Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Positivo - 71R-A14IE4-T820 - Não dá vídeo e reinicia em 20 seg.

Avalie este tópico:


richarddmb

Posts em destaque

Boa noite pessoal,

Estou com esta placa na bancada que entrou com este defeito: "Acende o led e apaga mas não aparece nada na tela". Na verdade ele liga, após 20 segundos desliga e liga sozinho novamente.

Quando fui analisar a placa, ela estava muito suja e com muita oxidaçao nos terminais do U4 (ICS), nos resistores e capacitores ao lado do botao Sw6 e na bobina b30 e capacitor c202 abaixo do u8.

 

Reparos realizados:

Trocado o U4.

Trocado todos os resistores ao lado do SW6.

Trocado C202 e B30.

U16 (OZ8602) - Estava sem marca alguma de oxidação porém na dúvida fiz a substituição por um novo.

Bios regravada.

Chip bios trocado.

Banho químico com álcool isopropílico apenas (sem sabão neutro).

Estufa.

Após isso a placa ficou parecendo nova, porém continuou com o mesmo defeito.

 

Testes realizados após a tentativa de reparo mau sucedida:

Análise fisica: Nenhuma oxidaçao visível, apenas uma trilha rompida do mas que resolvi realocando o Ci um pouco para a direita e a parte que ficou aberta refiz com fio de cobre normalmente.

O processador (BGA NORTE ou U1) aquece razoávelmente, quase não dá pra sentir, assim como o BGA SUL. Oque achei muito estranho, pois tenho +CPU_CORE na PL1.

Ouço um chiado na região do conector da bateria, estou desconfiado das bobinas l5 e l8. Nesta região ocorre um aquecimento razoável, diferente do restante da placa que não esquenta nada.

 

Análise elétrica:

3VA -> Source do    Q41 - OK

5VA -> Pins 5,6,7,8 U25 - OK

5VS -> Pins 5,6,7,8 U22 - OK

3.3VS -> Pin 1        U25 - OK

1.5VS -> Pin 1        U22 - OK

0.75vs -> Pin4        U22 - OK

5V -> Pin12 e 11    CN21 (Touch) - OK

3.3V -> Source do  Q11- OK

+1.5v ->                  R69 - OK

1.05v ->                  B17 - OK

+CPU_CORE ->      PL1 - OK (Aproximadamente 1v Estou com multimetro analogico tá meio difícil ver certinho)

H_PWRGD -> Não encontrei.

CPURST# -> Não encontrei.

 

Proximas tentativas de reparo:

Trocar as Bobinas L5, L8 e L9

Trocar os Osciladores Y1, Y2 e Y3.

1- Fazer ME.

2- Fazer Reflow

3- Botar Fogo >.<

 

 

Alguém que já passou por algo assim, poderia me dar uma ajuda?

Obrigado!

Editado: por richarddmb
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá amigo quando chega pra mim placa mãe com oxidação aparente eu lavo ela com detergente neutro e depois uso um vaporeto para auxiliar aqueles usados em recarga de cartuchos, ele joga um jato de vapor que ajuda a limpar em baixo das bgas depois deixo na estufa. as vezes um banho com álcool isopropílico não ajuda 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom Dia,

 

Qual a tensão no pino 4 do U25 ?

 

Tenho Aproximadamente 2v quando a máquina starta, antes de apertar o power nao tem tensao.

Pelo esquema alí tem que ter 1,8v, e é secundário, então está correto, considerando que é analógico o multimetro, é quase certeza q está saindo 1.8v.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entao pessoa, parece que estou com uma trilha rompida. Na verdade nao é certeza, apenas não consegui encontrar algum componente ou test point pra verificar se a trilha realmente está rompida.

Na regiao onde estava oxidada a placa (U4) tenho umas pequenas corrosões, bem pequenas mesmo. verifiquei trilha por trilha, e estão intáctas, menos a trilha do NB_DOT_96CLK e do NB_DOT_96CLK# que são os pinos 13 e 14 do U4.

Alguém sabe onde eu posso efetuar o teste, sem ter que remover a BGA U1?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que da a entender o esquema as trilhas saem de U4 e vão para o U1, acredito que não haverão test points disponíveis, até pode ser que algum daqueles furinhos que transpassam a placa sob o chip seja o do pino que queres testar conexão mas testar um por um, acaba sendo mais fácil retirar o bga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...