Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido ASUS/K45A/LA-8221P/Não carrega a bateria

Avalie este tópico:


Jéssica

Posts em destaque

Prezados boa tarde.

 

Estou com esse notebook na assistência e o abençoado não carrega a bateria.

 

O componente PQ103 (Channel N) no Gate/pino 4 = 3.3v nos source/pinos 1,2,3 = 3.3v e drenos 17v.

 

A tensão do pino 4 vem do PU101 exatamente pino 11 (BQ24725_BATDRV_1) = 3.3v

 

A minha dúvida é: Se ele é channel N a tensão do gate deveria ser superior aos drenos e como vcs podem ver não é. Fiquei confusa (estou muito enferrujada) se o problema está no PU101 ou se o PQ103 que não está "trabalhando" direito. Não quero sair fazendo troca de componentes desnecessários... poderiam por gentileza me dar uma ajudinha?

 

Obrigada à todos!

 

Tentei enviar o esquema da placa mas está em .PDF e não aceitou subir ele no post!

 

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gilson, fiz o teste do PU101, está tudo ok. Verifiquei que comi bola e o PQ103 não é o cara que pode estar o problema, afinal ele só "funciona" qdo acionado pela bateria ou pela ausência dela.

Tinha esquecido que tem um cara que comanda a alta da bateria, o PQ104...

Resolvi tomar duas providências, levando em consideração que tudo está ok no PU101.

Vou regravar a bios e caso não resolva vou trocar o PQ104.

Posto amanhã os resultados, pois irei proceder com essas providências amanhã de manhã.

Obrigada querido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade você deve copiar o link, e não pdf. Veja:

 

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pq103 está correto nas tensões? No pq103 você deve ter a tensão do carregador, tensão da bateria e uma tensão no gate dependendo de qual fonte estiver conectada. Antes de trocar o pwm verifica todas as outras possibilidades. Não sei porque que coloquei o pq104 ao invés do pq103, mas o pq103 é que deve ser analisado (comutador).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na descrição do defeito na primeira postagem tem o que está dando de tensão nele... não achei anormal, ele está recebendo do PU101 normal, e está comutando... eu estou sem tensão de alta na bateria, a questão não é o comutador, correto? Seria se não reconhecesse a bateria...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PL 101 com tensão de 3v. PQ104 GATE 3v / SOURCE 3v / DRENOS 19v, com bateria e carregador e somente com o carregador. Vou trocar esse danado...

 

Achei isso estranho!

 

PU101 está alimentando o PQ103 certo!

 

Mas vc tem pulso nos gates do PQ104 e PQ105?

 

Na PL101 deverá ter uma tensão de aproximadamente 11 a 14v dependendo da bateria.

Não sei se vc está fazendo esses teste sempre com a bateria? Confirme por favor.

 

Se a bateria tiver carregada ou com certa medida de carga vc vai poder ver isso nessa PL101, quando o charger tiver carregando a tensão vai passar por esse indutor carregando a bateria.

 

Alguns comentários adicionais:

 

Algumas vezes a teria está totalmente zerada ou com uma tensão muito baixa. O charge como medida de proteção envia alguns pulsos de tensões antes de começar definitivamente a carregar (acontece em algumas placas DELL).

 

O PQ103 serve apenas na ausência de B+ enviar a tensão da bateria BATT+ para o B+ alimentando a placa. (Quando a placa funciona só na bateria)

Não posso confirmar mas acredito que nessa situação BQ24725_BATDRV serve para dizer ao Charger que é hora de "sussegar o facho".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Olha o datasheet do seu Charger

 

Veja os pulsos do HIDRV, LODRV,

 

Frequencia de trabalho, corrente do adaptador, corrente do charger, Whatever, tensão do charger, potencia.

 

Fs = 750kHz, IADPT = 4.096A, ICHRG = 2.944A, ILIM = 4A, VCHRG = 12.592V, 90W adapter and 3S2P battery pack

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O PU101 está perfeito, fiz os testes, onde tem que emitir tensão está perfeito. O que tem que sair dele, está saindo...

Fiz todos os testes SEM a bateria estar acoplada a placa... inclusive na verificação do PU101.

Mas vamos lá, com a bateria ACOPLADA:

PQ104 GATE com: 2.8 / SOURCE 2.8 / DRENOS 17.7

PQ105 GATE com: 0 / SOURCE 0 / DRENOS 2.8

PL101 tensão de: 2.8

A bateria está completamente descarregada, pois esse é o defeito (hehehehehe) ela não carrega.

O cliente inclusive comprou outra bateria, achando que o defeito era a abençoada, a máquina é relativamente nova e segundo relatos do mesmo, parou de carregar a bateria do nada.

Isso, o PQ103 só "dará o ar da sua graça" caso o sistema de carregamento da bateria esteja OK, o que não é o caso... por isso descartei qualquer defeito no mesmo.

Eu estou mesmo "quebrando" a cabeça pois não tem a "alta de charger" em ninguém... entende? Não acho 19, 12, 11... nada nos mosfet´s, por isso estou altamente inclinada a trocar o mosfet N PQ104, pois dele deveria sair a alta (19 no gate) e ele está em corte... com a tensão do gate = ao do source.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Olha o datasheet do seu Charger

 

Veja os pulsos do HIDRV, LODRV,

 

Frequencia de trabalho, corrente do adaptador, corrente do charger, Whatever, tensão do charger, potencia.

 

Fs = 750kHz, IADPT = 4.096A, ICHRG = 2.944A, ILIM = 4A, VCHRG = 12.592V, 90W adapter and 3S2P battery pack

 

consegue medir isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, isso vc só vai poder ver no ociloscópio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, desculpe a demora. Muito serviço aqui não deu tempo de dar uma olhada mais precisa

 

Primeiro alem do esquema é importante no seu caso ter o datasheet desse CI Charger

 

o link:

 

Proximo ao conector da bateria (PJP2) veja se temos tensões nos seguinte pontos:

 

+3VALW no PR29:

 

EC_SMB_CK1(no PJP2):

 

EC_SMB_DA1(PJP2):

 

Esses sinais vão ao CI Charger e ao I/O (KBC);

 

Acho que assim teremos uma ideia de por onde prosseguir.

 

Se achar necessario vc pode trocar esse ci.

Deveriamos ter tensão e pulso nos pinos dos mosfets ligado a ele como mostra na pag. 11 do datasheet dele.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...