Jump to content
Sign in to follow this  
diegosgarcia

Lenovo Z460 - LA-5751P - Liga e Desliga.(+-5 seg)

Rate this topic

Recommended Posts

Pessoal tenho as primarias 3 e 5v, mas ao acionar power a placa liga(sem video) com um consumo de aproximadamente 500mah e logo desliga em 5 segundos +-, durante o tempo que permanece ligada chequei as tensões e todas me parecem ok exceto pela tensão de 1.5VP, esta fonte é a unica que não sobe, o multimetro registra 0.28 ao ligar mas não passa disso, alguém pode me ajudar neste circuito.

Capturar.jpg.79f239b661e70605d07e5f48b6742b5e.jpg

Mede e posta as tensões nos pinos 4 e 1 com a placa ligada.

Mede e posta as tensões nos pinos 4 e 1 com a placa ligada.

Hidden Content

Give reaction or reply to this topic to see the hidden content.
1 = 0 , 4 = 5V, medi o terminal 95 do SIO(SYSON) e la também esta zerado.

a cliente apenas disse usou e desligou e depois não ligou mais, disse que o aparelho fica direto na fonte. Neste topico um caso identico ao meu

Hidden Content

mas sem solução.

Hidden Content

, você já tentou gravar a bios e ligar com dedo em cima do chipset para ver se levanta da video e segura ligada?

Hidden Content

, Verifica os pinos 110 e 6 do SIO(U13) , outra coisa verifica se  no PU14 se o pino 1 que vc disse que esta sem tensão nao esta em curto

Amigo, o Infosquad postou um vídeo de como analisar uma fonte que usa o 51125, sei que sua fonte usa o 51127 mas o procedimento é muito parecido, esse vídeo me ajudou muito a entender sobre a análise desses TPS, se você ver o vídeo dele poderá te ajudar em muito para a solução desse defeito:

Hidden Content

Hidden Content

, Verifica os pinos 110 e 6 do SIO(U13) , outra coisa verifica se  no PU14 se o pino 1 que vc disse que esta sem tensão nao esta em curto

Hidden Content

bom dia, os pinos 110 e 6, sleep s3 e s4, aparentemente estão ok, 3.3v com a maquina desligada e 0v com ela ligada.

encontrei este topico

Hidden Content

está em area restrita talvez tenha alguma luz.

Hidden Content

, Colega , esse topico q vc mencionou foi defeito de bios porem o colega tinha toda as tensões , no seu caso o estranho as tensões S3 S4 caírem a 0 quando vc liga , acho q deveriam ficar ativos quando vc liga a placa  , vou dar uma pensada aqui mas no seu lugar tentaria fazer um ME no PCH

Hidden Content

, Colega , esse topico q vc mencionou foi defeito de bios porem o colega tinha toda as tensões , no seu caso o estranho as tensões S3 S4 caírem a 0 quando vc liga , acho q deveriam ficar ativos quando vc liga a placa  , vou dar uma pensada aqui mas no seu lugar tentaria fazer um ME no PCH

Hidden Content

vc ja tem meu joinha pela atenção, mas é o seguinte, não sei pq eu não medi o pino 1 do ci pwm 1.5v, mas acabei de ver que ele esta em curto, esta marcando 3ohms no syson, quanto ao s3 e s4 pelo que entendi no esquema são active low então acho que faz sentido ir a zero. Vou remover TPS51117, PU14, e ver se esse curto some. Logo mais posto o resultado.

Hidden Content

, Verdade brother , vc havia dito apenas que não tinha tensão , só pode ser o PWM ou I/O agora ! boa sorte , depois fala se resolveu o caso blz

troquei o IO sem curto, SYSON agora existe ao acionar power para habilitar o TPS51117, mas ainda desligando e sem qualquer tensão na fonte 1.5v(TPS51117), vou comprar o 51117 e trocar, talvez ele tenha ido pro pau junto. Outro detalhe, meu IO é um kb926qf E0 mas me mandaram final D3, vi em um post essa discussão inclusive com uma tabela que diz ser compativel, confiavel ?

O part number está na primeira linha do componente, o restante faz parte do controle do fabricante.

Então

Hidden Content

meu io na primeira linha está, KB926QF E0, me enviaram o KB926QF D3, vi em uma tabela que é compativel, estava querendo saber se alguém contradiz esse tabela ou acrescenta algo que faça crer que esse IO não serve.

Creio que sejam de fato compatíveis, e que o foco na verdade deve ser a tensão de 1.5vp. Por acaso você tem o jumper pj21? Se tiver, então remova a solda dele. Se não tiver, então remova o pc117 e veja se essa tensão se estabiliza.

recapitulando, estava sem SYSON, troquei o IO e SYSON agora é enviado ao PU14(TPS51117) mas continuou desligando e sem tensão 1.5v, troquei ci PU14(TPS51117) não adiantou, mesma coisa, abri o jumper PJ21 conforme sugestão do

Hidden Content

, não adiantou, abri o jumper PJ20, nada, será que é uma boa ideia injetar tensão na PL13 ?

Hidden Content

, Vc tem 5v no pino 4 do PU15(TPS51117)?

verifique tbm se a linha 1.5v nao esta em curto

teste pq48 e pq49

Hidden Content

, Vc tem 5v no pino 4 do PU15(TPS51117)?

verifique tbm se a linha 1.5v nao esta em curto

teste pq48 e pq49

sim pino 4 ok 5v, quando injetei tensão não teve consumo alguma, eu abri antes o PJ20 que é a linha de B+ para o PQ48, então quando injetei 1.5v na PL13 apareceu 1.2v no dreno do PQ48, vou remover ele da placa e testar fora.

Pessoal ja troquei o CI, ja removi os mosfets e testei fora, ambos estão chaveando e sem curto, ja abri JP, ja removi o cp filtro, a unica evolução que tive nessa placa foi quando troquei o IO pois não tinha SYSON agora tenho mas mesmo assim não sobe essa fonte a tensão fica 0.3v durante os 5 segundos em que a placa fica ligada, se os fets estão chaveando e sem curto é possivel que mesmo assim eles possam estar com algum tipo de defeito ?

Pessoal uma duvida, porque na sequencia de start dessa placa a fonte de 1.5v esta destacada em vermelho ? com não tenho muita experiencia na leitura e interpretação de esquemas temo esta deixando passar alguma informação, um problema de bios poderia estar impedindo essa fonte de subir ? mas somente esta fonte ? ou bga ? Quando coloco memoria ela gera uma tensão de 0.3v

Capturar.JPG.09a7f4eb3b690dcbd2d9b77dc8e46987.JPG

Hidden Content

, Amigo , para o circuito funcionar vc precis ter as seguintes tensoes

CI  PU14

pino 1  3.3v

pino 4  5V

pino 10 5V

A PL13 nao pode ter resistencia baixa (curto)

PQ48 

pino 5678    19V

Veja se o pino  4  dos  PQ48  e PQ49 nao estao com baixa resistencia(curto )

Hidden Content

, Amigo essas placas da dois defeitos grave um BGA e outo sokete processador, faca o que colega disse veja se ha curto próximo ao PU14 para verificar se esta próximo a ele ou fora abra o JP20. e poste os resultados

No estágio S4 e S5 temos as tensões de 5valw e 3valw presentes, já no estágio s3 temos que ter 1,5v presentes, só então teremos S0 com a placa totalmente alimentada pelas demais tensões. Então 1.5v em vermelho indica a importância dele no start da placa.