Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Notebook Philco14M2 - Placa 6-71 W54K0-D0A2 - Não liga

Avalie este tópico:


Magno Silvestre

Posts em destaque

gente deixa eu reportar o que aconteceu comigo uns dias atras... pode ser que ajude!

Estava com uma placa dessas na bancada que as vezes ligava normal e depois perdia  a imagem, ou as vezes nem dava imagem. ou resetava do nada. Apos alguns testes resolve fazer um ME no processador BGA desta placa . A placa parou de ligar e nao apresentava mais a tensao de 5V.  Nao sei se é o caso de voces.... se esta placa ja passou na mao de outro tecnico antes de chegar ate voce... mas fica a dica. cuidado com chip bga  --- pode estar matando a placa !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O esquema da placa não deixou suficientemente claro para mim qual deveria ser a tensão no botão de power, mas acredito que esteja correta sim, geralmente as placas que usam o p2808 tem umta tensão maior no botão de power.

Verifique a tensão no pino 18 do SIO como o amigo

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
indicou, daria pra simular o pressionamento do botão de power sem passar pelo p2808...

Mas de qualquer forma ainda teria que trocar o p2808 para restaurar o perfeito funcionamento da máquina.

 

Se a ideia é aprender e analisar, antes de mais nada, do jeito que está a placa, observe o comportamento dos pinos 3 e 6 do p2808, retire o PQ6 e observe novamente.

 

Provavelmente a placa não ligou porque o P2808 deve estar danificado, que foi o que sugeri substituir assim que vi ele no esquema, quando esse cara ta com defeito ele manda uma tensão muito maior, algo próximo de 18,5V pro SIO num pino que deveria ter no máximo 3V, será que o SIO ta vivo?

Já é muita sorte quando ele queima e manda os 19v uma vez só o SIO sobreviver, nem sempre ele está com o invólucro adulterado quando esta queimado, mas geralmente quando está queimado aquece bastante.

 

Se a ideia é resolver o problema, é só seguir a receita de bolo: Faça a adaptação que o postou tempos atrás, ou troque o p2808 antes de mais nada, se não ligar troque o sio, e por último regrave, e posteriormente caso necessário substitua, a bios.

 

neofln, olha só o que eu fiz. resolvi substituir o ci de bios, regravei em outro. de cara quando liguei a fonte já acendeu um led na cor laranja, sinalizando que a fonte esta ligada. apertei o power e a placa liga e desliga, o led laranja pisca duas vezes no verde. obs: retirei o pq6 que vs sugeriu, os 5v desapareceu novamente, mas observei outra coisa, quando a placa liga por questão de segundos os 5v aparece na bobina, notei que também que os 4.5v do pino 6 do pq7 desaparece quando liga, sinalizando que entra no terra conforme manda o esquema, e na entreip 1 aparece os 1.4 da mesma forma que a entript6. eu estou achando que esses 5v só surge mesmo depois da placa ligada. o que vc me diz? vc também macedo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

DD_ON pino 107 do SIO é quem ativa a fonte de 5V ela pode ou não segundo o esquema ser responsável pela ativação de outras fontes, siga DD_ON no esquema e verifique na placa se ela ativa outras fontes ou não, caso sim avisa pra gente que outras fontes estão sendo ativadas por ela dai fica mais fácil te dizer se ela é suspended ou não, mas tudo indica que sim.

Se trocou o CI da bios e estabilizou a luz de carregador conectado é um indício de que as coisas melhoraram... Nesses poucos segundos que DD_ON surge naturalmente, podes verificar as outras fontes que dependem dela pra ligar, verifique se estão sendo geradas corretamente.

Se for possível tente arrumar outra cópia da bios pra testar também.

Verifique em cada fonte do esquema, qual é o enable responsável por habilita-la, e veja na placa se está sendo gerado corretamente.

Vá nos atualizando.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara coincidências acontecem, chegou uma similar dessa sua placa pra conserto hoje, substitui o P2808 o KB8518, pois ambos estavam esquentando, regravei a bios e substitui o mosfet que seria equivalente do PQ9A da sua placa, e ficou tudo ok, a tensão de 15v que deveria acionar o gate estava chegando nele com apenas 1V geralmente, mas variava de 0V a 1.2V.

Como não tinha desse mosfet MTNN20N03Q8 na sucata adaptei um AP9412BGM, quebrei os pinos 3 5 e 6 para que não fizessem contato com a placa, e ficou show de bola, o segundo mosfet desse componente funciona mais como proteção pelo que percebi.

Fica a dica então pra verificar os mosfets da página 20, verifique as tensões nos pinos 1,4,8 de cada um deles durante pressionamento do power button, anote as tensões que encontrar e nos passe, pode ser que na sua placa o defeito realmente não esteja relacionado com o p2808 já que a luz de carregador aparece coisa que nessa minha não acontecia, antes de trocar o danado.

Abraço. ;D

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...