CHAT _
EletrônicaBR.com
collapse

Exibir mensagens

Esta seção lhe permite ver todas as mensagens deste membro. Note que você só pode ver as mensagens das áreas às quais você tem acesso.


Tópicos - Alex

Páginas: [1] 2
1
colegas, recentemente descobri um canal do youtube que acho que a grande maioria vai adorar.

eu pelo menos já assisti a todos os vídeos com grande entusiasmo e vou com certeza voltar a fazê-lo. :D

fica o link:

*** Você não tem permissão para ver links. Registre-se ou Login

2
hoje estava a navegar no youtube e encontrei um vídeo sobre pll que achei que deveria ser útil, especialmente para quem anda com o osciloscópio a fazer as primeiras descobertas...

o autor tem muito talento para explicar os temas de forma simples. quanto ao conceito e circuito, acho muito importante conhecê-los, pelo menos ao nível deste vídeo. também pode (e deve) ser um ponto de partida para mais pesquisa, leitura, experiências, etc. mais que não seja, que quando apareça pll num esquema, - ele anda em todo o lado, hehehe - haja uma concepção de base acerca do que significa.

fica o link:





3
Nome do arquivo: manual osciloscópio protek p-3502c/icel sc-6020/hung chang 3502c
arquivo enviado: March 15, 2015, 1:23:32 AM


manual de utilizador e de serviço compatível com os 3 modelos descritos no título.

*** Você não tem permissão para ver links. Registre-se ou Login

4

esta dica é bastante básica, mas lembrei-me de a postar devido ao que aconteceu hoje...

um amigo meu pediu-me que desse uma ajuda ao filho, que está a começar nestas andanças do reballing.
o rapaz ligou-me e estava mesmo desesperado e desmotivado. 4 meses de testes em placas e raramente conseguia ter sucesso. então combinámos e ele trouxe a máquina dele cá para que eu tentasse ver se descobria o que estava errado.
a máquina é boa, um modelo tipo a r590 daí.

decidimos ligar a máquina e os perfis, tendo em conta as condições de trabalho dele, pareciam-me coerentes.

então qual era o problema? a sonda que afere a temperatura das ir estava mal posicionada. ou na montagem na fábrica, ou no transporte, ficou relativamente longe das ir.
basicamente, a diferença era abismal. as ir eram de muito boa qualidade (fiquei surpreendido até) e aqueciam tipo bala, chegando a estar a mais de 200ºC do que a máquina reconhecia.

bom, este post serve apenas para que os novatos tenham sempre em conta todos os pormenores do processo. uma simples sonda de temperatura mal colocada levou a 4 meses de insucesso. conheçam a vossa máquina o melhor possível e estudem o processo com afinco.

ok, o rapaz poderia ter medido tudo primeiro. mas ele não tem experiência, a máquina foi importada e o vendedor não ajuda, ele não conhece ninguém no ramo ou quem conhece sabe ainda menos do que ele... claro que aconselhei este nosso grande fórum :)

sucesso aí

5
Notebook's / [Dica] recolha de componentes notebook
« : 2 anos atrás »
olá colegas,

na sequência deste excelente tópico: *** Você não tem permissão para ver links. Registre-se ou Login

decidi postar acerca de como eu costumo fazer as recolhas de dados de componentes. neste caso, o meu foco inicial era apenas os mosfet e tomei como exemplo notebooks da toshiba com ich8 (arquitectura intel, obviamente). mas depois decidi alargar um pouco mais para ser um pouco mais completo para quem ler o tópico, mas atenção que não é uma recolha exaustiva.

vou explicar como procedi. recolhi todos os esquemas toshiba que tinha, abri-os e só tive em conta os que tinham ich8. depois, limitei-me a tomar nota dos dados que surgem no ficheiro. não vou dizer que seja o trabalho mais excitante do mundo :), mas para quem estiver habituado a consultar esquemas, também não demora tanto tempo assim.

este tipo de recolha gosto de ser eu mesmo a fazer, porque apercebo-me de outros pormenores, de padrões importantes enquanto o faço. se pedir a outra pessoa, simplesmente não tem o mesmo efeito. é algo que têm de ser vocês mesmos a fazer para perceberem o que eu quero dizer...

portanto, eu aconselho especialmente os menos experientes a experimentarem fazer algo do género. há coisas que saltam logo à vista no documento, como por exemplo, a relação entre os mosfet de entrada e comutador ou ainda entre os mosfet do ci regulador pwm de 3,3v/5v e o de carregamento da bateria, etc...

este tipo de trabalho traz muitas vantagens: pode ser uma forma de estudo, de recolha de dados de componentes para compra (daí ter incluído como exemplo o catálogo da alpha & omega, assim como o ficheiro de mosfet para consulta de equivalentes), de preparação para uma assistência que vá lidar muito com certas marcas, etc.

bom, espero que gostem. se passar a mensagem a uma pessoa que seja, valeu a pena 8)
abraço

segue o link no mega: *** Você não tem permissão para ver links. Registre-se ou Login

p.s. só não fiz upload ainda para o servidor do fórum porque pode haver erros no meu ficheiro e se alguém detectar ou tiver alguma sugestão, agradeço que postem sobre isso. depois disso, faço o upload.


6
ELetrotreco / automóveis clássicos
« : 2 anos atrás »
não sei se será o local certo para postar, mas se não for, peço um pouco de compreensão e que mudem o post para o local correcto...

ao lado da minha oficina tem um sr. que tem um reboque. um dos clientes dele compra carros clássicos principalmente em inglaterra para restauro e revenda.

o sr. do reboque vai buscá-los aos contentores e esses carros costumam ficar um ou dois dias no máximo guardados aqui nas garagens dele antes de serem transportados para o comprador.

pedi autorização ao sr. que os restaura para publicar estas fotos. não estão com grande qualidade porque tirei-as com um celular já um pouco antigo...

seguem as fotos do que chegou hoje de manhã:

7

ando à procura de uma máquina para um jovem familiar que vai começar a trabalhar na área de reparação de notebooks em casa (talvez também vídeo games posteriormente).

as duas máquinas em que consegui um excelente preço são muito parecidas com estas duas:

*** Você não tem permissão para ver links. Registre-se ou Login

*** Você não tem permissão para ver links. Registre-se ou Login

mas eu nunca usei uma máquina com este tipo de controlos. na oficina não sou eu quem faz bga. quando faço é em casa nos meus estudos e com uma máquina um pouco diferente no controlo por software...

alguém aqui tem alguma delas? será que podem dar a sua opinião? ou mesmo que não tenham, agradeço a contribuição.

também saliento que quero que o jovem evolua gradualmente...


8
Nome do arquivo: MSI MS-7140_REV_20
arquivo enviado: July 30, 2014, 9:28:03 PM

placa desktop MSI MS-7140_REV_20

*** Você não tem permissão para ver links. Registre-se ou Login

9

lembrei-me de postar este link para que, especialmente os mais jovens, possam conhecer alguns aparelhos de alta qualidade representativos de uma certa era da electrónica.
destaco a instrumentação analógica e como o autor do vídeo mantém instrumentos com dezenas de anos de vida num estado irrepreensível, tendo em conta que são usados diariamente por ele - alguns parecem ter saído agora da caixa 8)!

divirtam-se :)



10

Posso estar a dizer uma grande asneira ou então a falar de algo que já foi discutido anteriormente, mas pensei que seria melhor para todos se os autores dos pedidos de ajuda colocassem no post o link para o esquema dentro da própria base de dados do eletronicabr, visto que não são permitidos links exteriores (concordo plenamente).

acho que seria bem mais fácil ajudar e ser ajudado.

por outro lado, se o esquema não estiver na base de dados do fórum, mas o autor do tópico o tiver obtido noutro local qualquer, seria do seu interesse fazer o upload para a base de dados do fórum, o que a enriqueceria gradualmente e pouparia algum trabalho ao vlad.

fica a sugestão,
nasix

11

tenho toneladas de hardware armazenado em caixas da era pentium 4 e já há muito tempo que pensei em usá-lo para construir um cluster em linux, mas nunca o fiz especialmente por falta de tempo...

queria fazer um cluster tipo beowulf em que pudesse aproveitar a capacidade de processamento das máquinas para uma determinada tarefa...

não tenho nenhum objectivo em particular, é apenas uma questão de curiosidade.

alguém já fez algo desse tipo? alguém pode dar-me umas dicas?


12
Notebook's / [Resolvido] tensões da placa
« : 3 anos atrás »
eu tenho visto muitos posts falando de tensões primárias, secundárias e terciárias.

será que alguém pode explicar-me de forma simples e sucinta estes conceitos? não é preciso muita coisa, apenas um norte 8)

a minha intenção não é criticar, nem coisa que se pareça, apenas quero integrar-me. só quero saber a que se referem para eventualmente poder perceber e eventualmente ajudar quando essa nomenclatura surgir em algum tópico...


13
Vídeo Games / PS3-0073E-05
« : 3 anos atrás »
Nome do arquivo: PS3-0073E-05
arquivo enviado: July 4, 2013, 7:02:07 AM

PS3-0073E-05

*** Você não tem permissão para ver links. Registre-se ou Login

14
Vídeo Games / PS3-0013E-02
« : 3 anos atrás »
Nome do arquivo: PS3-0013E-02
arquivo enviado: July 4, 2013, 6:51:33 AM

PS3-0013E-02

*** Você não tem permissão para ver links. Registre-se ou Login

15
Vídeo Games / PS3-0093E-02
« : 3 anos atrás »
Nome do arquivo: PS3-0093E-02
arquivo enviado: July 4, 2013, 6:42:26 AM

PS3-0093E-02

*** Você não tem permissão para ver links. Registre-se ou Login

Páginas: [1] 2
Troca, Venda e Promoes
eletronicabr
Arduino EletrncaBR