CHAT _
EletrônicaBR.com
collapse
Novo fórum online https://forum.eletronicabr.com/

DOAtençaõWNLOAD -> Todos os arquivos de esquemas, bios e outros estão diponiveis no novo fórum ((Clique e pesquise agora.))

Atenção:
- Só funcionalidades básicas estão funcionando aqui. Utilize o novo fórum -> Clique AQUI.
- Estamos mantendo este fórum ainda online por pouco tempo, até que todas as assinaturas sejam migradas para o novo fórum.

Exibir mensagens

Esta seção lhe permite ver todas as mensagens deste membro. Note que você só pode ver as mensagens das áreas às quais você tem acesso.


Tópicos - Neo

Páginas: [1] 2
1
Então pessoal, tenho em mãos este zenfone a501 que quando chegou para mim estava morto, inclusive comprei como sendo sucata em um lote de peças.
Não dava qualquer sinal de vida, e ao plugar o carregador não aparecia a imagem da bateriazinha sendo carregada na tela.
Abri, e medi a tensão no conector da bateria, estava muito baixa embora não recorde o quão baixa estava.
Pluguei o carregador e vi que a tensão começou a aumentar lentamente, então deixei carregando de noite pra mexer no dia seguinte.
No dia seguinte a bateria estava com tensão normal, então tentei ligar, não deu nenhum sinal de vida.

Vi alguém falando no youtube pra soltar o conector da bateria e esperar um minuto, fiz isso e o telefone ligou, no entanto após desligar não ligou mais, refiz o procedimento e ligou novamente, percebi que se eu não plugar o carregador após efetuar o procedimento ele liga e desliga normal e atualiza a descarga da bateria no sistema normalmente, a partir do momento em que plugo o carregador se eu desligar o telefone só consigo ligar soltando o conector da bateria e esperando um minuto e ele deixa de atualizar o status da bateria, e apesar de carregar ele não mostra no android que está carregando, se soltar o carregador e mandar reiniciar ele reinicia, se deixar plugado e mandar reiniciar ele desliga e só liga de novo soltando o conector e esperando um minuto.

Como ainda tinha dados do antigo proprietário dentro, e uma porrada de programas desnecessários pra mim e consumindo a pequena memória, fiz o recovery do telefone, pensei até que poderia resolver essa questão da bateria de brinde mas não foi o caso. Ele está com android 5.0 que julgo seja o padrão. (é mesmo padrão?)

Comecei a testar o resto das coisas e encontrei o vibracall sem funcionar, testei fora do aparelho e realmente está morto.
Ai resolvi estender os testes e descobri o menu secreto da calculadora, tudo que testei funcionou a não ser o vibracall e o sensor de gravidade que não faz falta.

Minha suspeita recai sobre a placa de carga, que julgo ser culpada também pelo vibracall não funcionar, haveria algo a mais que deva ser verificado antes de trocar a plaquinha de carga?
Conheço pouco de celulares então considerem até flats que possam estar faltando ou com defeito (afinal veio de um lote de sucata), e visto também que é o primeiro a501 que abri.

Outra dúvida que me surgiu é se essa plaquinha de carga é universal para os modelos A501 A501CG e A502, pois vi vendedores vendendo como fosse compatível com vários modelos, mas em outros locais li que existem versões diferentes, e penso até que alguém já pode ter trocado a danada e colocado o modelo errado (caso não seja mesmo compatível).

Espero que alguém com mais conhecimento nesta área possa me dar uma mão.
Grato. ;D

2
Nome do arquivo: LA-7912P - REV 1.0 - PCH SJTNV - KB9012QF A3
arquivo enviado: June 12, 2017, 2:43:21 PM

Extraido de placa funcionando com CH321A e flashrom.  8)

*** Você não tem permissão para ver links. Registre-se ou Login

3
Nome do arquivo: LA-7912P - REV  1.0 - PCH SLJ8C - KB9012QF A3
arquivo enviado: June 12, 2017, 2:40:58 PM

Bkp de placa funcionando, extraído utilizando CH431A e flashrom. 8)


*** Você não tem permissão para ver links. Registre-se ou Login

4
Então pessoal, eu finalmente consegui executar a façanha de ler e gravar os KB90xx sem desembolsar uma nota preta, e estou compartilhando o método pra ajudar.
Há um artigo na internet http://dangerousprototypes.com/docs/Flashing_KB9012_with_Bus_Pirate explicando como gravar estes chips usando patches para o flashrom que dão suporte a EDI criados por Paul Kocialkowski's, acontece que estes patches já não existem mais para download, impossibilitando seguir o passo a passo exposto lá, penei durante algum tempo até sacar como deveria fazer para contornar a situação, e abaixo sem mais delongas segue:

O que você vai precisar?
---------------------------
1 - Pc com linux Mint 18.1 instalado. (Posso usar um live cd/dvd/usb do mint, ubunto, etc? Pode, mas a perda de tempo será gigantesca cada vez que quiser gravar um KBC.)

1 - Gravador CH341A (O que funcionou aqui é o da placa preta com acabamento dourado, mas imagino que os outros vão funcionar também.)

X - Fios e ou flats para conectar o CH341A à placa mãe.
(Na pressa de testar e já não havendo tempo hábil pra sair e comprar os flats eu usei fios de um cabo ide de 80 vias, isso cada um vai fazer como achar melhor e prudente, afinal somos todos técnicos né? Este tutorial tem por objetivo solucionar o problema de ter um programa capaz não só de gravar mas também ler os KBC ENE kb90XX, nada impede que a gente ajude com outros detalhes do procedimento a medida que dúvidas forem surgindo, mas pensem e tentem resolver os problemas encontrados para chegar aqui com as dúvidas certas, imagino eu que vou abordar todas as etapas de forma clara.)

A versão de Paulk do flashrom que está disponível no acervo do fórum em: https://eletronicabr.com/index.php?action=dldir;sa=details;lid=20333
e que deve ser baixada no linux após a instalação para evitar contratempos, de falta de crédito para refazer o download, ou ter que transferir de outro local o arquivo.
---------------------------

Conclui a instalação do Mint 18.1 no pc, e agora?
Abra seu firefox e acesse o fórum pelo linux para poder copiar os comandos e evitar perda de tempo. ;D

Agora você abre um terminal e digita -> "su" <- (sem as aspas) e entra com a senha que forneceu durante a instalação.

em seguida digite: -> "apt-get update" <- (isso demora um bocadinho, não lembro se pede respostas mas se pedir é "y" e enter.)

quando concluir: -> "apt-get upgrade" <- ( isso demora bastante, mas fique atento pois algumas vezes o processo para esperando por respostas suas, a resposta é sempre "Y" seguido de enter)

Finalmente o upgrade do apt-get terminou e agora?

Agora você vai digitar  -> "apt-get install libusb1.0" <-

Quando concluir digite -> "apt-get install libusb-dev" <-

Extraia o flashrom na "Área de trabalho" (atenção as letras maiúsculas e minúsculas não lembro se o T era maiúsculo ou minúsculo)
Acesse a pasta do flashrom na "Área de trabalho" usando o comando "cd Á" após digitar o Á e antes de digitar o enter pressione tab no teclado e ele vai completar, depois digite "cd flash" e tab e enter.
Dentro da pasta tudo que você tem a fazer é digitar "make install" e se não obtiver uma mensagem de erro o programa já está pronto para ser usado.

-----------------------------------

Posso ter esquecido de algum detalhe, mas acredito que não, se você tiver problemas com mensagens de erro de compilação por favor certifique-se de que tudo correu bem na instalação da libusb1.0 e da libusb-dev, se estiver tudo certo, por favor digite no terminal "apt-get install build-essential", depois digite "make" e depois "make install", não acho que alguém vai precisar fazer isso mas... né? ;D mer*as acontecem.

-----------------------------------

E agora que temos o pc no linux com o flashrom modificado por Paulk instalado o que fazer?

Agora você precisa fazer as conexões entre o gravador e a placa com o KB90xx, esse procedimento varia de placa pra placa, varia também do material escolhido para efetuar as conexões, fios, ou flats com fios soldados, e cada um deve fazer como achar melhor. No meu caso as duas placas usadas para o teste do procedimento eram LA-7912P rev 1.0 uma com chipset SLJ8C e outra com SJTNV as ligações eram idênticas portanto, mas o conteúdo do kb9012qf A3 era diferente.

Abaixo deixo imagens de um outro tópico aqui do fórum mesmo, que mostram as ligações feitas com duas exceções, na imagem o colega sugere aterrar KSO3 e KSO2 sendo que o correto é aterrar apenas o KSO3 que neste caso é o pino4 do conector de teclado, e na imagem não consta a ligação do pino4 do gravador ao terra da placa mãe. (As imagens abaixo servem direitinho para a placa supracitada. Sorte a minha me poupou bastante tempo, ;D elas foram retiradas do tópico: https://forum.eletronicabr.com/forums/topic/84498-gravação-sio-kb9012-kb9022-com-qualquer-gravador-de-bios-spi-atualizado que foi elaborado pelo colega @mbkinformatica ao qual agradeço pelas imagens e dou o devido crédito.



Prestem atenção a um outro detalhe, vocês podem usar os pinos em volta do soquete do gravador levando em conta as equivalências deles com o soquete, eu já tinha fios de um flat de 80 vias soldados naquele adaptador que acompanha o CH341A que usei no passado para testes de gravação de bios direto na placa com o TL866A motivo pelo qual utilizei desta forma, mas teria preferido usar os pinos em volta do soquete caso não tivesse o adaptador pronto. ;D



Se aterrarmos também o KSO2 o chip ativa o modo de gravação da Main BIOS SPI, "FlashDirectAccess" conforme orientação do datasheet nesta última imagem abaixo, e neste caso não é isso que desejamos.


-------------------------------------------

-neofln, eu fiz todas as conexões necessárias o que faço agora?

Confira todas as ligações pelo menos mais uma vez, verifique de acordo com o datasheet e o esquema da placa que vai ler/gravar, se todos os pinos interligados do gravador à placa estão bem soldados e se não há curtos, não esqueça de interligar o terra do gravador com o terra da placa pino4 do soquete 25xx do gravador ou pino GND que varia de acordo com o modelo do gravador.

Se estiver tudo ok, plugue o gravador na porta usb do pc e conecte a fonte do note na placa, use o "dedômetro" para verificar se o gravador esta esquentando, se sim desligue a fonte da placa e re-cheque as conexões, caso não esteja esquentando provavelmente tudo correu bem até aqui e você esta com tudo pronto para usar o flashrom no terminal, e se tudo correu bem na primeira tentativa meus parabéns. ;D

Digite no terminal: (Caso tenha fechado o outro terminal digite "su" e a senha novamente, e entre na pasta do flashrom novamente.)

Para ler o conteúdo do KBC: flashrom -p ch341a_spi -c "KB9012 (EDI)" -r bkpkb90xx.bin -V
Para apagar o conteúdo     : flashrom -p ch341a_spi -c "KB9012 (EDI)" -E -V
Para gravar novo conteúdo: flashrom -p ch341a_spi -c "KB9012 (EDI)" -w novoconteudo.bin -V
Para verificar se deu certo : flashrom -p ch341a_spi -c "KB9012 (EDI)" -v novoconteudo.bin -V

Apesar do tamanho ínfimo do arquivo os processos demoram alguns minutos, tenha paciência.

Se você leu até aqui antes de começar a botar a mão na massa não deve ter passado nenhum apuro, e deve estar comemorando o procedimento realizado com sucesso. ;D ( Assim espero. )

Mas como nada é perfeito, você pode ter enfrentado algum problema, e eu terei prazer em ajudar no que eu puder, apenas queria lembrar que de linux eu não manjo quase nada, e foi o meu amigo André Cúrcio que me auxiliou com a parte que para mim foi a mais complicada, compilar o flashrom do PaulK a partir do snapshot do git dele, então quanto a isso não prometo ser muito útil, e ao André fica aqui registrado meu mais sincero muito obrigado, que se estende também para o Paul Kocialkowski's cujo o trabalho possibilitou a façanha.

Se as informações lhe foram úteis retribua com um J+ foi bastante trabalhoso conseguir chegar a esta solução e elaborar este pequeno tutorial, o joinha não é a meta principal, mas é um sinal de que este trabalho que foi feito com intenção de ajudar não foi em vão.

Abraço pessoal, e boa sorte. ;D

OBS:
---------------------------------------
Lista de possíveis erros e soluções, se alguém quiser compartilhar algum basta postar aqui que vou acrescentando.

Em uma das placas ao tentar ler o kb9012 o flashrom informou que não conseguia localizar o mesmo, a placa em teoria estava ok hehehe mas no fim apesar de ter os 19v não estava gerando as fontes primárias, com a re-solda do pwm o defeito foi sanado e foi possível ler normalmente o kbc.
---------------------------------------

Links para os arquivos extraídos desta forma:

https://forum.eletronicabr.com/forums/topic/111971-la-7912p-rev-10-pch-sjtnv-kb9012qf-a3

https://eletronicabr.com/gerenciador-de-arquivos/26/la-7912p-rev-1-0-pch-slj8c-kb9012qf-a3/113017/msg612288#msg612288

Editado: várias vezes para correções de ortografia, concordância, pontuação, e gramática, e adição de conteúdo.





5
Nome do arquivo: Flashrom com suporte a EDI
arquivo enviado: June 10, 2017, 6:19:59 PM

Versão modificada do flashrom com suporte ao protocolo EDI.
Thank you Paul Kocialkowski's by the excellent job.
*** Você não tem permissão para ver links. Registre-se ou Login
*** Você não tem permissão para ver links. Registre-se ou Login

*** Você não tem permissão para ver links. Registre-se ou Login

6
Gerenciador de arquivos / [BIOS]71r-A14RV4-T810
« : 4 meses atrás »
Nome do arquivo: 71r-A14RV4-T810
arquivo enviado: February 17, 2017, 7:28:30 PM

Esta bios é a original do philco 14f com logotipo alterado para STI a pedido do membro @lucasdeliima10

Clique aqui para baixar este arquivo

7
Nome do arquivo: Compaq Presario V5000 - Compal LA-3181p
arquivo enviado: December 12, 2016, 3:16:31 PM

Esquemático da placa Compal LA-3181p / Compaq presario V5000
AMD K8 com ATI RS480M + ATI SB400

Clique aqui para baixar este arquivo

8
Olá pessoal. Estou aqui deixando uma dica que me ajudou demais a aumentar os resultados positivos nos consertos.

Antes de mais nada fica aqui o meu agradecimento ao @edsonninja que criou este tópico abaixo, já a bastante tempo, e este método ajuda demais:
https://forum.eletronicabr.com/forums/topic/115-me-teste-prático-para-saber-se-o-bga-necessita-de-reballing-minimal-esquentation

Que métodos temos hoje para diagnóstico com calor?
ME,  Reflow, e Reballing.

Muitos estão usando apenas reflow e reballing como teste, e tem quem ainda acredite (como eu acreditei no passado) que reflow é conserto.

Pois bem, temos visto muita gente fazendo reflow como primeiro teste básico para detectar problemas em chips BGA, isto do meu ponto de vista atrapalha mais do que ajuda, e explico o porquê:

Um pouquinho de física básica é necessário para entender os conceitos doravante explicados, portanto para que todos estejam em pé de igualdade deixo aqui uma pequena explicação extraída do site: http://brasilescola.uol.com.br/fisica/dilatacao-termica-calorimetria.htm

"Todos os corpos existentes na natureza, sólidos, líquidos ou gasosos, quando em processo de aquecimento ou resfriamento, ficam sujeitos à dilatação ou contração térmica.

O processo de contração e dilatação dos corpos ocorre em virtude do aumento ou diminuição do grau de agitação das moléculas que constituem os corpos. Ao aquecer um corpo, por exemplo, ocorrerá um aumento da distância entre suas moléculas em consequência da elevação do grau de agitação delas. Esse espaçamento maior entre elas manifesta-se por meio da expansão das dimensões do corpo, as quais podem ocorrer de três formas: linear, superficial e volumétrica. O contrário ocorre quando os corpos são resfriados, quando isso acontece, as distâncias entre as moléculas são diminuídas e, em consequência, há diminuição das dimensões do corpo."

Analisem comigo, temos dois notebooks iguais apresentando o mesmo problema "Liga sem vídeo!" ( temos absoluta certeza de que é o mesmo problema nesta situação hipotética).
No primeiro fazemos ME no PCH, continuou a ligar sem vídeo, no segundo fazemos um reflow, e viva deu vídeo.
Presumes que o ME não serve pra nada e deixas de usá-lo, passas a só fazer reflow que se mostrou uma técnica mais bem sucedida né?

A resposta é um curto e sonoro NÃO. Por quê, não?

Sabemos que os materiais quando esquentados se dilatam, pergunte-se por que o ME não funcionou?

Alguns diriam que é porque não presta, outros acredito, chegarão a conclusão que eu considero certa, o ME não funcionou porque o defeito não era solda fria no BGA, e esta é de fato a grande importância do ME como teste primário, ele é o teste mais adequado para detectar se existe alguma esfera trincada ou que perdeu contato com o chip ou com a placa, pois ao aquecermos a parte de trás do chip na placa, a maior parte do calor passa pela placa que vai se expandir e pelas esferas que vão se expandir, o chip é a parte que fica mais fria neste teste.

Mas por quê então já que o reflow funciona na maioria das vezes é errado usar ele de cara?

Oras bolas, se temos plena convicção de que o ME não funcionou porque o defeito não era solda fria no BGA, pergunte-se, de que maneira o reflow obteve sucesso em fazer o note dar vídeo de novo?
Acredito que neste ponto a resposta será parecida para todos, "chip+calor=dilatação do chip", aplicas uma imensa quantidade de calor diretamente no chip, é evidente que os materiais dele vão se expandir, possivelmente religando algum contato interno que foi perdido por defeito do chip, restaurando-lhe provisoriamente a vida, bingo!
Este teste também esquentaria bastante as esferas e funcionaria como diagnostico de solda fria, mas como ele interfere no chip, ele passa a ser o segundo teste a ser feito no equipamento, pois a princípio determinamos que o problema não era solda fria no BGA, e o que queremos saber agora é se o defeito está mesmo relacionado com o chip BGA.

Voltou vídeo com Reflow vale apena rebalar este chip?

Quando o note ligou com vídeo, o chip trabalhou perfeitamente e em sua temperatura normal de trabalho?
Se sim:
  Faça o reballing e seja feliz.

Se não:
  Apresentou alguma irregularidade nas funções do chip (não reconheceu wireless, hd, ou algo do gênero), mas não esquentou demais, faça reballing e seja feliz.
  Até funcionou certinho mas esquentou pra caralh*, troque este chip.


Voltou o vídeo com ME, vale apena reballar este chip?
  Evidente que sim, o problema era solda fria nas esferas este é um reballing que vai durar muito tempo via de regra.


Fiz o ME o vídeo não voltou, esperei esfriar completamente e fiz o reflow, o vídeo não voltou, mas tudo indica pela analise feita que o defeito é o PCH vale apena reballar este chip?

Sim vale apena, como diagnóstico e talvez até como solução, mas por quê apenas como diagnóstico a princípio?
Porque as vezes existe oxidação entre determinado pad (seja do chip ou da placa) e a esfera, isso só se resolve fazendo reballing, e as regras do reflow se aplicam aqui também, se funcionar perfeito sem esquentar demais ta consertado, entregue e pegue seu dinheiro.
Se estiver esquentando demais trocar o chip seria a escolha mais sábia tendo em vista que provavelmente este note vai voltar e gerar re-trabalho, só de pensar em ter que desmontar o mesmo note duas vezes me da até urticária, e do ponto de vista do cliente que pagou pelo serviço geralmente ele vai começar a ficar insatisfeito com o seu trabalho se o note voltar e você informar que terá que trocar o chip, a indicação pro amigo dele pode esquecer, e talvez ele fale mal de você pra uns 2 ou 3 amigos dele.

Tem também outro caso em que o reflow é indicado, acabaste de fazer um reballing, ou colocaste um chip novo na placa, tens certeza absoluta que o defeito era o chip, mas no final do reballing ou colocação do chip novo a placa não funcionou, neste caso seria interessante efetuar um reflow utilizando a estação de retrabalho BGA, para tentar corrigir alguma esfera que ficou sem contato por algum motivo. Este é o único caso em que reflow é válido como conserto!

Espero que esta dica seja útil, evidente que você pode ter outra opinião sobre o assunto, se quiser deixar sua opinião abaixo fique a vontade, eu estou expondo um pensamento lógico aqui, baseado em teoria e prática ao longo dos anos, portanto não pretendo defender este pensamento contra possíveis ataques que ele venha a sofrer, expus com o único intuito de ajudar e antecipar o aprendizado, no fim a grande maioria chega a esta conclusão sozinha com o passar do tempo.
Mas se alguém tiver alguma dúvida eu tentarei ajudar, se eu esqueci alguma coisa me falem e eu acrescento aqui.
Grande abraço.
;D

Nosso amigo @notebookgr pediu aqui um acréscimo e segue na integra o complemento feito por ele:
Quando temos que retirar o chip, em muitos casos temos a resina que fixam as pontas do componente, para que com o tempo de aquecimento, não de problema de solda fria.
Se observar ao retirar o bga, na maioria a solda está com problema nas pontas do chip e principalmente a linha de esferas perto do processador.
Nas placas de mac, quando faço o reballing com lead free, volto a colocar a resina vermelha na placa.
Segue link do fabricante, com dados do produto: http://na.henkel-adhesives.com/product-search-1554.htm?nodeid=8797895491585

9
É o terceiro com o mesmo defeito, fica ai a dica pra vocês.
Deu entrada sem ligar nenhum led, verificando as tensões básicas foram encontradas 3.3Valw, 5Valw, 1.8Valw, 1.05Valw, no entanto ao pressionar o power nenhum led acendia, as tensões de VCORE, VGACORE, 1.5V da memória e algumas outras estavam ausentes, como das outras vezes 3.3VS surgia no source de PQ17, e a tensão de 5V chegava ao fio amarelo do cooler, a tensão 5VS no entanto, estava variando entre 0V e 3V.
A solução foi a troca do PQ23, MOSFET AO6402A, N channel 30V x 7.5A *** Você não tem permissão para ver links. Registre-se ou Login que fica logo acima da bobina de 5Valw. ;D
J+ se lhe for útil.
Abraço.

10
Então pessoal, sem o esquema ficou complicado, estou dependendo de alguém que tenha em bancada um semelhante para ver qual a tensão que me falta no lvds.
as tensões que encontro neste aqui são as que seguem:
1,2,3 = 0v
4 = 3.3v
5 = 0,22v
6,7= 3.3v
8,9=0.22v
10 = 0v
11,12 = 0,22v
13 = 0v
14,15=019v
16=0v
17,18=0,15v
19=0v
20,21=0.19v
22=0v
23,24,=0.21v
25=0v
26,27=0.20v
28=0v
29,30=0.21v
31,32,33=0v
34=0,47v
35=0.20v
36,37=0v
38=0.30v
39,40=19v

Eu ficaria extremamente grato se alguém com um desses em bancada dando vídeo pudesse me passar os valores para tentar sanar este aqui.
Abraço.

11
Nome do arquivo: Acer 5741 - LA-5892P - Main + EC Ver: 1.23 - Clear ME
arquivo enviado: April 21, 2016, 1:40:49 AM

Bios Acer 5741 - LA-5892P - Main + EC Ver: 1.23 - Clear ME
Upei para o colega @laboratorio que apesar de já ter gravado a bios, o defeito aparenta ser ela, já testei o par aqui e funcionou perfeitamente.



Clique aqui para baixar este arquivo

12
Nome do arquivo: ACER 5742zg - LA-5891P - CLEAR ME
arquivo enviado: December 9, 2015, 5:42:15 PM

Conforme solicitação do colega woxdomus segue o par de bios que dava vídeo mas desligava em 5min agora com ME LIMPO.
Abraço. J+

Clique aqui para baixar este arquivo

13
Apresentações / [Apresentação] Dayam / Biguaçu - SC
« : um ano atrás »
1 Estava a procura de um esquema de um note sony o google me trouxe aqui!
2 Não sou nenhum Deus da eletrônica, mas 90% do que chega a nossa empresa eu estou conseguindo resolver, algumas vezes com a ajuda dos colegas do fórum ;D
3 Pretendo desenvolver telecinesia, e sentido aranha, uhaeuhaeuhaehuea... mas voltando a realidade...
3 A gente ensina o pouco que sabe, e tenta aprender alguma coisa todos os dias.
4 Tenho 35 anos, comecei a trabalhar com informática com 15 anos, até então são 20 anos de bancada, pouco $$, e muita alegria ;D
Abraços.

14
Nome do arquivo: STI NA 1401 - 71r-a14rv4-t840 A14rv0x v4.0
arquivo enviado: October 30, 2015, 9:38:25 PM

Tentei algumas bios do fórum designadas para esta placa e encontrei problemas, a maioria reconhecia apenas 2gb ao invés dos 4gb que já vem de fábrica no note, outras não deram vídeo, essa que estou upando é uma bios da positivo para a mesma placa, que editei o logotipo para corresponder ao fabricante sti, foi recompilada e testada e funcionou 100%.
Abraço j+

Clique aqui para baixar este arquivo

15
Nome do arquivo: HP G60-243CL Astrosphere_MCP 07241-3
arquivo enviado: October 14, 2015, 11:32:23 AM

Bios extraída do arquivo original da HP, cortada no tamanho certo, testada e aprovada.
;D

Clique aqui para baixar este arquivo

Páginas: [1] 2
Patrocinador

KLV Notebooks
Troca, Venda e Promoes
Arduino EletrncaBR