas resolvi usar minha fonte assimétrica (30v com 3A) no circuito da bateria pra ver se tem algo em curto (pq no multímetro analógico da só 6 ohms da saída do indutor para o ground), ajustei a tensão pra 11v e deixei livre a corrente.

 

Para facilitar a colocação da ponta positiva, prendi a ponta preta da fonte no ground e a ponta vermelha usei um multímetro digital na escala de corrente (pq ai eu posso utilizar a ponta do multímetro para injetar tensão e corrente e aferir se ambos estão medindo a corrente corretamente!)

 

Ao encostar a ponta vermelha na placa, não deu cheiro de queimado, porem drenou 3,23A com tensão de quase 0 volts.

 

Para tirar uma dúvida, fiz o mesmo na placa sucata (que ainda estava com a bobina) e também deu o mesmo resultado.

 

Ao injetar tensão na bobina do conector jack, mesmo com a tensão maior (18v) só puxa corrente de 0,51 A!

 

Fica a pergunta: é normal essa corrente alta no indutor de entrada da bateria?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Descobri teoricamente quem estava em curto!

 

quando eu tentei ligar o note pela fonte (pra ver se ainda funcionava), o note nao ligou! Ao medir o ON/OFFBTN# estava dando 17/18 volts e as bobinas PL27 e PL28 nao tinham energia (5v e 3,3v respectivamente).

 

Ao desconectar tudo (que era o jack e o cabo flat do lcd) e tentar de novo, milagrosamente as tensões voltaram pro PL27 e 28, o ON/OFFBTN# voltou a 3 volts!

 

agora medindo com o multímetro analógico na saida da bobina da bateria (onde teria o indutor) ele fica em infinito!

 

Agora alguém tem ideia de como testar se é realmente o cabo flat que esta em curto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja essa dica.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguma coisa grave aconteceu com aquele curto que estava dando do cabo flat, agora a placa liga por alguns segundos e desliga.

 

Antes de postar eu estou a procura das tensões de funcionamento e surgiu uma dúvida nova: se encontrar por exemplo a tensão de +B na placa, significa que todos componentes que recebem essa tensão estão ok e o problema se houver é dali em diante, correto?

 

estou com a fonte assimetrica setada em 18,5v, o consumo "desligado e sem bateria" é de 0,01A

e ligado chega a somente 0,6A e desliga.

 

o que eu encontrei aqui na placa por enquanto (ainda estou na procura de outras tensões):

3VALWP (no mosfet PQ48 com 3,3 volts)

5VALWP (no mosfet PQ47 com 5 volts)

1.5 VP (no mosfet PQ73 apos ligar no power switch)

1.05VS_VTTP (no mosfet PQ82 apos ligar no power switch, esta com 1,07v)

+VGFX_COREP (achei uma tensão de 0,882 volts)

cpu_core+ (algo em torno de 0,8 volts na saida do PQ87)

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...