Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Positivo Master N20i / C14CU51 V1.0 / Não liga

Avalie este tópico:


schao.gs

Posts em destaque

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Vou acompanhando aqui , vou dar uma analisada no esquema aqui , p cooler chega a rodar q vc falou né?

 

Sim, chega a rodar!

 

Também estou analisando o esquema, dentro das minhas limitações e fazendo alguns testes.

 

No pino 1 (CS) da BIOS tenho 3,11v, correto, certo?

 

O pino 6 (VSOn) do 8153 deve receber 1,5v somente quando pressiono o Power Button, certo?

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, parece td ceeto sim , varifica os capaictores perto do U18  C404(5v) e C409(3.3v)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, parece td ceeto sim , varifica os capaictores perto do U18  C404(5v) e C409(3.3v)

 

Esses Capacitores ficam após o CI, certo? Então eles ficam zerados com a Placa em Stand By e quando pressiono o power a tensão apenas oscila, mas não consigo aferir nada!

 

Uma coisa que me chamou atenção, não sei se eu não estou entendo ou o que. Na página 33 do Esquema fala sobre o 8153. Nos Pinos 13 e 14 eu deveria ter 1,5v, certo? Tenho 5v! No pino 18 deveria ter 5v, tenho 9,5v!

 

Estou olhando o esquema certo?! hehe

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Nao amigo , esta certo , repara q tem um capacitor separando as linhas c403 e c411 a tensão q sai do pino ela vai ser sempre maior do  que a linha , da uma olhada no datasheet do componente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Preferencialmente você deve medir as tensões usado como base as bobinas de cada circuito, isso facilita a análise. Para testar tensões numa placa que está desligando você deve já ligar a placa com o multímetro posicionado na bobina. Mesmo que seja por alguns segundos, ainda assim a tensão deve aparecer.

Outra dica: se você tem 3 e 5v, então não precisa verificar VIN. Se a placa está ligando, então 3 e 5v devem aparecer, então identifique as bobinas de Vcore, bem como outras tensões VS que alimentam a memória ram. Veja que na ram você terá 1,5, 0.75, 3,3v,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Preferencialmente você deve medir as tensões usado como base as bobinas de cada circuito, isso facilita a análise. Para testar tensões numa placa que está desligando você deve já ligar a placa com o multímetro posicionado na bobina. Mesmo que seja por alguns segundos, ainda assim a tensão deve aparecer.

Outra dica: se você tem 3 e 5v, então não precisa verificar VIN. Se a placa está ligando, então 3 e 5v devem aparecer, então identifique as bobinas de Vcore, bem como outras tensões VS que alimentam a memória ram. Veja que na ram você terá 1,5, 0.75, 3,3v,

 

É exatamente isso que faço, meço nas Bobinas e coloco a ponteira antes de pressionar o botão power. Nos meus dois multi testes não tem como aferir nada, o pico máximo que aparece em um deles se eu ficar pressionando repetidas vezes o botão power é algo em torno de 125 mV.

 

O que eu percebi é que quando pressiono o botão power é emitido um pequeno ruído (ihhhh) e ao final um click, mas é algo muito sútil, mesmo. Só escutei encostando o ouvido na placa e em silêncio total no ambiente!

 

Se vocês não tiverem mais nenhuma sugestão, vou devolver o equipamento. Estou com esse note a dias na Bancada e não faço ideia do que mais verificar...

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se a placa liga então vamos analisar a linha de 1.8v e a linha de 0.75v. Testa a L7 e também U1. O U1 você pode testar verificando a continuidade que não pode existir entre os pinos 1 e 2.

 

L7 em relação ao GND: 379 Ohms

U1, Pino 1 em relação ao Pino 2: 112 Ohms

 

Com a placa em Stand By, tenho o seguinte no U1:

1: 0v

2: 0v (GND)

3: 0v

4: 0,5v

5, 6, 7 e 8: 5v

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estranho ter tensão de 5VS nos pinos 5 ao 8 do U1, enquanto que no pino 1 não tem tensão, sendo que tanto os 5v quanto os 1.5 são VS. Verifica a L10, e se não tiver 1.5v verifica então o U17.

 

L10 em relação ao GND: 113 Ohms

 

Tensão em Stand By: 0v

Tensão com a placa ligada: Não consigo aferir

 

U17 - 8153 - em Stand By

 

pino - tensão

1 - 4,58v

2 - 19v

3 - 3,28v

4 - 1v

5 - 5v

6 - 0v (quando pressiono o power oscila, acredito que deve vir 1,5v)

7 - 0,75v

8, 9, 10, 11, 12 - 0v

13, 14 - 5v

15 - 0v

16 - 5v

17 - 0v

18 - 9,76v

19, 20, 21, 22, 23 - 5v

24 - 2,5v

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estranho ter tensão de 5VS nos pinos 5 ao 8 do U1, enquanto que no pino 1 não tem tensão, sendo que tanto os 5v quanto os 1.5 são VS. Verifica a L10, e se não tiver 1.5v verifica então o U17.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
,  ele tem os 5VS pq ele fez o jumper no U19, e pelo q estou analisando ele precisa da tensão 1.5V agora porem a habilitaçao do mesmo vem do SIO para o pino 6 do U17 mas seguindo a sequencia Start dessa placa ele precisa ter a tensão +5V e +3.3V antes e que  são geradas no U18

 

, Verifica se ao apertar o botão power vc tem tensão nos capacitores C404 e C409 próximos ao U18 , caso não tenha verifique o pino 47 do SIO se tem tensão , caso tenha aconselho fazer o jumper tbm no U18

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estranho ter tensão de 5VS nos pinos 5 ao 8 do U1, enquanto que no pino 1 não tem tensão, sendo que tanto os 5v quanto os 1.5 são VS. Verifica a L10, e se não tiver 1.5v verifica então o U17.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
,  ele tem os 5VS pq ele fez o jumper no U19, e pelo q estou analisando ele precisa da tensão 1.5V agora porem a habilitaçao do mesmo vem do SIO para o pino 6 do U17 mas seguindo a sequencia Start dessa placa ele precisa ter a tensão +5V e +3.3V antes e que  são geradas no U18

 

, Verifica se ao apertar o botão power vc tem tensão nos capacitores C404 e C409 próximos ao U18 , caso não tenha verifique o pino 47 do SIO se tem tensão , caso tenha aconselho fazer o jumper tbm no U18

 

Eu já havia verificado os capacitores:

 

Esses Capacitores ficam após o CI, certo? Então eles ficam zerados com a Placa em Stand By e quando pressiono o power a tensão apenas oscila, mas não consigo aferir nada!

 

Acredito que eu tenha tensão nos Capacitores citados quando pressiono o power, pois se não tivesse o Multi teste não iria oscilar!

 

Pino 47 do SIO com a placa em stand by 0v; pino 47 quando pressiono o power rápida oscilação;

 

Só pra confirmar, a contagem começa na canto esquerdo inferior, com o pino 1, portanto o 47 será do lado direito, certo?

 

S_14497-MLB4070013787_042013-Y.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Isso mesmo , o pino 1 canto esquerdo inferior e contagem anti-horário

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, verifica o pino 21  e o 32 do SIO tbm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Amigo o pino 21 do SIO , quando vc aperta o power ele tem que cair a zero e voltar

 

ja o 32 tem ter 3.3v quando aperta o power como vc tem zero ta errado

 

veja se esse pino 32 nao esta em curto ,  caso nao esteja regrave a bios de novo , e se mesmo assim nao resolver troque o SIO

 

Claro que se ainda tiver com o equipamento

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
,

 

Obrigado pelo empenho em ajudar, mas já devolvi o equipamento!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...