Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Avell/Titanium/ms-16f2/Fonte desarma com Placa de vídeo conectada

Avalie este tópico:


José Goulart

Posts em destaque

Olá pessoal, primeiramente eu não sou técnico mas a um tempo gosto, leio e estudo sobre informática. Ultimamente tenho estudado sobre eletrônica, em como ler um diagrama esquemático de placa mãe, entender o funcionamento e testar componentes, etc.

Eis a questão, a muito tempo atrás meu notebook desligava sozinho porque algo entrava em curto. Sem muita experiência eu imaginava que era o power jack mas não dei atencão, ajeitava o cabo e em seguida ele podia ser religado. Em um dado momento houve um curto de verdade, onde saiu uma faisca, cheiro de queimado e prontamente eu tirei o cabo da fonte. Evidentemente que eu não consegui mais religar o notebook, pois agora só de colocar o cabo da fonte o powerjack comeca a fritar e sair fumaca.

Estes dias encomendei uma placa mãe de segunda mão exatamente igual e troquei, onde agora é possível colocar o cabo da fonte sem que o powerjack comece a fritar. Felicidade de pobre dura pouco e apesar de agora poder conectar o cabo da fonte ao power jack, a fonte desarmava em seguida. Como é de praxe a placa de video de notebook de alto desempenho queimar, retirei ela da placa mãe e voltei a conectar o cabo da fonte, onde esta não mais desarma. Quando ligo o notebook o sistema de arrefecimento liga normal, porém não dá vídeo. Imaginei que mesmo sem placa de vídeo, deveria dar vídeo já que o processador i7-2630qm têm video integrado, mas acho que não reconhece automaticamente.

Bom, na minha leiga visão me parece que algum componente da placa de vídeo está em curto.

 

Minha dúvida é, como eu posso energizar somente a placa de vídeo para tentar identificar o curto, já que não existe um powerjack por assim dizer, somente os contatos que vão no "pci express"?

 

Estou usando um carregador de celular com o a ponta do fio desencapado para servir de "fonte", 5V, 1A.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Caro josé, Boa noite.

 

Bem vindo ao fórum ELetrônicaBR

 

Se vc puder tirar uma foto bem nítida desta placa de vídeo e também o modelo da placa, fica mais fácil para os colegas lhe ajudar.

 

Por favor, apresente-se ao fórum >

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Boa noite,

 

Para começar com os testes, deixei em vermelho os capacitores e em amarelo os mosfets.

 

Com o multímetro em continuidade, faça as medições e verifique se existe curto em algum deles.

video.jpg.e286654c616a1c54bc4c68ec521d86d4.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resultado dos testes:

 

Com a ponta preta aterrada:

Região V1: ambos capacitores de tântalo apresentam valores de 002 ohms em ambos os lados(polaridades)

Região V2: mesma coisa que região V1 para os capacitores de tantalo, porém os 2 capacitores de cerâmica no meio apresentam valor de 006 ohms na esquerda e não dão continuidade na direita.

Região V3: Todos capacitores cerâmicos apresentam valor de 004ohms na parte de baixo, e 001 ohms na parte de cima.

Região V4: Todos capacitores, ( de tantalo e ceramicos ) possuem 002 ohms na esquerda e 074 ohms na direita.

 

Mofets Ponta vermelha em 1 (source?) e preta no lado oposto (dreno?) e depois invete as pontas

Região A1: Todos mosfets apresentaram continuidade com valor de 002 mesmo trocando as pontas

Região A2: Todos mosfets apresentaram valor de 002 ohms e quando trocado 004.

 

Com a ponta vermelha em um lado do capacitor e a preta do outro:

Região V1,V2 e V3: Todos capacitores de tantalo apresentaram valor de 005 assim como os 5 de ceramica na região V3, na região V2 apresentam valor de 529 com a ponta vermelha na esquerda e não dão continuidade com a ponta vermelha na direita.

Região V4: Capacitores de tantalo e ceramica apresentam valor de 074 indepente do lado da ponta de teste

 

Acho que realizei corretamente as medicões, mas me parece que ta tudo fora da normalidade. Usei escala ohmica para fazer aquele teste no capacitor ceramico de ir do negativo pro infinito e depois inverter, e nenhum deles fez isso, apenas comecam com um valor, descem um pouco e estabilizam. Com excessão dos dois dois ceramicos da região V2, que quando vermelha esta na esquerda e a preta na direita dá um valor de 529 e quando inverto nada acontece ( não da continuidade ).

 

O chip gráfico estando na placa não influencia nas leituras?

video.jpg.b4da35407f9198be76a5530fdeb03ef3.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Testando a influencia do chip sob mosfets e capacitores (inseri a placa de video na placa mãe tendo feito medicoes em mosfest e capacitores antes e depois), pude perceber que os mosfets sem o chip apresentam o comportamento esperado de dar continuidade apenas em um sentido, porém quando colocado o chip eles passam a dar continuidade em ambos os sentidos e quanto aos capacitores eles perdem a propriedade de ir do negativo pro infinito quando há um chip conectado.

 

Além disto fiz um video para que minha maneira de testar seja conferida e que se observem os valores dos quais eu citei acima:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Bom dia,

 

Os mosfet A1, vc retirou e estão ok certo ?

 

Vc mediu a placa sem eles ?

 

Percebi que os capacitores V1 em seu vídeo, apresenta curto. Levante uma ponta e meça estes capacitores.

 

Pelas medições algum capacitor pode estar em curto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não cheguei a retirar os mosfets pois não tenho equipamento para isto, eu deveria comprar uma estacão de solda para remover né? ou um ferro de solda basta?

 

Eu tentei energizar somente o capacitor c17 e a fonte desarma. Quando coloquei uma fonte que gera um pouco mais de corrente e tentei denovo até saiu um pouco de fumaca dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...