CHAT _
EletrônicaBR.com
collapse

Exibir mensagens

Esta seção lhe permite ver todas as mensagens deste membro. Note que você só pode ver as mensagens das áreas às quais você tem acesso.


Tópicos - frcf

Páginas: [1] 2
1
Nome do arquivo: LG W1642C-PF (modelo que usa micom TSUM1PRF)
arquivo enviado: October 28, 2016, 9:57:01 AM

Na verdade essa manual de serviço é do LG W1542S pois não achei o esquema original em nenhum lugar.
A placa da fonte, apesar de fornecer as mesmas tensões é diferente mas a de sinal é a mesma. Espero que ajude a quem precisar!

*** Você não tem permissão para ver links. Registre-se ou Login

2
Nome do arquivo: MSI Z97 GAMING 3 (MS-7918) V2.A BIOS
arquivo enviado: September 15, 2016, 4:37:05 PM

MSI Z97 GAMING 3 (MS-7918) V2.A BIOS direto do site da MSI

*** Você não tem permissão para ver links. Registre-se ou Login

3
Boas galera!
Essa dica muita gente já sabe mas pro pessoal novato acho válida!
Muita gente ainda tem dificuldade e acaba demorando pra remover algum chips como o da bios  e outros chips com terminais e acaba danificando o chip ou trilhas da placa por excesso de temperatura e tempo com o soprador.
O vídeo é auto explicativo e o segredo é usar solda de baixa fusão (salva chips), tenha sempre ela na sua oficina pois além de bios vc retira qualquer coisa com a mesma facilidade!
Inclusive vc consegue retirar conectores plásticos como o do teclado e o lvds com o soprador usando uma temperatura menor que não danifica o plástico. Sai como manteiga!


4
Essa dica eu vi no canal do Cícero Cowboy. Deixem um like lá pra ele!



Pra quem tem o do outro modelo:


5
Boas galera!

Essa técnica é legal pra vc dar um up na aparência daqueles notebooks com pintura prata ou cinza que estão manchados.
Deve funcionar com outras cores tb mas ainda não testei.

Materal utilizado:

Borracha Mercur Nankin
Mr Músculo ou Veja (ambos sem álcool)

Dê uma pequena borrifada com o desengordurante e comece a passar a borracha como se fosse uma lixa. Cuidado pra não fazer com muita força ou por muito tempo pois essa borracha é muito abrasiva e pode remover a tinta!

Vejam o resultado:











6
Nome do arquivo: Esquema LG FLATRON W1943C Chassis LM92C
arquivo enviado: August 20, 2016, 11:42:16 AM

Esquema LG FLATRON W1943C Chassis LM92C

*** Você não tem permissão para ver links. Registre-se ou Login

7
Achei esses 3 vídeos comparando um osciloscópio USB com um convencional e achei interessante pro pessoal que quer adquirir um desses e tem um monte de dúvidas!






8
Nome do arquivo: Codigo de componentes smd
arquivo enviado: August 7, 2016, 10:24:26 PM

PDF com códigos para identificar componentes smd.
Tópico sobre o assunto: *** Você não tem permissão para ver links. Registre-se ou Login

*** Você não tem permissão para ver links. Registre-se ou Login

9
Boas galera!
Achei esse excelente artigo do Prof. Paulo Brites com uma dica de um PDF criado para auxiliar a identificação de componentes smd com aqueles códigos malucos e postei pra vcs!

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
 
Os estranhos códigos dos componentes SMD

A sigla SMD significa Sourface Mounted Device – Componentes Montados em Superfície (ou como dizia um aluno meu: Sistema Muito Difícil) designa uma categoria de componentes, tanto semicondutores como resistores e capacitores que, além de difíceis de trabalhar apresenta estranhos códigos (quando tem código) que têm deixados os técnicos reparadores de cabelo em pé (os que ainda têm cabelo!).

O pior de tudo é que as poucas letras e números que aparecem impressas no minúsculo componente podem significar componentes distintos para o mesmo código.

Pasmem, mas até um mesmo fabricante pode utilizar o mesmo código para componentes distintos.

Por exemplo, um componente identificado como “1A” pode ser o BC846A ou o FMMT3904, por exemplo.

Na verdade, nenhum fabricante hoje fabrica suas encrencas para que sejam consertadas, isto faz parte da obsolescência programada criada em 1920, pelo então presidente da General Motors, Alfred Sloan.

Entretanto, nós que temos a “reparação” na veia vivemos remando contra a maré e procurando uma solução para driblar esta turma do mal.

Foi aí que, dia destes, navegando pela Internet encontrei um trabalho bem interessante feito por algum abnegado chamado que o denominou de THE SMD CODEBOOK. Uma compilação bem feita através de dados do fabricante RP Blackwell G4PMK e outras fontes que este anjo da guarda dos técnicos caçou na Internet.

Não sei mais onde está o link original e por isso, resolvi disponibilizá-lo aqui através do Google Drive e quem quiser baixa-lo em PDF basta clicar em THE SMD CODEBOOK e “the book is on the table”, ou melhor, no seu computador baixando o arquivo em PDF .

*Nota:*
Upei o arquivo no fórum pra que esteja sempre disponível: *** Você não tem permissão para ver links. Registre-se ou Login

Existem algumas observações preliminares bem úteis que estão em inglês no texto original cujo resumo da tradução adaptada eu apresento aqui para ajudar aos colegas que tem algum “desconforto” com a língua dos gringos.
Como usar o CODEBOOK

A primeira coisa que se deve fazer é identificar o invólucro do componente, pois isto será extremamente útil. A partir da página 68 você encontrará uma relação com a maioria dos invólucros utilizados.

Vamos a um exemplo.
Encontrar um componente SMD

Encontrar um componente SMD

Suponhamos que você tem um componente marcado como “1A”. Pressione as teclas CTRL+F e uma janela de pesquisa aparecerá na tabela. Digite “1A” e você será direcionado para o local correto onde estão todos eles como mostrado no recorte abaixo.

Note que existem 14 componentes com este código sendo que alguns têm uma letra minúscula como prefixo ou sufixo.
Códigos de componentes SMD

Códigos de componentes SMD

Na terceira coluna temos a sigla do fabricante que você encontra na página 5. Saber quem é o fabricante pode seu útil para buscar o datasheet.

Observe na quinta coluna aparece o tipo de invólucro (ver págs. 68 e seguintes) para tentar ajudar a identificar qual é o seu, mas mesmo assim podem ficar dúvidas.

Por exemplo, o primeiro da lista do nosso exemplo é um BC846A da Philips com invólucro SOT23 que é um transistor bipolar tipo N, porém existe outro SOT23 da International Rectifier (IR) com o mesmo invólucro que é um MOSFET canal N e aí só a analise do circuito ou o esquema pode tirar esta dúvida (cruel).

A segunda coluna nos dá o código original e na última temos o equivalente convencional.

As letras minúsculas são usadas mais recentemente por alguns fabricantes. A Philips usa p ou t enquanto a Siemens usa s.

A Rohms Semiconductors foge a regra (que não existe) e usa G maiúsculo em quase todos os seus componentes, assim GD1 pode ser a mesma coisa que D1 que é o diodo BCW31.

A Motorola tem colocado uma letra como sobrescrito (em cima do lado direito) para indicar o mês de fabricação como SAC, por exemplo.

Estas foram algumas informações que eu julguei mais interessantes.

Sugiro que você explore o manual e certamente descobrirá mais coisas.

Infelizmente ele talvez não resolva todos os seus problemas de desvendar os estranhos códigos dos componentes SMD porque os fabricantes não param de nos surpreender (e atrapalhar a vida), mas para alguma coisa deve ajudar.

Se gostou do artigo não seja egoísta e divulgue nos seus grupos de redes sociais. Uma das maneiras de manter a profissão ativa é mantendo também ativos o maior número de técnicos reparadores infernizando a vida dos fabricantes e consertando os aparelhos que eles querem que sejam jogados no lixo para produzir poluição ambiental.

Até sempre

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Créditos: Professor Paulo Brites
*** Você não tem permissão para ver links. Registre-se ou Login
*** Você não tem permissão para ver links. Registre-se ou Login

10
Achei essa dica num canal de eletrônica que eu acompanho chamado Mr Carlson's Lab e achei super útil, principalmente pq testei aqui em algumas sucatas e deu certo 100% das vezes!

Link da dica:

Link do canal:
*** Você não tem permissão para ver links. Registre-se ou Login

Adendo:

Aqui nosso amigo *** Você não tem permissão para ver links. Registre-se ou Login usando uma técnica parecida pra remover o problemático Nec Tokin:


11
Olá pessoal!
Não é de hj que eu vinha sofrendo por falta de um ferro de solda que tivesse temperatura estabilizada, de modo que eu pudesse fazer soldas pesadas e tb delicadas sem mandar as trilhas pro espaço e não ter que usar 2 ferros com potências diferentes, sem falar nas pontas especiais que os ferros comuns não tem como a chanfrada e a agulha.
Namorei muito e estava apaixonado pela Hakko FX888D mas por causa do preço acabei comprando uma Yaxun 937 que é analógica mas com mostrador digital, que à primeira vista parecia ser um "negócio da China", se permitem o trocadilho!

Pra minha decepção a minha só soldava alguma coisa setada no talo (480 graus) onde mesmo assim marcava só 340º no termopar!
Não precisa nem falar que quando ia soldar alguma coisa maior essa temperatura despencava e não derretia a solda!

A meliante em ação:



Uns dizem que essa estação funciona e tal mas acabei devolvendo pois quando enviei pra garantia o vendedor disse que nos testes estava normal (detalhe que o teste foi feito com termômetro infravermelho e sem soldar nada) só que pra mim não estava servindo de nada!  >:(

Lição aprendida e parti pra Hakko, a qual foi amor à primeira solda!
Valeu cada centavo e recomendo pros que estiverem em dúvida pois com ferramenta não dá pra economizar, compre logo a melhor que vc puder e fique tranquilo por um bom tempo!
Fora a qualidade do produto (basta olhar as pontas de uma e de outra que vc vê a clara diferença tanto de peso quanto de acabamento e qualidade do material) o ferro da Yaxun esquentava o punho e esse se vc não olhar pra estação nem percebe que está ligado. Até o cabo é mais maleável e resistente!



Olhem a diferença que uma ponteira de qualidade faz:

Nessa foto a ponta é genérica mesmo assim proporcionalmente aqueceu muuuuito mais que na Yaxun:



E olha a diferença que uma ponta original faz:



Fica aí minha dica pra quem quer uma estação de qualidade, só tenha o cuidado de comprar num representante oficial pra não acabar pegando uma falsificada pois tem muitas no mercado!
A minha comprei na KMA, muito atenciosos e rápidos!
Abraço!

12
Nome do arquivo: Positivo S5950 - Placa 71R-A14HV6-T840
arquivo enviado: June 29, 2016, 7:13:28 PM

Na verdade essa bios é de um STI mas foi a única que achei na internet que funcionou nesse Positivo.
Créditos para o uploader original: @Evandro Bett

*** Você não tem permissão para ver links. Registre-se ou Login

*** Você não tem permissão para ver links. Registre-se ou Login

13
Olá amigos!
Vim compartilhar essa dica pois já peguei vários desses LG com esse sintoma: morto, nenhum led acendendo e se vc medir no botão power tb não tem nenhuma tensão.
A resolução do problema apesar de parecer complexa é super simples: retire a bateria da bios, curte circuite os contatos e pronto, note funcionando novamente!

Espero que essa dica seja útil!

14
Olá pessoal, chegou essa TV monitor com esse defeito (apagar o backlight logo ao ligar e estou compartilhando a resolução do defeito.
Com a ponta do osciloscópio apenas encostada nos fios das lâmpadas e ajustado em 10V/div verifiquei a forma de onda, que em 1 lâmpada superior e 1 inferior estava perfeita mas nas outras duas estava distorcida (no pequeno tempo em que o backlight acende).
Por via das dúvidas troquei a ordem das lâmpadas e constatei que a senóide continuava distorcida no mesmo lado, acusando que o problema estaria no inversor. Como é um transformador apenas para alimentar todas as lâmpadas e no primário estava tudo ok vi que um dos enrolamentos dele era o causador do problema.
Ao retirar o trafo pra trocar fiz uma inspeção visual que acabou comprovando o que eu já havia detectado:



Vejam que na área marcada o enrolamento ficou chamuscado.
Sei que é um defeito simples e bem comum mas resolvi compartilhar e espero que seja útil aos amigos!

15
Boa tarde pessoal!
Esse ACER está aparentemente morto, digo aparentemente pois apesar de não dar nenhum sinal de vida, não ligar leds nem nada, tem as tensões primárias de 3,3 e 5V, 3V no botão power zerando certinho, pulsos do SOC (PCH) para a bios (pinos 1,5 e 6 da bios) mas nenhuma alimentação na mesma.
Como se trata de um SOC (system on a chip) o processador (Core i3), gpu e pch são no mesmo componente.
Segue abaixo o esquema disponibilizado graças aos amigos *** Você não tem permissão para ver links. Registre-se ou Login e *** Você não tem permissão para ver links. Registre-se ou Login :
*** Você não tem permissão para ver links. Registre-se ou Login

Qualquer dica de quem já conhece essa placa é bem vinda!

Atualizando o tópico: aparentemente há um curto na linha que alimenta a bios (+3V_PCH_ME) no pino 8.

Páginas: [1] 2
Troca, Venda e Promoes
eletronicabr VIP
Arduino EletrncaBR