Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe usada vale a pena? Veja o que ter atenção antes de comprar

Avalie este tópico:


FLAVIOTECH

Posts em destaque

A placa-mãe é um dos principais componentes de seu computador, pois é nela que se conectam todas as outras peças, como processador, memória, HD, placa de vídeo e outras. Alguns usuários, procurando economizar na hora de montar um PC, acabam recorrendo à modelos de segunda mão.

 

Claro que do ponto de vista financeiro, esta é a melhor opção. Mas será que do ponto de vista técnico é realmente vantajoso adquirir uma placa-mãe usada? Neste artigo, vamos listar alguns fatores que você deve levar em consideração antes de comprar uma placa-mãe usada. Acompanhe.

 

Placa-mae ASUS.jpg

 

Tempo de uso

 

Este é o primeiro fator que devemos levar em conta antes de comprar uma placa-mãe usada. Quanto mais velha for a placa, mais rápido ela dará problema. O contrário também é verdade, quanto mais nova, mais tempo ela vai durar na sua mão.

 

Se você encontrar alguém vendendo um hardware desses com menos de um ano de uso, pode comprar, visto que ela ainda está na garantia. Porém, modelos que estejam dentro dos dois anos de vida também são seguros de serem adquiridos, pois dificilmente eles dão problemas. Acima disso, é bom avaliar a peça com mais cuidado. E é aí que entramos no próximo tópico.

 

Não adianta nada a placa ter menos de dois anos, mas não ter sido devidamente cuidada pelo dono. De tempos em tempos é necessário que se faça uma limpeza completa da placa, para retirar poeira e oxidação dos contatos.

 

Caso o primeiro dono da peça não tenha feito as devidas limpezas, a placa fatalmente irá acumular poeira e umidade nos contatos dos slots, formando a oxidação que, por sua vez, prejudicará a passagem da corrente elétrica.

 

Antes de comprar, veja se a placa está limpa e se todos os contatos estão intactos. Veja também se não há ferrugem, pois este é o primeiro sinal da ação do tempo e do mau uso. Se o primeiro dono tiver tomado os devidos cuidados com a sua placa, mesmo que ela tenha mais de três anos de idade, ainda assim ela estará completamente funcional.

 

Compatibilidade com o seu PC

Veja também se a placa-mãe é compatível com todos os outros componentes de seu PC, especialmente o processador. Confira se o soquete presente na placa é o mesmo que o seu processador utiliza. Observe se os slots de memória são no padrão de seus módulos de memória. Veja também os slots de expansão e analise se eles atendem suas necessidades.

 

Placa-mae ASUS2.jpg

 

Outro ponto interessante de se observar é saber se a placa-mãe caberá em seu gabinete. Algumas são bem maiores que o normal e, portanto, poderá dar alguma dor de cabeça na hora da instalação. Em suma, veja se todos os seus componentes atuais poderão ser conectados à placa que você está querendo comprar.

 

Garantias adicionais

 

Se o primeiro dono tiver adquirido garantias adicionais, melhor ainda, pois em caso de qualquer problema você poderá levar para a assistência técnica. Mas, em caso negativo, combine com o vendedor um tempo de garantia, caso a placa apresente algum defeito.

 

Preço

 

Por fim, veja se o preço está adequado ao produto. Veja quanto aquela placa-mãe está custando nas lojas e compare com o preço pedido pelo vendedor particular. Não se esqueça de levar em conta fatores como tempo de uso e estado de conservação. Quanto mais velha for a placa, menor será o seu valor.

 

Se o preço estiver muito alto, talvez valha mais a pena adquirir uma placa-mãe nova na loja, com garantia e a certeza de que ela não dará nenhum problema tão cedo.

 

Fonte: http://www.techtudo.com.br/listas/noticia/2016/12/placa-mae-usada-vale-pena-veja-o-que-ter-atencao-antes-de-comprar.html

 

Agradece ai a postagem com um j+  8)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...