Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Construa sua Máquina para Remoção e Solda de BGA

Avalie este tópico:


Posts em destaque

caraca ainda bem que deixei as fotos no photobucket, senão já elvis..kkkkkkkkkk

vai ser difícil rechear esse fórum novo, mas vamos lá....

 

 

materiais necessários:

 

2 sopradores térmicos (no makro tem uns de 35 contos)

 

1 mesinha com 60cmX50cm 60cm de altura (pode ser aquela que vc ia jogar fora)

 

1 grill black&decker com temp. ajustável 0 a 200 graus (uns 100 contos)

 

1 grade (altura 10cm  compr. 55cm  larg. 35cm)

 

5 mt fio sólido 2,5mm

 

1 fita isolante

 

1 carcaça de cdrom de laptop ( com ela fiz as tiras pra fixar o sopr. inf.)

 

1 parafuso com porca de 8mm 5cm de compr.

 

1 pedaço folha de alumínio bem grosso( nas telas lcd antigas vc encontra isso de graça)

 

 

amigos...apresento-lhes a SUPER FQ-2011...hehe 5260W de potência!!!!! custo quase zero...

reparem que até a rodelinha que sobrou qdo cortei a madeira com a serra-copo, serviu de arruela pra fixar o suporte do soprador superior (cabos de luz sólido de 2,5mm umas 6 voltas) ...para fixar o soprador inferior usei a carcaça de um cdrom de note, cortei fácil com um tesourão fiz umas tiras de 4cmX10cm...o tubo de aluminio é aproveitado de uma tela lcd velha de um compaq ....99% tudo aproveitado

o soprador preto já tinha desde 2000 é um hl500 e o verde é um fq que comprei no makro por menos de 35 reais...reparem tb na placa e no chip após a retirada, nem parece que foram aquecidos..

eu ganhei um leilão no ebay e tá pra vir um controlador de temperatura parecido com o da ir6000 por 25 doletas...os relés de 30a eu já tenho...vai ficar melhor essa coisa..hehe

 

em breve tb postarei as fotos do car-pc, já está 90% concluído, falta bolar um suporte pra fixar os 2 tablets hp tc1100 nos encostos dos bancos dianteiros, quem tivér uma idéia eu agradeço.

 

resumindo o funcionamento da geringonça....o grill pré-aquece a placa toda em 100 graus

o soprador inferior eleva somente embaixo do chip a 150 graus *

o chip em cima já estará em 140 graus então o soprador superior eleva para 190 graus e os chips com solda leaded saem quase que sozinhos....no caso das soldas lead-free eu elevo em 235graus...tb sai fácil sem phoder a mobo ou o chip...e qdo é lead-free eu aplico o fluxo amtech 223 rma pra facilitar a remoção nas leaded vai a seco mesmo ...o legal é que se quisér fazer aquele movimento circular com o sopr.sup. a folga que deixei na forca, fica super-fácil....e em apenas 30 segundos o chip já tá na sua mão sem bolhas e a mobo perfeita sem levantar nenhum pad...montei esse troço em meia-hora

a t870a , a ir6000 ,a yaxun 878d e a dns850a já estão com ciúmes da monstrinha..hehe

 

 

* esse é o grande segredo da coisa

 

 

com essa experiência eu já to querendo turbinar a t870a e a ir6000

 

é essencial o treinamento com sucatas e saberem diferenciar as soldas leaded e as lead-free ...se tivér capacitores eletrolíticos próximo a bga a ser trabalhada, o ideal é remover pra não correr o risco dele pipocar...deve-se isolar os componentes adjascentes ao chip com fita adesiva de alumínio ou cobre ou kapton...o uso do fluxo amtech 223rma ou similar para remoção de bga com as soldas sem chumbo é requerida...a verificação das temps podem ser feitas por pistolas de temp a laser ou multimetros com medidor de temp.com termopar tipo k...se seguirem esses passos básicos de retrabalho que passei vão ter sucesso nos serviços e perceberão que logo na primeira tentativa já vai dar certo

e por incrível que pareça o reflow feito com ela fica muito bom...nem parece que foi aquecido e muitos que testei nem removí a resina vermelha ou preta do chip, dá até dó depois de retirar o chip e fazer o reball...caramba isso tá quase virando uma apostila ...hehe

 

sucesso geral galera!!!

 

seguem as fotos:

DSC02628.jpg

 

 

DSC02621.jpg

 

 

DSC02614-1.jpg

 

 

DSC02634.jpg

 

 

DSC02610.jpg

 

 

DSC02612.jpg

 

 

DSC02635.jpg

 

 

DSC02636.jpg

 

 

DSC02621.jpg

 

 

DSC02622.jpg

 

 

DSC02620.jpg

 

 

DSC02613.jpg

 

 

DSC02618.jpg

 

 

DSC02617.jpg

 

 

DSC02623.jpg

 

 

DSC02624.jpg

 

 

DSC02625.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...