Jump to content
Sign in to follow this  
ricardo29m

notebo Acer Aspire E1 571 COMPAL LA-7912P - REV 02 nao liga

Rate this topic

Recommended Posts

galera , to com um notebook acer placa q5wph la 7912 rev 2.0 que nao esta ligando , nem acende os leds ,não tenho muita experiencia em notebook, mas baixei o esquema, o que consegui testar foi o seguinte , ao conectar a fonte se obtem o vinporem , o ci pwm e alimentado por uma tensão chamada de b+, e essa tensão que não consegui encontrar , não tem b+, por isso não tem nem o 3 e 5 volts , do pwm não tem nada, e não estou conseguindo descobrir de onde vem o b+ , se alguem poder me ajudar eu agradeço muito

,

exclamacao.png

Ops! Notamos que o titulo do seu tópico está fora dos padrões.

Para editar o titulo é só clicar na opção de modify_inline.gifModificar que se encontra logo acima da sua primeira mensagem.

O título deve seguir o seguinte padrão:

Modelo completo do aparelho - Modelo da placa - Defeito

Agradecemos pela sua cooperação para manter o fórum organizado.

Obrigado.

[spoiler=Para mais informações, clique aqui.]

Fique atento aos avisos e regras do fórum nesse link:

Se estiver tendo dificuldade de encontrar o modelo correto do seu notebook talvez queira dar uma olhada nesse outro:

You are not allowed to view links. Sign in or sign up.

Amigo, você já tentou gravar a bios para ver se é bios? Está recendo os 3v na bios?

, Amigo tem 2 mosfets de entrada logo depois do jack da fonte.

Veja se o 19 v está passando por eles e alimentado a placa.

Se não tiver tente alimentar a placa depois deles com uma fonte assimétrica começando com uma tensão baixa tipo 5 v e 1 amp.

Se tiver tudo normal vai aumentando a tensão até chegar nos 19 v. Se a placa ligar normal.

Você pode trocar estes mosfets ou então estudar pelo esquema para saber porque eles não estão chaveando.

sua placa esta com alto consumo e o c.i de charger ativou o circuito de proteção, para conseguir ter a tensão de b+ vc precisa achar o componente com defeito. veja quanto tem nos mosfets de entrada no gate dreno e source

ok ,obrigado mesmo , vc pode me explicar 2 coisas porque tem 24volts no gate??? e o que são p1 e p2 no esquema perto do pq9???

, se me permite algumas observações, o p1 e p2 é irrelevante na análise do problema, as tensões pedidas sim são importantes para chegarmos nele.      Não faço ideia do q sejam.

Quanto aos 24V dos gates do PQ9 e PQ10, é pq esses mosfets são NPN, ou seja, precisam de uma tensão maior para que possam saturar e liberar os 19V para o restante da placa.

Para que possa entender melhor, temos vários tópicos sobre esse assunto, utilize o mecanismo de procura do Fórum.

vin passa se chamar p1 após passar pelo primeiro mosfet que posteriormente passa a se chamar p2 após passar pelo segundo mosfet de alta. veja que no pr41 temos pinos 2 e 3 ele retorno um monitoramento da alta da placa ao pwm se houver um consumo muito alta ele faz o pwn cessar a carga e ativar o circuito de proteção.

vin=p1=p2=b+

gostaria de agradecer a todos e informar que retirei o mosfet pd9 realizei os teste ele estava funcionando normal, ressoldei novamente na placa e continou o defeito, porem a tensao de vin estava perto de 21 volts, eu estava usando a fonte do cliente , vou comprar uma fonte pra mim a que tenho não serve em notebook, então peguei outra fonte , o vin foi para 19,5 e funcionou , o notebook ligou , testei a fonte do cliente e não ligava , porem no meu netbook a fonte do cliente funciona , creio que deve ser o sistema de monitoramento que o colega airton jr comentou, vou encerrar como resolvido

,

gostaria de agradecer a todos e informar que retirei o mosfet pd9 realizei os teste ele estava funcionando normal, ressoldei novamente na placa e continou o defeito, porem a tensao de vin estava perto de 21 volts, eu estava usando a fonte do cliente , vou comprar uma fonte pra mim a que tenho não serve em notebook, então peguei outra fonte , o vin foi para 19,5 e funcionou , o notebook ligou , testei a fonte do cliente e não ligava , porem no meu netbook a fonte do cliente funciona , creio que deve ser o sistema de monitoramento que o colega airton jr comentou, vou encerrar como resolvido

Amigo parabéns pelo conserto!

Não use esta fonte genérica com defeito em notebook algum.  No inicio o notebook suporta alguns dias ou horas, mas pode danificar a placa mãe e até perder a placa se as trilhas internas entrarem em curto.

obrigado pela dica porem a fonte que estava com o notebook e original , e a outra fonte que usei e de um acer antigo ela e de 120watss 19x 6,25a, nunca confiei em fonte genericas, mas obrigado pelo aviso