Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

HP DV4 - PISCANDO CAPS 1X

Avalie este tópico:


JORGE LUIS TELLES

Posts em destaque

então colegas, é o seguinte este not entrou com o problema de piscar 1x o caps, feito reball da PN ati, funcionou bem por 2 meses e voltou a dar o mesmo problema. então fiz um reflow na PN e fiz tambem reflow no soquete do processador, visto que o erro indica processador, pois bem funcionou por duas horas e voltou a dar  o mesmo problema.

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então, esse teste de aquecer somente o soquete não fiz,  o que fiz agora foi rebalar novamente a PN e reflow novamente no soquete do processador, esta subindo vídeo bonitinho agora. se der problema novamente irei mexer somente no soquete, apesar que aquecendo o soquete estamos aquecendo também a PN por estar muito proximos um do outro, então fica a duvida, soquete ou PN ruim ?

 

outro detalhe, pode ser a memoria que fica embaixo perto do soquete, tipo nos tx 2k. ??

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não fiz me não, fiz reflow no soquete ate chegar a 230 graus medindo com termômetro infra em cima do soquete, apesar que a solda original que vai nos soquetes amd (lead free da brava!), 230 graus não faz muita diferença, pois vai começar a derreter com uns 240 a 250 o que da medo de dar bosta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jorge, esta semana peguei um dv 4 fiz reball no video tudo perfeito, montei e deixei testando.

Depois de dois dias voltou problema.A placa é aquela la 4011p se nao me engano.

 

Observei que ele passava a ligar apenas com um pente de memoria no slot de cima apenas.

Conclusão:esta semana farei o reflow do socket do processador.

 

Uma curiosidade, para comprovar que é mesmo o processador (pelo menos 99%certeza) no meu caso,

eu coloco os 2 pentes de memoria, ligo o note (mas com o cooler desativado), ele começa a piscar caps e nunlook, ai voce fica olhando, em menos de um minuto ele  passa a dar video normal.Este teste é para quem ja fez o reball, e com pouco tempo ja voltou o problema, para comprovar que é mesmo o socket.

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jorge, esta semana peguei um dv 4 fiz reball no video tudo perfeito, montei e deixei testando.

Depois de dois dias voltou problema.A placa é aquela la 4011p se nao me engano.

 

Observei que ele passava a ligar apenas com um pente de memoria no slot de cima apenas.

Conclusão:esta semana farei o reflow do socket do processador.

 

Uma curiosidade, para comprovar que é mesmo o processador (pelo menos 99%certeza) no meu caso,

eu coloco os 2 pentes de memoria, ligo o note (mas com o cooler desativado), ele começa a piscar caps e nunlook, ai voce fica olhando, em menos de um minuto ele  passa a dar video normal.Este teste é para quem ja fez o reball, e com pouco tempo ja voltou o problema, para comprovar que é mesmo o socket.

 

nesse seu caso amigo vc vai ter q trocar o chip mesmo pois é ele q causa esse erro !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jorge, esta semana peguei um dv 4 fiz reball no video tudo perfeito, montei e deixei testando.

Depois de dois dias voltou problema.A placa é aquela la 4011p se nao me engano.

 

Observei que ele passava a ligar apenas com um pente de memoria no slot de cima apenas.

Conclusão:esta semana farei o reflow do socket do processador.

 

Uma curiosidade, para comprovar que é mesmo o processador (pelo menos 99%certeza) no meu caso,

eu coloco os 2 pentes de memoria, ligo o note (mas com o cooler desativado), ele começa a piscar caps e nunlook, ai voce fica olhando, em menos de um minuto ele  passa a dar video normal.Este teste é para quem ja fez o reball, e com pouco tempo ja voltou o problema, para comprovar que é mesmo o socket.

 

nesse seu caso amigo vc vai ter q trocar o chip mesmo pois é ele q causa esse erro !

 

 

Mas o fato de ele ligar de primeira, usando somente um slot de memoria, não é indicio de algo relacionado ao processador ou socket dele proprio?

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

estou com 2 aqui na bancada igual ao seu mas um esta sem voltagem no processador. vou colocar voltagem nele e depois posto.  já o outro já fiz reball nele no pn e nada voltou fiz no proc e ainda nada ja troquei tudo agora depois do rebal do soquete ele da 3 piscadas indicando memoria e regravei bios e o fdp nao voltou mas vamos insistindo hehehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Devolvi hoje sem conserto  o dv4 que peguei.

 

Relembrando.:

 

-Fiz reball durou 2 dias na oficina e voltou problema.(nunca tenho problema com esse note ate então)

-Atualizei a bios, mesma coisa

-Percebi que so ligava com um slot apenas, testei com outro proc igual e nada.

-Outra memoria de teste e nada

-Hoje fiz reflow do soquet processador, tirei aquela tampinha e fiz, o soquete chegou rebolar.Mesma coisa nao funcionou

O slot que sempre funcionava ja nao funciona mais, porem as vezes esta ligando normal

com um ou outro slot ou ambos!

-Ressoldei a placa inteira

-Troquei todos os capacitores da  parte da fonte do processador

-troquei chip de video(de acordo com  opinião do wilsom) nada tambem

-E quando liga, funciona tudo perfeito teste de stress e tudo mais!

 

Aí eu desisti, montei e entreguei.

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dica do marão:

 

Dilua o fluxo de solda (eu uso amtec 559), 1 parte para 4 de alcool isopropílico. (coloca num frasquinho de remedio para nariz (neosoro).

mistura bastante...

vai ter aí um fluxo líquido poderoso.

 

coloca em baixo do chip que está dando mau contato, e em cima do die, uma camada de fita kapton. em cima da fita, uma moeda de 10 centavos.

refaça o processo de reflow

 

as vezes esses chips ficam com um leve empenamento, o que dificulta a "sentada" perfeita.

com esse metodo, resolve

para chips maiores, tipo mcp67 eu g-86, coloco uma moeda de 50 centavos

 

depois é só fazer o arrefecimento com carinho, utilizando elastomero ou cobre com pasta de boa qualidade.

pré monta o equipamento e testa as temperaturas

o ideal é de até 55º em IDLE

seficar assim, tá bala... pode fechar

 

 

lembrando que um perfil perfeito é importante e il deve ser adequado não apenas a liga utilizada, mas ao gráfico de curva e eficiencia que o fabricante do fluxo recomenda.

 

 

isso resolve bastante os retornos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é colegas, este problema de piscar 1x é um inferno!, mas vamos indo, o meu já durou 1 dia. kkkk

Jorge piscar uma fez e um inferno!!!!! Amigo ontem removi o soquete do processador  coloquei novamente  tudo certinho e lá estava a destraçada da led piscando 1x  regravei a bios, refiz o bga do ati cara e nada  no dana fui olhar e medir o chip ai veio uma surpresa para min que  havia passado despercebido!!!!

As placas são idênticas em tudo!!!! Mas Uma placa minha usava um chip 216-067426 esta estava usando processador  amd turion ultra  (tmzm82dam23gg)  e a outra estava com um chip 216-0752001 e esta estava com processador amd atlon 2 (amm300b022gq)  eu não havia percebido a diferença pois uma placa era do cliente e a outra minha, e esta maquina já havia passado em outra assistência , gente fui medir as resistências do chip e notei que um capacitor estava com um curto de  05 e num chip 216-0752001 novo  não tem essa resistência  cara troquei o chip por um 216-067426 e troquei o proc. por um amd turion ultra  e já era maquina ta lindo na funcionando aqui na bancada desde ontem. Uffa  

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é colegas, este problema de piscar 1x é um inferno!, mas vamos indo, o meu já durou 1 dia. kkkk

Jorge piscar uma fez e um inferno!!!!! Amigo ontem removi o soquete do processador  coloquei novamente  tudo certinho e lá estava a destraçada da led piscando 1x  regravei a bios, refiz o bga do ati cara e nada  no dana fui olhar e medir o chip ai veio uma surpresa para min que  havia passado despercebido!!!!

As placas são idênticas em tudo!!!! Mas Uma placa minha usava um chip 216-067426 esta estava usando processador  amd turion ultra  (tmzm82dam23gg)  e a outra estava com um chip 216-0752001 e esta estava com processador amd atlon 2 (amm300b022gq)  eu não havia percebido a diferença pois uma placa era do cliente e a outra minha, e esta maquina já havia passado em outra assistência , gente fui medir as resistências do chip e notei que um capacitor estava com um curto de  05 e num chip 216-0752001 novo  não tem essa resistência  cara troquei o chip por um 216-067426 e troquei o proc. por um amd turion ultra  e já era maquina ta lindo na funcionando aqui na bancada desde ontem. Uffa  

 

 

So para deixar claro para a gente

 

vc pegou uma placa com chip 001 e trocou o mesmo por um 026 e funcionou? tudo? a e logico o processador tb !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é colegas, este problema de piscar 1x é um inferno!, mas vamos indo, o meu já durou 1 dia. kkkk

Jorge piscar uma fez e um inferno!!!!! Amigo ontem removi o soquete do processador  coloquei novamente  tudo certinho e lá estava a destraçada da led piscando 1x  regravei a bios, refiz o bga do ati cara e nada  no dana fui olhar e medir o chip ai veio uma surpresa para min que  havia passado despercebido!!!!

As placas são idênticas em tudo!!!! Mas Uma placa minha usava um chip 216-067426 esta estava usando processador  amd turion ultra  (tmzm82dam23gg)  e a outra estava com um chip 216-0752001 e esta estava com processador amd atlon 2 (amm300b022gq)  eu não havia percebido a diferença pois uma placa era do cliente e a outra minha, e esta maquina já havia passado em outra assistência , gente fui medir as resistências do chip e notei que um capacitor estava com um curto de  05 e num chip 216-0752001 novo  não tem essa resistência  cara troquei o chip por um 216-067426 e troquei o proc. por um amd turion ultra  e já era maquina ta lindo na funcionando aqui na bancada desde ontem. Uffa  

 

 

So para deixar claro para a gente

 

vc pegou uma placa com chip 001 e trocou o mesmo por um 026 e funcionou? tudo? a e logico o processador tb !

Olha so  o que eu fiz ,tenho aqui 2 placas dv4 idênticas  , o que muda nelas e que uma usa  chip 01 e a outra 26 e os seus processadores são diferentes ok?  Eu coloquei um chip novo 26 no lugar do 01 troquei seu processador e subiu vídeo normal estou com a maquina aqui na bancada funcionando normalmente mas as placas são iguais iguais não mudam nada  vou fazer o teste com outro modelo de maquina agora para ver se rola.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sim eu sei mas com a troca pelo 26 no lugar do 01 deu video normal aqui tenta fazer um teste ai pode ser doidera mas deu certinho as duas tem esta chi de memoria ai se foi mexida nao da para saber pois cliente nunca fala para nos se estva funcionando antes de trazer mas sei que gracas a deus ta aqui funcionando :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

dica do marão:

 

Dilua o fluxo de solda (eu uso amtec 559), 1 parte para 4 de alcool isopropílico. (coloca num frasquinho de remedio para nariz (neosoro).

mistura bastante...

vai ter aí um fluxo líquido poderoso.

 

coloca em baixo do chip que está dando mau contato, e em cima do die, uma camada de fita kapton. em cima da fita, uma moeda de 10 centavos.

refaça o processo de reflow

 

as vezes esses chips ficam com um leve empenamento, o que dificulta a "sentada" perfeita.

com esse metodo, resolve

para chips maiores, tipo mcp67 eu g-86, coloco uma moeda de 50 centavos

 

depois é só fazer o arrefecimento com carinho, utilizando elastomero ou cobre com pasta de boa qualidade.

pré monta o equipamento e testa as temperaturas

o ideal é de até 55º em IDLE

seficar assim, tá bala... pode fechar

 

 

lembrando que um perfil perfeito é importante e il deve ser adequado não apenas a liga utilizada, mas ao gráfico de curva e eficiencia que o fabricante do fluxo recomenda.

 

 

isso resolve bastante os retornos

 

Ontem fiz o reball de um mcp67 e achei que ele ficou um pouco alto, não tão encostado na placa mãe como nos outros casos, montei o note e funfou normal mas com um pequeno risco horizontal logo abaixo da barra de tarefas no windows, acha que eu devo fazer um reflow com uma moeda de 50 centavos em cima? nunca vi esse lance da moeda, vcs usam só no reflow ou quando vão soldar o chip na placa para o reball também usam?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sim eu sei mas com a troca pelo 26 no lugar do 01 deu video normal aqui tenta fazer um teste ai pode ser doidera mas deu certinho as duas tem esta chi de memoria ai se foi mexida nao da para saber pois cliente nunca fala para nos se estva funcionando antes de trazer mas sei que gracas a deus ta aqui funcionando :)

 

oxiii...e qual ps essas mobos estavam usando?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

jorge estou com um na bacanda com o mesmo problema do seu mas no meu caso troquei a pn e ficou normal ! o sintoma era o seguinte dois dias ok dai para reflow e voltava rebalei denovo e mesmo problema consegui revolver trocando a pn pois essa placa azul noa quanta muito tranco ! se não os pads ja era !! experiencia propia kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...