Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Troca de capacitor em placa mae

Avalie este tópico:


jardelhenrich

Posts em destaque

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Caro Bom dia,

 

Troca de capacitores, sempre igual ou maior ok

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Bom dia.

 

Não esqueça de finalizar seu tópico como Resolvido e agradecer com j+ os colegas que te ajudaram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Gostaria de informações se, posso ou qual valor poderei efetuar a troca de capacitor de uma placa mãe de 470uF e  6.3v 105°, por um de 100uF 16v de 105°?

 

se o problematico for -> 470uF por 6,3V

 

Você pode utilizar outro de 6,3V e uF igual ou maior 470.

 

Exemplo, se encontrar outro capacitor de 670uF por 6,3v irá resolver seu problema!

** ISSO APENAS quando não tem como encontrar outro equivalente **

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A tensão do capacitor é a tensão máxima que ele suporta. É desproporcional usar um capacitor de 16v se seu circuito vai passar apenas 3v, mas a capacitância dele vai determinar o quanto ele ele vai conseguir manter de carga e isso é calculado nos mínimos detalhes quando se trata de placa mãe. Para um filtro por exemplo a capacitância tem que estar de acordo com o especificado pois se não vai alterar o valor de filtragem e ressonância. Um capacitor demasiadamente grande altera a inúmeros fatores numa placa mãe, por exemplo se for no vcore você terá um capacitor mantendo a tensão por mais tempo fazendo com que o pwm dimensione o próximo ciclo de forma errada, ocasionando oscilação da tensão.

Então ao substituir um capacitor deve-se fazer de tudo para manter a capacitância, podendo ser flexível na tensão sempre para mais. No caso de placas mãe isso é imprescindível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

voltagem sempre igual. uf pode ser maior, mas nunca menor, pois tem que armazenar o que recebe. mas uma dica, nunca coloque muito acima do valor real dele, ja fiz isso em um a placa mae da asus ddr2, ao lado da alimentação do processador, do nada a placa apagava o video depois de horas de uso, tirei um de 470uf e coloquei um de 1000. depois fui la retirei o de 1000 e achei um igual. pronto resolveu o problema. entao sempre tente achar um igual, se nao tiver, procure um com uf maior mas o mais próximo possível do que voce retirou. isso serve para tudo, placa mae monitores e fins

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sugiro aos colegas que deem uma revisada sobre capacitores, circuitos LC, PWM e impedância. Tem gente confundindo as coisas. É até tolerável um capacitor com 10% a mais de capacitância que o original, mas estamos falando de valores comerciais  e que tem em todo lugar na internet ao menos.

 

Tensão do capacitor é apenas o quanto ele suporta no máximo e só. Se você tem um determinado circuito onde passam 18v e você por um capacitor de 400v, não vai fazer diferença no circuito até o ponto que passe de 400v que é a tensão tolerável. Mas se você altera a capacitância para muito mais na situação de um circuito pwm de vcore, isso vai ser muito ruim pois você vai estar endoidando o controlador e sua placa mãe vai começar da dar surtos ou desligar por sobre tensão no processador, se for na saída de um amplificador você vai alterar a impedância, sendo num filtro LC você altera a faixa ou ressonância.

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...