Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Gigabyte / 945GCMX-S2 / liga, mas não dá vídeo

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Olá pessoal, estou com essa placa mãe em bancada, onde roda o cooler, tenho os 12V nos Mosfets de ALTA, porém não tenho as tensões nos DRENOS dos Mosfets de BAIXA, ou seja, o processador está sem alimentação.

Bom, consegui o esquema dessa placa e fui medir as tensões no PWM SL6312CRZ.

Observando a FIGURA 01, comecei a medir a tensão pelo Pino 10, e estão ok, ou seja, estão com os 5V.

Dai fui ao pino 36, onde preciso da tensão enable (EN), porém neste local NÃO TEM TENSÃO NENHUMA.

Segui  o circuito eletrônico na placa, medi o capacitor DBC10, e está tudo ok.

Então procurei a linha de alimentação [29] VTT_PWRGD.

Continuando a análise na FIGURA 2, medi a tensão no R1702 (antes e depois), e NÃO TEM TENSÃO NENHUMA, ou seja, no PINO 1 do AMPLIFICADOR OPERACIONAL não está saindo tensão.

Eu sei, por regra, que para haver tensão no Amplificador Operacional, a tensão no pino 3 TEM que ser MAIOR que a tensão no pino 2. O fato é que no PINO 2 eu tenho 0,9V e no PINO 3 tenho ZERO VOLTS.

Então seguindo a linha do circuito ([29] VTT_PWRGD), me deparei com a FIGURA 3.

O problema é que na figura 3 eu já me perdi e não consegui entender de onde sai essa alimentação para alimentar o Amplificador Operacional da figura 2 (pino 3).

Alguém entendido aqui poderia me dar uma ajuda?

:)

Será que o problema seria o C.I. U85?

Qualquer ajuda é bem vinda.

Sinceramente... Otávio

figura_1.jpg.ac40a9ca7c3266e267ab510dd91acfe1.jpg

figura_2.jpg.8db57a445658e9c4470363a365346ef8.jpg

figura_3.jpg.74371c2efe67e081af8fa0d49032279c.jpg

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

image.png

Editado: por FLAVIOTECH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou também tentando resolver problema deste mesmo modelo.Estava com dois capacitores, tufados,EC166 e EC167, foram trocados, mesmo assim não liga..Acho que afetou o U86  sendo que troquei também os dois mosfet's q286 e q288 e estou sem a tensão 1.8v.Pesquisando aí no fórum, parece que há problemas mesmo no u86 isl6520.Vou trocá-lo e ver se resolve.

 

  quanto a sua pergunta:

  Vc mediu o pino 4 de U85? Ele é alimentado por 12v.

O VTT_GMCH pelo esquema, vem do SIO U15 , página 24 e gira em torno de 1.2V.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

quanto a sua pergunta:

Vc mediu o pino 4 de U85? Ele é alimentado por 12v.

O VTT_GMCH pelo esquema, vem do SIO U15 , página 24 e gira em torno de 1.2V.

 

Olá, obrigado pela a ajuda!

Sim, no pino 4 está chegando os 12V de alimentação.

Esse U15 é o Super I/O né?

Antes de partir para o Super I/O, eu vou me concentrar neste U85. Vou colocar 1,2v no Pino 3 e ver o que acontece.

Pois não posso esquecer que eu preciso de uma tensão no pino 36 do meu PWM para fazer funcionar o processador.

Será que dará certo??? rsrs

Vou tentar e posto aqui o resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
olá bom dia.O amigo fez o teste com outro processador?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Bom dia Amigo , creio q o a tensão VTT_GMCH nao venha do SIO não

 

Se puder me passa as tensões dos pontos marcado

Capturar1.jpg.1afefc77834e1f727312e791991af79d.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
olá bom dia.O amigo fez o teste com outro processador?

 

Olá! Obrigado pela ajuda!

Eu até suspeitei disso no inicio... mas incrível, estou sem uma placa mãe 775 boa aqui pra testar esses processadores... porém tenho vários aqui no meu estoque... peguei 3 aleatoriamente e testei, e tudo dá o mesmo resultado! Seria muito azar todos estarem com o mesmo defeito né! (rs)... mas durante a semana vou ver se consigo uma placa mãe pra testar esses processadores... enquanto isso vou seguindo procurando o defeito, acreditando que o defeito não esteja neles!

Obrigado pela dica!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

  Resolvi o problema da minha aqui, era o u86 mesmo.

 

  Aproveitei e peguei as tensões de U85 pra facilitar na resolução do seu problema:

  segue:

  1 -10.85V            8 - 5.47v

  2 -  0.98v            9 - 1.52v

  3 - 1.31v            10 - 1.52v

  4 - 12.08v          11 - gnd

  5 - 1.21v            12 - 2.83v

  6 - 1.21v            13 - 2.84v

  7 - 4.80v            14 -3.83v

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Bom dia Amigo , creio q o a tensão VTT_GMCH nao venha do SIO não

 

Se puder me passa as tensões dos pontos marcado

 

Olá, obrigado pela ajuda!

Eu consegui a tensão do Q287 (0,62v).

No U85, pino 5 (1,2v) e pino 6 (4,4mv), ou seja, ZERO volt.

A outra voltagem, não consegui encontrar o ponto indicado pra testar... procurei o resistor (R2871) como referência para encontrar a tensão, mas não encontrei esse resitor... se as tensões acima não forem o suficiente pra concluir seu raciocínio, poderia me orientar onde mais ou menos consigo o 3º ponto de voltantem?

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

  Resolvi o problema da minha aqui, era o u86 mesmo.

 

  Aproveitei e peguei as tensões de U85 pra facilitar na resolução do seu problema:

 

Obrigado! Com certeza vai me ajudar... uma dessas é que estou colocando (injetando) 1,2v no pino 3, mas hora a fonte permanece ligada, hora desliga... vou tentar injetar com 1,3v e testar o resultado e postar aqui...

Muito obrigado amigo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, veja abaixo o que fiz:

é bom lembrar que a PLACA está ligando, porém não tem vídeo. O processador não esquenta, e não tenho tensão nos mosfets que o alimenta.

o que ocorre é que NÃO tenho tensão no PINO 36 do PWM, dessa forma o PWM não envia as tensões nos mosfets que alimentam o processador. Só tenho 12v no DRENO do mosfet de ALTA... nada mais!

Bom, acompanhando o circuito através do esquema da placa mãe, a tensão no PINO 1 do U85 (Amplificador Operacional) está ZERO volts. E esta tensão é justamente que liga no PINO 36 do PWM.

Com base na informação do nosso colega CRONNIE aqui no forum, injetei 10,9v no PINO 1 do AO, e como resultado, consegui as seguintes medidas de tensões:

 

PWM:                      TENSÃO depois de injetar 10,9v no PINO 1 do U85

Pino 10 --> 5v        5v

Pino 36 --> 0v        2,49v

Pino 29 --> 12v      11,82v

Pino 42 --> 12v      11,87v

Pino 28 --> 0v        10,68v

 

Q287:

Dreno --> 0,62v      0,63v

Gate  --> 195mv      196mv

Source -> 55mv        56mv

 

MOSFETs de ALTA

Dreno --> 12v          11,92v

Gate  --> ZERO        1,911v

Source -> ZERO        1,06v

 

MOSFETs de BAIXA

Dreno --> ZERO        1,06v

Gate  --> ZERO        10,6V

Source -> ZERO        ZERO

 

O processador ESQUENTOU, porém NÃO saiu imagem alguma de vídeo.

 

Neste teste acima, posso descartar a possibilidade do defeito ser no PWM, certo?

Será que o defeito de fato é no AMPLIFICADOR OPERACIONAL? Mas injetei tensão no PINO 1 e não houve vídeo!?

E o mosfet Q287... está errado né! Vou testar ele e ver se está funcionando ou não... volto aqui depois.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

  Como está a tensão nos terminais do Q289?

  Teste o Q287 e  se estiverem normais, troque o u85.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Entao amigo vc injetou tensão no pino 1 do U85 , isso faz com que o pwm seja habilitado a funcionar e gerando as tensões para o processador .

 

O problema q mesmo vc fazendo isso vc continua sem a tensão  VTT_GMCH que a o meu entender eh gerado no q287 , essa tensão alimenta outros circuitos alem do pino 3 do U85 , verifica no esquema q inclusive esse sinal tbm vai para o processador , SIO, chipset .  Com a excelente ajuda do amigo , passando todas as tensões de cada pino do U85 vc pode tentar  injetar 1,31V no pino 3 do U85 e vendo se surge o VTT_PWRGD(10.85V) no pino 1 .

 

Se mesmo assim vc não tiver tensão no pino 1 , vc pode tentar injetar as 2 tensões ,  10,85V no pino 1 e 1.31V no pino 3 , acredito q assim vc tera a placa funcionando .

 

Resumindo acredito(nao certeza) q se injetar 1.31V no pino 3 do U85 e tendo 0,9V no pino 2(vc ja tem) e nao surgir VTT_PWRGD grande chace do U85 estar ferrado 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...