CHAT _
EletrônicaBR.com
collapse

Exibir mensagens

Esta seção lhe permite ver todas as mensagens deste membro. Note que você só pode ver as mensagens das áreas às quais você tem acesso.


Mensagens - Alex

Páginas: [1] 2 3 ... 68
1
*** Você não tem permissão para ver links. Registre-se ou Login, já tentou reparar o danificado?

olhe, esse é um clone do victor vc97, que era uns dos multímetros de entrada que eu aconselhava há algum tempo atrás, dentro do preço, mas deixei de o fazer pelo seguinte:

eu dei um a um colega técnico de tvs da velha guarda... mas passado algum tempo de uso, ele deve ter cometido mais ou menos o mesmo tipo de erro que você cometeu (acontece a qualquer um), mas nunca foi homem para admiti-lo (o que é lamentável) - disse que desligou-o e no dia seguinte já não funcionou... treta...

fui tentar repará-lo, mas foi inviável porque a protecção na entrada da placa entrou em curto, causando que o principal ci da placa entrasse em curto também... esse ci é insubstituível... isso tb demonstra a fraca qualidade do circuito de protecção...

eu tenho 2 desses victor vc97 por aqui. se precisar que abra algum para ver qualquer componente, disponha...


2

basicamente seria verificar se as tensões das fontes chaveadas (smps) estão a ser bem filtradas, começando pelas de maior potência. eu não aprendi originariamente em português, pelo que às vezes esqueço-me e uso essas designações, desculpe...

verificar tensões, digamos que é o primeiro nível de análise, a base para tudo o resto. sem isso é difícil avançar... uma avaria como essa pode com sorte ser bem simples de resolver ou então bem cabeluda e exigir muito de nós...

pesquise esses termos que não conhece, assim como "ripple". tente entender o funcionamento dessas fontes chaveadas. passe na área de treinamento e procure aqui também documentos, livros, apostilas que o ajudem a estabelecer uma base sólida de conhecimento que lhe permitam melhorar a sua performance futura na bancada.

abraço


3
não precisa instalar, basta stressar bem a placa lá com o mini xp.

eu acredito que é provável que crashe na mesma, que o problema está na placa... eu começaria por verificar a qualidade das tensões das smps, começando por onde há maior consumo de corrente.

4
*** Você não tem permissão para ver links. Registre-se ou Login, e com o mini xp, se "puxar" pela performance da máquina, não desliga?


5
convinha experimentar uma distribuição de linux, mas não uma das mais leves... convém ser uma com mais exigência de recursos. pode ser mesmo em live cd, ou ter um disco rígido já com isso instalado para testes.

caso a placa não crashe como com windows, tente fazer uns testes que stressem bem a máquina como passar uns vídeos em resolução bastante elevada ou um benchmark, ou um jogo, qualquer coisa desse tipo.

em casos como este é provável que a placa crashe na mesma quando stressada, quer em live cd, quer com disco... mas testes como os que referi podem despistar outras causas, até em casos futuros.

6
*** Você não tem permissão para ver links. Registre-se ou Login, desculpe não ter respondido a tempo, mas sou portuga e há neste momento 4 horas de diferença entre nós, hehe.

bom, felizmente este fórum é uma maravilha e você já recebeu a ajuda de que precisa.

abraço

7
*** Você não tem permissão para ver links. Registre-se ou Login, eu não tenho participado muito no fórum ultimamente por razões pessoais, pelo que é natural que você não tenha lido posts meus e faça esses comentários acerca de mim...

seja como for, eu até entendo que a sua intenção tenha sido boa, mas eu não posso concordar com práticas como a que sugeriu.

então, achei que com a minha experiência concreta, que você supõe que é pouca; o meu conhecimento de placas de notebooks, que você supõe que é pouco; e também de acidentes que você supõe que são impossíveis de acontecer, tinha o dever moral e ético de alertar quem ler os meus posts para possíveis consequências desse tipo de práticas.

aconselho-o a estudar cuidadosamente a pág. 34 do esquema deste notebook. é curioso como é feito o controlo desses mosfet de entrada, entre outros pormenores...

bom, mais uma vez reitero - se houver um único técnico que seja humilde o suficiente para, depois de ler o que escrevi, ponderar e modificar as suas práticas de gambiarras, fico satisfeito com isso.

continuação de bom trabalho para todos.



8
colegas, recentemente descobri um canal do youtube que acho que a grande maioria vai adorar.

eu pelo menos já assisti a todos os vídeos com grande entusiasmo e vou com certeza voltar a fazê-lo. :D

fica o link:

*** Você não tem permissão para ver links. Registre-se ou Login

9

e que tal, por exemplo, adaptar temporariamente no local outro mosfet compatível, mesmo que de encapsulamento diferente?

o que vai dizer ao cliente?

"ah, atenção que há o perigo de a bateria explodir, ou o note pegar fogo, mas visto que você tem urgência, por favor assine aqui este termo de responsabilidade..."

bom, fica o alerta para quem ler este tópico, porque se com o que escrevi, mudar o comportamento de um técnico que seja, valeu a pena.


10
mas de que forma soluções desse tipo podem ser consideradas aceitáveis? eu sei que a intenção é sempre boa, mas é preciso ter cuidado com o que se escreve, até porque muitos vão seguir certos conselhos sem pensar...

desculpem a sinceridade, mas tinha de intervir...

e se amanhã a bateria explode e alguém se magoa? ou se isso acontece durante a noite e o notebook pega fogo ao quarto de uma criança enquanto esta dorme?

deixo apenas o alerta para abandonarmos esse tipo de procedimentos. os circuitos de protecção e as normas de segurança foram concebidas para protecção dos equipamentos mas, essencialmente e acima de tudo, para nossa própria protecção.


11
verifique circuito rtc apenas com a bateria da cmos conectada e poste resultados.

12
pelos vistos o curto ainda está presente, pelo que tem que persistir analisando essa linha...

13
conforme *** Você não tem permissão para ver links. Registre-se ou Login escreveu, pode sim...

e o componente não é um ci.

14

é...  o bios é uma raposa matreira...

15

o gravador de eeprom é um dos melhores investimentos nesta área. ele paga-se num ápice.

Páginas: [1] 2 3 ... 68
Patrocinador

ftec
Patrocinador

global
Arduino EletrncaBR