Jump to content
Sign in to follow this  
richarddmb

devolvido Positivo - 71R-A14IE4-T820 - Não dá vídeo e reinicia em 20 seg.

Rate this topic

Recommended Posts

Boa noite pessoal,

Estou com esta placa na bancada que entrou com este defeito: "Acende o led e apaga mas não aparece nada na tela". Na verdade ele liga, após 20 segundos desliga e liga sozinho novamente.

Quando fui analisar a placa, ela estava muito suja e com muita oxidaçao nos terminais do U4 (ICS), nos resistores e capacitores ao lado do botao Sw6 e na bobina b30 e capacitor c202 abaixo do u8.

Reparos realizados:

Trocado o U4.

Trocado todos os resistores ao lado do SW6.

Trocado C202 e B30.

U16 (OZ8602) - Estava sem marca alguma de oxidação porém na dúvida fiz a substituição por um novo.

Bios regravada.

Chip bios trocado.

Banho químico com álcool isopropílico apenas (sem sabão neutro).

Estufa.

Após isso a placa ficou parecendo nova, porém continuou com o mesmo defeito.

Testes realizados após a tentativa de reparo mau sucedida:

Análise fisica: Nenhuma oxidaçao visível, apenas uma trilha rompida do mas que resolvi realocando o Ci um pouco para a direita e a parte que ficou aberta refiz com fio de cobre normalmente.

O processador (BGA NORTE ou U1) aquece razoávelmente, quase não dá pra sentir, assim como o BGA SUL. Oque achei muito estranho, pois tenho +CPU_CORE na PL1.

Ouço um chiado na região do conector da bateria, estou desconfiado das bobinas l5 e l8. Nesta região ocorre um aquecimento razoável, diferente do restante da placa que não esquenta nada.

Análise elétrica:

3VA -> Source do    Q41 - OK

5VA -> Pins 5,6,7,8 U25 - OK

5VS -> Pins 5,6,7,8 U22 - OK

3.3VS -> Pin 1        U25 - OK

1.5VS -> Pin 1        U22 - OK

0.75vs -> Pin4        U22 - OK

5V -> Pin12 e 11    CN21 (Touch) - OK

3.3V -> Source do  Q11- OK

+1.5v ->                  R69 - OK

1.05v ->                  B17 - OK

+CPU_CORE ->      PL1 - OK (Aproximadamente 1v Estou com multimetro analogico tá meio difícil ver certinho)

H_PWRGD -> Não encontrei.

CPURST# -> Não encontrei.

Proximas tentativas de reparo:

Trocar as Bobinas L5, L8 e L9

Trocar os Osciladores Y1, Y2 e Y3.

1- Fazer ME.

2- Fazer Reflow

3- Botar Fogo >.<

Alguém que já passou por algo assim, poderia me dar uma ajuda?

Obrigado!

Edited by richarddmb

olá amigo quando chega pra mim placa mãe com oxidação aparente eu lavo ela com detergente neutro e depois uso um vaporeto para auxiliar aqueles usados em recarga de cartuchos, ele joga um jato de vapor que ajuda a limpar em baixo das bgas depois deixo na estufa. as vezes um banho com álcool isopropílico não ajuda 

bom dia colega, já peguei defeito nos capacitores próximo au L8 são 4 capacitores, não dava vídeo fiz a troca e deu certo.

Meu problema não é só não dar vídeo, ele fica reiniciando. Já troquei os capacitores e as bobinas, mas não resolveu.

Bom Dia,

Qual a tensão no pino 4 do U25 ?

Tenho Aproximadamente 2v quando a máquina starta, antes de apertar o power nao tem tensao.

Pelo esquema alí tem que ter 1,8v, e é secundário, então está correto, considerando que é analógico o multimetro, é quase certeza q está saindo 1.8v.

Entao pessoa, parece que estou com uma trilha rompida. Na verdade nao é certeza, apenas não consegui encontrar algum componente ou test point pra verificar se a trilha realmente está rompida.

Na regiao onde estava oxidada a placa (U4) tenho umas pequenas corrosões, bem pequenas mesmo. verifiquei trilha por trilha, e estão intáctas, menos a trilha do NB_DOT_96CLK e do NB_DOT_96CLK# que são os pinos 13 e 14 do U4.

Alguém sabe onde eu posso efetuar o teste, sem ter que remover a BGA U1?

Pelo que da a entender o esquema as trilhas saem de U4 e vão para o U1, acredito que não haverão test points disponíveis, até pode ser que algum daqueles furinhos que transpassam a placa sob o chip seja o do pino que queres testar conexão mas testar um por um, acaba sendo mais fácil retirar o bga.

Estou com o mesmo problema, ascende o led, depois de uns 19 a 20 segundos reinicia novamente. não da video, fiz a "lavagem" da placa e também não resolveu... continuou do mesmo jeito... alguem já conseguiu resolver?