Jump to content
Sign in to follow this  
alexaraujo

Sistema de comunicação entre carros pode ser obrigatório nos EUA

Rate this topic

Recommended Posts

A1.jpg

 

Tecnologias que permitem veículos “conversarem” entre si no transito de ruas, avenidas e estradas não são novidade, porém, ainda estão longe de ser a regra entre os carros que andam por aí. Porém, o governo norte-americano, através do Departamento de Transporte, revelou que pretende tornar obrigatória a presença de sistemas assim em todos os carros até o ano de 2023.

O processo de regulamento deve ter a primeira fase concluída até 2019, sofrer os ajustes necessários até 2021 e entrar em vigor dois anos depois. O conceito chamado V2V (vehicle-to-vehicle, de veículo para veículo) inclui uma série de recursos de permitiriam carros se comunicarem de maneira que pudessem evitar acidentes, como colisões e atropelamentos. Um documento emitido pela Associação Nacional de Segurança no Tráfego em Rodovias (NHTSA) detalha como essa comunicação ajudaria na infraestrutura e explica como funcionaria.

 

a2.jpg

 

Novidade em desenvolvimento

 

A ideia de realizar essas mudanças profundas no sistema de trânsito norte-americano não é tão recente. Desde 2014, o Departamento de Transporte, juntamente com a NHTSA, tem se movido para conseguir essa regulamentação. A proposta é tornar essa comunicação entre veículos obrigatória e, para isso, criar um padrão de mensagens que será desenvolvido e adotado pela indústria automobilística.

Empresas como a Mercedes-Benz já estão trabalhando com um sistema V2V no Classe E, que obviamente não é compatível com outros veículos, mas já indica um bom começo para que num futuro a médio prazo

Em paralelo com toda essa tecnologia, é claro, também acaba sendo implantado o chamado V2I, vehicle-to-ifrastructure, ou seja, de veículo para infraestrutura. Com isso, além dos carros conversarem entre si, vão receber informações automaticamente de semáforos, das vias por onde passam e outros itens que podem ajudar na segurança dos condutores e passageiros.

Apesar do desejo de padronização por parte do governo norte-americano, os primeiros passos já estão sendo dados, mesmo que individualmente, pelas montadoras. Empresas como a Mercedes-Benz já estão trabalhando com um sistema V2V no Classe E, que obviamente não é compatível com outros veículos, mas já indica um bom começo para que num futuro a médio prazo, os carros possam se entender melhor do que os motoristas fazem hoje em dia.

 

 

 

Fonte:https://www.tecmundo.com.br/tecmundo-auto/112785-sistema-comunicacao-entre-carros-obrigatorio-eua.htm

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this  

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...