Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como encontro componentes em curto nas linhas de 1v5 dos notebooks?

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado

Tudo bem pessoal?

Estou tendo dificuldades em encontrar componentes em curtos nas linhas de 1v5 dos notebooks.

Tenho uma fonte assimetrica de 30v por 5a... mas, nessas linhas quando aplico 1v5 por 5a dá no máximo 7w...geralmente não consigo perceber o componentes em curto aquecendo..

Como faço pra resolver isso, pessoal?

• Joinha 1
Postado

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
,  a linha é de 1.5 volts q energiza PCH, processador, memoria, entre outros...

, exemplos seria nos samsung rv415, scala2-14di -ve, onde em alguns casos a carga da linha P1.5v_aux fica abaixo de 5R e joga a tensao da fonte assimetrica pra zero. Em alguns casos já troquei o processador e resolveu em outros nao não consigo descobrir o componente defeituoso.

Sere q uma fonte comum de 1.5v por 5 amp resolveria?

Postado

, por exemplo a placa Scala2-R que é muito parecida com a sua ai;

A tensão de P1.5v_AUX é gerada com 6A de corrente.

Então acho que uma fonte comum de 5A não resolveria não.

Nesse esquema se vc tirar o Q538 vc isola a tensão P1.5v_AUX da outra tensão P1.5v e assim não vai alimentar o processador, nem o Chipset.

Ou seja se tirar o Q538 e tiver em curto ainda vc terá mais facilidade para encontrar o curto.

Outra coisa pra sempre dar atenção é o circuito de DISCHARGER da placa.

Agora se for curto na P1.5v é um pouco mais complicado porque tem muitos componentes que não dá pra tirar e depois colocar.

Mas por ser mais sensível em geral sempre vai o Chipset. 

Postado

, sei q processador e pch ( entre outros) não  são alimentados principalmente por essa tensão, mas  também a recebem no circuito pra uma finalidade específica.

Aplico tensão na placa limpa,no caso da Rv415 o processador é na placa.

, quanto a " tensão de P1.5v_AUX é gerada com 6A de corrente". Ela pode atingir essa corrente de consumo com a PCB em perfeito  funcionando. Em uma PCB em perfeito estado, não se consome quase nd de corrente  se aplicando tensão "somente" na linha.

a corrente maior é importante para produzir a temperatura adequada no componente em curto já que a linha em curto joga pra zero  a tesão e consome a corrente nominal.. No caso da fonte de 1v5 por 10a, gera 10w de potencia q é perceptível

na rv415 o Q538 isola é a tensão de P3.3v_ aux da P3.3v

Postado

, me referia placa d Scala2-R. O que pode mudar em todas as placas Scala que a samsung utiliza. Por isso a importancia de se mencionar o modelo correto da placa e não apenas o modelo do equipamento.

Qual placa vc está se referindo?

Em algumas placas Quantas por exemplo quando o processador entra em curto a tensão se mantem mas o consumo sobe vertiginosamente. O Processador esquenta de modo descontrolado.

Em placas Shuttle tambem se repete. Não mata a tensão mas a peça em si começa a esquentar. Seja ela Chipset ou Processador.

Quando a tensão morre na grande maioria dos problemas que pego são componentes como capacitor transistores etc.

Postado

mencionei o modelo em meu segundo comentário..

eu entendo q esta dizendo,

,

sei q o consumo  é inversamente proporcional a carga.. na definição de curto  o consumo será a corrente nominal da fonte

no curto a tensão e a carga é zero ou muito próximos a zero

no seu exemplo houve uma queda da carga (resistência interna )do  processador e não propriamente entrou em curto.

eu poderia ajustar a tensão da  fonte assimetrica afim de compensar a queda de tesão provocada pelo curto, mas se o componente defeituoso se abrir a linha receberá uma tensão muito superior a suportada pelo circuito

Postado

, exatamente.

O que tenho feito afins de diagnostico é isolar todas as partes que posso para determinar onde está o curto quando se trata de curto em Chipset ou processador tenho passado orçamento de Reballing.

Nessa caso o molho sai mais caro que o peixe.

e ofereço junto ao cliente a possibilidade de uma placa nova.

Olha um exemplo:

Pra sair desse AMD que é muito problemático.

Postado

, entendi e até faço isso também, mas meu caso eu tenho q tentar resolver pq pego a base de troca a placa antiga do cliente.

um exemplo fácil de entender o conceito de curto é quando você trocar uma lâmpada por outra mais potente. O consumo no circuito com a nova lâmpada se torna maior e provavelmente a tensão se mantem. Você manteve a tensão e provocou aumento de  consumo no circuito, mas nem por isso é certo você  afirmar que a nova lâmpada está em "curto"

Postado

, Amigo concordo com que o colega , disse, essas placas com plataforma AMD são muito complexas e ainda em alguns casos chegamos ate o defeito, mas o tempo que se gasta acaba não dando um resultado positivo, visto que trabalhamos não só pelo prazer do oficio, mas pelo lado financeiro, para chegarmos ao defeito com precisão teríamos que ter uma estudo de toda engelharia da placa e equipamentos avançados.

Postado

, , Descobri q a maioria dos defeitos de curto ou sobre consumos na linha P1v5_aux desse modelo é provocado pelo processador.. Saquei um desses processadores e a tensão de 1v5 ficou normal.

Encontrei um vendedor no mercado livre que fabrica transformadores com qualquer voltagem de saída... Vou encomendar um com as seguintes saídas 1, 1.5, 3v3, 5v por 15amp... Construo uma fonte para quando a pontencia da assimetrica não der conta do recado....

segue o link do vendedor para quem tiver interesse

Postado

Olá pessoal.

Cuidado com a definição de curto heim?! Vamos lá, se no esquema temos que uma determinada linha suporta 6A de corrente, em geral corrente nominal, variando com range máximo, ou seja, OCP da linha em questão, por exemplo, 8A. Em condições normais de funcionamento, temos o consumo da carga (toma-se carga como a exigência do circuito em análise) que suporta no máximo 8A, sabendo que esta linha de acordo com o projeto suporta sem problemas, sem efeitos térmicos ou nos mais graves, efeito luminoso (hehehe) sem nenhum problema. Agora mudando o cenário, um curto nesta linha, significa que em poucas palavras, um curto é a corrente tendendo ao infinito e a tensão caindo a zero. É fácil perceber isto na fonte, no display notamos que a corrente sobe até o limite máximo, por exemplo 5A, se tivesse 1000A de fornecimento, na prática o circuito consumiria os 1000A, evidente que iria explodir tudo! Se temos uma linha que suporta 8A em condições normais, ao contrário em condição de curto, não será difícil identificar o componente e/ou o grupo de componentes defeituosos para elementos resistivos, capacitivos. Elementos indutivos são casos mais complicados, pois em geral não consomem corrente como uma carga resistiva por exemplo. Podemos ter como exemplo um MOSFET que suporta 30A em condições normais, porém quando este está em curto, não é necessário muita corrente para identificar o componente defeituoso.

[]'s

Postado

, não esqueci não, na verdade é óbvio sabendo que V=R.I. E claro, podemos ter um consumo baixíssimo num circuito, mesmo que ele consuma 500A e uma tensão baixinha, baixinha como é o seu caso, na linha 1V5 e mais especificamente na linha VCORE ou 1.05V pois a relação P=V.I é bastante clara, não?!

Em resumo, é preciso tensão (FORÇA ESCALAR) para mover a corrente num circuito qualquer em função da potência dissipada. Não é atoa que num circuito de VCORE temos uma tensão baixa, corrente alta e potência de até 90W.

[]'s

Postado

, sobre a definição de curto, você reiterou oq eu expliquei ao ,

Oq eu tentei deixei claro na maioria de meus comentários foi o motivo pelo qual necessito de uma corrente muito acima da fornecida por minha fonte assimetria .

Enfim eh isso

sem uma solução melhor até o momento

já me dou por satisfeito e agradeço a todos

Postado

, não consigo imaginar que 5A não seja suficiente para identificar um curto em placa de notebook... Suponha que um capacitor esteja em curto nesta linha de 1V5, é sabido que todo o consumo irá ser retido no componente em curto, não consigo imaginar um capacitor SMD que suporte 5A com uma tensão de 1,5V, são com perdas por calor 7W! Isso jogando a tensão baixa para se identificar curto, se jogarmos 1,8V temos 9W em cima de um SMD minúsculo.

Claro que deva existir alguma situação dúbia, mas eu não tive essa infelicidade até hoje com minha fonte que tem a mesma especificação que a sua.

[]'s

Postado

, e preciso dizer mais sobre utilização de fonte assimétrica para buscar curtos. Nem toda linha suporta 5A, as trilhas das placas possuem resistência também! Se houver curto suficiente para que as trilhas tornem-se resistência, aí o pepino é maior, ainda mais se as trilhas forem internas. Notamos isso ao observar as placas e percebemos que as trilhas tem vários tamanhos (em mils), não é atoa que numa linha de grande consumo de corrente, temos aquelas trilhas espessas, enquanto que em trilhas que levam sinais são quase imperceptíveis.

Por isso sair injetando corrente ao máximo pode danificar ainda mais o circuito, sem memo saber o porquê. Levando 5A numa trilha fina e se ela for interna, nem percebermos que a mesma se rompeu devido à negligência de uso incorreto da fonte.

[]'s

Postado

, em um capacitor smd eh bem simplório, mas meu caso foi o processador..

nessa teoria sobre as trilhas você desconsiderou a proteção de curto das fonte assimetricas. Devida a proteção, você pode ajusta-la em 10v x5amp q não rompe 1cm de solda 0,3 mm.

E olha q o ponto de fusão da solda e infinitamente inferior ao material utiliado nas trilhas

Um coisa eu concordo: qualquer fonte deve ser utilida com bom senso no processo de diagnostico

Postado

, não que eu tenha esquecido da proteção da fonte. Porém, um curto é da ordem de micro segundos, existe relações de tempo, temperatura e fator potência que precisa ser considerado. Não vamos nos aprofundar aqui sobre esse assunto e nem nos cabe no momento. Apenas saber que nessa fração de tempo quando há um curto em certo ponto da placa, como no exemplo nas trilhas, até o tempo da fonte entender que deverá entrar em proteção, a trilha já rompeu faz tempo. Talvez não caiba dizer sobre um componente que tem uma resistência bem maior do que uma simples trilha, como um CAP de cerâmica. É preciso ver todo o quadro de análise, utilizar uma fonte não requer apenas cuidado, mas conhecimento. Quanto ao ponto de que a trilha tem uma resistência e a solda outra, difícil dizer ao meu ver, já que em geral o que mais se vê em PCBAs são carbonizações de componentes (daí a observação da concentração de potência num único lugar), mas as soldas continuam ali, mesmo que carbonizadas. na verdade isso se remete ao estudo, creio eu, da resistência dos materiais, coisa que de verdade não parei para estudar.

[]'s

Postado

, ajusta sua fonte assimetrica em 50w ( 10x5a)e aplique sobre uma das trilhas mais finas q encontrar em uma PCB e depois vc nos conta quanto tempo demorou pra ela se romper .

vc precisa de uma potencia muito alta para romper uma trilha devido ao ponto de fusão do material utiliado. 

nem pro acidente eu me recordo ter rompido uma trilha em um ntb com uma fonte assimetrica.

E pra falar a verdade, tirando esses comentários, eu nunca me ocupei com isso.

Mas já q vc lançou a teoria, tá valendo!

Postado

, ajusta sua fonte assimetrica em 50w ( 10x5a)e aplique sobre uma das trilhas mais finas q encontrar em uma PCB e depois vc nos conta quanto tempo demorou pra ela se romper .

vc precisa de uma potencia muito alta para romper uma trilha devido ao ponto de fusão do material utiliado. 

nem pro acidente eu me recordo ter rompido uma trilha em um ntb com uma fonte assimetrica.

E pra falar a verdade, tirando esses comentários, eu nunca me ocupei com isso.

Mas já q vc lançou a teoria, tá valendo!

Em destaque, afirmo que isso é utópico já que uma fonte de corrente depende de R//Rcarga. Entretanto, a consideração que fiz foi diante de uma situação de baixa resistência, ou seja, um curto qualquer. Lógico que ao circular uma corrente numa trilha ou fio, sendo esta a única carga consumidora embora isso de fato configura um curto circuito, não precisa de uma potência tão alta para que o mesmo comece a esquentar, pois lhe pergunto, por onde a potência irá se dissipar? Continuo a dizer que em situação de curto, uma trilha não muito espessa costuma abrir ou mesmo queimar, cansei de ver isto em placas, já que trabalhei numa linha de produção de placas de notebooks e isso foi até mesmo discutido para entender e solucionar a raiz do problema. Para se ter uma ideia, as cabos que vieram com minha fonte, nos primeiros usos a ponta de prova vermelha ao injetar uma tensão de 12V com consumo de 3,0A derreteu como pode ver na foto abaixo. E podemos ainda perceber que de acordo com R=p.L/A deste cabo é no mínimo 50x maior do que uma trilha de um notebook.

Concordo que é raro uma situação desta, mas devido a vários fatores, como dezenas de componentes entre outras cargas numa placa, dificilmente uma trilha se romperá por excesso de corrente.

[]'s

proof.jpg.b6c2d6f577199f0c09d4f8a3d15aacb5.jpg

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...