Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Acer Aspire E1-572 - LA9532P / Liga depois de 5seg desliga, sem video

Avalie este tópico:


DoubleGuy

Posts em destaque

Ola a todos do forum.

Estou com um situação aqui e gostaria de pedir a opinião de voceis.

Esse notebook chegou aqui ja mexido de outra assistencia que nao conseguiu arrumar.

Ja verifiquei que o ci de bios foi mexido, mas notei que estava no lugar errado, estava soldado no u7, entao eu troquei o ci e regravei e coloquei no u6, mas nao deu certo.

Vi que nem tinha as voltagens primarias entao verifiquei que tinha um curto na entrada de 19v. Um capacitor ceramico smd estava em curto, perto dos pinos da bateria o PJP201. Como o capacitor nao tem serigrafia entao nao posso passar a posição exata.

Mas depois de substituir o mesmo, voltou a ter as tensoes de 5ALW e 3ALW.

Antes disso a placa estava morta nao ligava nada. Mas agora aperto o botao power que tem 3,1v, a placa liga o led power, mas fica uns 5 seg ligada, não gira o cooler e desliga sozinha.

Bom resumindo vou passar os testes feitos e nada deu certo:

-Troca do ci da bios e regravação com 2 arquivos daqui do forum

-Troca da memoria ram, por uma memoria de outro notebook do mesmo modelo que esta funcionando, alias essa memoria do notebook ruim esta funcionando no notebook bom.

- Troca do Super io, ja gravado com a rom do modelo correto.

- Troca da bateria da cmos, para bateria nova de 3v

- Lavagem quimica da placa e desumidificada por 2 dias

- ME no processador soldado na placa um intel core i5

- Os testes estao sendo feitos em uma fonte assimetrica, que ao apertar o botao power, a placa acende o led power mas não apresenta consumo de corrente na fonte, somente 0,01 amperes.

 

Estou na duvida que eu não tenho tensao em nenhum pino da bios, mesmo apos o start, estou correto ao soldar o ci na posição u6 do que na u7? Pois na u7 ela nem acende o led power.

Outra coisa eu nao tenho tensao de 3VS e nem 5VS saindo do u11 e nem nos jumpers j36 e j37, sera ai que esta o problema?  Eu ja resoldei o mesmo, com eu vi que um colega aqui do forum resolveu o problema dele  assim

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Mas no meu caso não deu certo.

 

Por favor, agradeço muito se alguem puder me ajudar a encontrar o problema dessa placa mae, estou sem saber o que fazer.

 

Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu so não tenho outro u11 pra trocar, vou ter que comprar. So queria confirmar se esse componente nao tiver bom ele não solta os 5VS e 3VS e assim a placa não starta corretamente? Pode haver algum outro motivo que faça o u11 não funcione direito ou é só ele mesmo com defeto?

Eu aferi se tem curto nos jumpers j36 e j37, mas esta ok.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já peguei essa placa com mesmos sintomas, em algumas tive mesmo que trocar o U11, mas em algumas foi só fazer o reset que as tensões apareceram novamente.

Verifique se a pilha está com os 3v.

 

Bom saber, mas voce chegou a retirar a bateria da cmos, ou so fechou curto nos pads para dar o reset? Eu ja troquei a pilha e ela esta com os 3,14v.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se puderes, faça mais um teste pra mim por gentileza, verifique se abrindo o Jumper J5 que fica do lado esquerdo do processador nessa foto que postei as tensões não voltam.

 

opa, fiz o teste. Abri o jumper j5 mas as voltagens não voltaram, continua a mesma coisa. Deveria voltar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é que deveria, mas poderia, eu já peguei várias que quando tinha curto no APU não aparecia nada na saída do U11 Ai abrindo o J5 as tensões normalizavam, teu caso vai acabar sendo o U11 mesmo provavelmente. ;D

 

blz, bom saber, valeu pelas dicas cara. Assim posso saber quando a apu esta em curto. Eu estou aguardando o u11 chegar para mim, assim que chegar eu posto os resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Boa noite amigo

 

Vc verificou se vc tem as tensoes de entrada e a tensao de enable no U11 ?as tensoes sao essas :

 

pino 1    3.3V

pino 2    3.3v

pino 3    3.3v

pino 4    5  v

pino 5    3.3v

pino 6    5 v

pino 7    5 v

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Boa noite amigo

 

Vc verificou se vc tem as tensoes de entrada e a tensao de enable no U11 ?as tensoes sao essas :

 

pino 1    3.3V

pino 2    3.3v

pino 3    3.3v

pino 4    5  v

pino 5    3.3v

pino 6    5 v

pino 7    5 v

 

Cara ainda bem que voce me passou essas tensões.

Pq acabei de trocar o u11 e não funcionou.

De acordo com que voce me passou, no meu fica assim:

 

Pino 1 - 3,38v

2 - 3,38v

3 - 0V

4 - 5,07V

5 - 0V

6 - 5,07

7 - 5,07

 

e nos pinos de saida, todos estao 0V.

De acordo com que voce passou, eu nao tenho tensao no pino 3 e 5 que deveriam ter 3,3v.

De onde vem essas tensões?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é que deveria, mas poderia, eu já peguei várias que quando tinha curto no APU não aparecia nada na saída do U11 Ai abrindo o J5 as tensões normalizavam, teu caso vai acabar sendo o U11 mesmo provavelmente. ;D

 

Neofln, troquei o u11, mas infelizmente nao deu certo. Mas de acordo com o bgasolution, esta faltando as tensoes no pino 3 e 5 no u11.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Essa habilitação vem do SIO mas precisamos seguir a sequencia de start da placa

 

Veja no SIO  os pinos

 

95

14

8

6

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo visto SUSP# que é quem habilita o u11 está ausente, quem gera SUSP# é o kn9012 pode ser que regravando ele o problema seja corrigido.

Alguém já tinha falado aqui no fórum que quando regravasse a bios dessa placa era pra ligar a placa sem a bios por uns 3 minutos e depois soldar a bios e ligar e esperar de novo uns 3 minutos que ia demorar um pouco mais para dar vídeo.

Mas siga a sequência com o

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Essa habilitação vem do SIO mas precisamos seguir a sequencia de start da placa

 

Veja no SIO  os pinos

 

95

14

8

6

 

Nos pinos citados acima, todos estao 0V.

Lembrando que esse super i/o eu ja troquei e peguei um novo ja gravado com a rom dentro dele.

Sera que ele esta ruim?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo visto SUSP# que é quem habilita o u11 está ausente, quem gera SUSP# é o kn9012 pode ser que regravando ele o problema seja corrigido.

Alguém já tinha falado aqui no fórum que quando regravasse a bios dessa placa era pra ligar a placa sem a bios por uns 3 minutos e depois soldar a bios e ligar e esperar de novo uns 3 minutos que ia demorar um pouco mais para dar vídeo.

Mas siga a sequência com o

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Neofln, esse procedimento que voce falou é referente a bios principal ou da rom do super io?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, brother desculpa falei pino 8 mas errei , verifica pino 127 , aproveita e verifica tbm 100 e 106 , lembrando q os pinos anteriores que pedi vc tem que medir quando aperta o botao power , se desligar rapido ja deixa a ponteira ni pino e aperta o power para aferir blz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, brother desculpa falei pino 8 mas errei , verifica pino 127 , aproveita e verifica tbm 100 e 106 , lembrando q os pinos anteriores que pedi vc tem que medir quando aperta o botao power , se desligar rapido ja deixa a ponteira ni pino e aperta o power para aferir blz

ok entendido, eu aferi com a placa sem start. vou aferir o pinos que voce pedi e ja posto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, brother desculpa falei pino 8 mas errei , verifica pino 127 , aproveita e verifica tbm 100 e 106 , lembrando q os pinos anteriores que pedi vc tem que medir quando aperta o botao power , se desligar rapido ja deixa a ponteira ni pino e aperta o power para aferir blz

 

após apertar o botao power :

pino 95 - 0V

Pino 14 - 0v

pino 127 - 0v

pino 6 - 0v

pino 100 - 3,25v (tensão cai apos power, standby fica 3,35v)

pino 106 - 3,29 v (tensão cai apos power, standby fica 3,38v)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Seu Haswell não ta mandando resposta para SIO , recomendo fazer um reballing nele , ME creio que no dará resultado , se quiser antes fazer algumas coisas mais simples como regravar o I/O , fazer o procedimento , falou de tirar a bios e ligar sem a bios por 3 minutos , mas acho que vai ser inevitável o reballing no HASWELL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se já regravou o I/O, ou no caso já veio regravado, regrave a bios principal também, e faça o "procedimento de reset" que descrevi ali acima, foi alguém aqui do fórum que postou sobre isso, não consigo lembrar quem, mas disse que resolveu lá dessa maneira, aqui não tinha funcionado com os 2 primeiros que testei, mas depois funcionou com umas 5 máquinas. Parece que quando liga a placa sem a main bios durante uns 3 minutos o I/O modifica alguma coisa na programação dele.

Não custa tentar.

Mas se não funcionar, ainda podemos tentar forçar a ativação do U11 pra ver se não encontramos um curto em uma fonte suspended.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...